Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/01/2012 - 10:31

Com novo comando, Mexichem Brasil investirá R$ 114 milhões em 2012

Marca Amanco alcança 92% de conhecimento pelos consumidores brasileiros.

São Paulo- A Mexichem Brasil, detentora das marcas Amanco, Plastubos e Bidim, pretende investir R$ 114 milhões em 2012. O valor inclui aumento na capacidade de produção das fábricas, desenvolvimento de novos produtos, comunicação das marcas comerciais na mídia e nos pontos de venda do varejo da construção e capacitação profissional. A estimativa é de um crescimento em vendas de 8% em 2012.

Esse início de ano também marca a mudança de comando da Mexichem Brasil. Mauricio Harger, que até o fim do ano passado era o diretor Administrativo-Financeiro da empresa, foi designado para ser o vice-presidente Executivo. Ele participou ativamente do desenho e da implementação da estratégia de negócios da empresa, desde o lançamento da marca Amanco no Brasil, em 2006. No cargo desde 1º de janeiro, Harger assumiu o comando em razão da saída de Marise Barroso, que ocupava a presidência da Mexichem Brasil desde julho de 2009. Ela deixou a companhia por decisão pessoal.

Harger dará continuidade à estratégia de negócios da empresa, fundamentada nos pilares de sustentabilidade, marca, inovação, pessoas, serviços e eficiência operacional, mantendo um patamar elevado de investimentos. A Mexichem Brasil, por meio da marca Amanco, dobrou de tamanho e aumentou seu lucro em dez vezes desde 2006.

Também graças a essa estratégia, a Mexichem Brasil, por meio da marca Amanco, mantém-se, pelo quinto ano seguido, entre as 20 Empresas Modelo de Sustentabilidade no Brasil, já formou 45 mil novos instaladores hidráulicos para o mercado de trabalho brasileiro e criou marcas que hoje são totalmente reconhecidas como sinônimo de inovação e qualidade. A Amanco, uma das líderes mundiais e líder absoluta na América Latina em tubos e conexões, já alcançou inclusive 92% de conhecimento estimulado pelos consumidores brasileiros, de acordo com a nova pesquisa de imagem da marca realizada pela Ipsos Public Affairs, multinacional francesa de pesquisa.

Mauricio Harger, de 35 anos, ingressou na Mexichem Brasil (na época, Amanco Brasil) em 2004 e assumiu a direção administrativa-financeira em 2008. Foi responsável financeiro, além de Brasil, pelas operações da Argentina e Chile até o fim de 2010, quando houve a unificação das empresas da Mexichem no Brasil (Amanco, Plastubos e Bidim). Foi eleito o melhor CFO da Mexichem, grupo controlador da Mexichem Brasil, pelo histórico de previsibilidade e cumprimento de plano estratégico de 2007 a 2010. Em 2011 foi CFO para América Latina da Cadeia de Soluções Integrais, respondendo por 13 países.

Crescimento-A Mexichem Brasil, por meio da marca Amanco, dobrou de tamanho e aumentou seu lucro em dez vezes desde 2006, ano em que a marca Amanco foi lançada no País. A previsão é que as vendas líquidas em 2011 totalizem R$ 973 milhões, aumento de 4% em relação a 2010. Este valor representa 39% de toda a Cadeia de Soluções Integrais de todo o Grupo Mexichem, o que revela o papel estratégico da subsidiária brasileira para o desenvolvimento dos negócios da holding. A capacidade produtiva da Mexichem Brasil cresceu 20% nos últimos dois anos.

Segundo Harger, o resultado é significativo considerando que o mercado de saneamento apresentou retração no ano passado. “O crescimento foi puxado pelo segmento predial da marca Amanco, cujas vendas aumentaram 9% em 2011, enquanto a expansão de todo o mercado de material de construção não chegou a 5% no mesmo período”, explica. O segmento predial representa 78% do faturamento da marca Amanco.

Perfil-Em sua trajetória profissional na Mexichem Brasil, Mauricio Harger assumiu diversos desafios frente aos negócios e projetos da empresa, liderando a aquisição da Plastubos, fabricante de tubos e conexões, e da Bidim, líder no mercado nacional de geotêxteis nãotecido, ambas em 2008. Participou desde o início da elaboração do plano estratégico, o que levou a então Amanco Brasil a aumentar, em 5 anos, o Ebitda em seis vezes e a reduzir a relação Dívida/Ebitda de 1,32, em 2008, para 0,21, em 2010, entre outros resultados financeiros significativos.

Com dez anos de experiência administrativa e financeira, Harger desenvolveu sua carreira como líder nessas áreas na própria Mexichem Brasil e nas empresas de consultoria Audit Brasil e ABS Consultoria.

O executivo é formado em engenharia mecatrônica pela PUC de Minas Gerais, em 2000, com MBA em gestão estratégica de negócios pelo ITA-ESPM e Especialização em Finanças Avançadas pelo New York Institute of Finance, em 2010.

A Mexichem Brasil é a subsidiária brasileira do Grupo Mexichem, com atuação nos setores de tubos e conexões e de geotêxteis nãotecido. É detentora das marcas comerciais Amanco, Plastubos e Bidim. Possui cerca de três mil colaboradores e nove unidades fabris: Joinville (SC - duas), Sumaré (SP), Suape (PE), Uberaba (MG), Ribeirão das Neves (MG), Maceió (AL), Anápolis (GO) e São José dos Campos (SP). Sua sede administrativa está localizada em São Paulo, capital.

Toda atuação da Mexichem Brasil é sustentada pelo conceito de triplo resultado: econômico, social e ambiental. Ou seja, toda e qualquer ação/produto desenvolvido pela marca deve apresentar vantagens econômicas, oferecer benefícios para a sociedade e primar pela preservação e pela sustentabilidade do meio ambiente. Por isso conta com programas de ecoeficiência em todas as suas unidades fabris, o que colocou a empresa, por meio da marca Amanco, entre as 21 empresas brasileiras modelo em responsabilidade social corporativa por cinco anos consecutivos (2007, 2008, 2009, 2010 e 2011) pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

A Mexichem é uma empresa líder na indústria química e petroquímica latino-americana, com mais de 50 anos de trajetória na região e 30 anos na Bolsa de Valores do México. Sua produção é comercializada em todo o mundo, com vendas que superam os US$ 3 bilhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira