Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2007 - 07:57

Altran desenvolve radar portátil que “enxerga” através de paredes

Tecnologia do prism 200 permite aplicações táticas, investigativas e emergenciais para a localização de pessoas em ambientes fechados.

A Altran – líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, que fatura cerca de US$ 2 bilhões ao ano – acaba de anuncuiar no Brasil o prism 200, um radar portátil desenvolvido pela Cambridge Consultants, empresa do grupo Altran que desenvolve tecnologias inovadoras com soluções práticas para as mais diversas aplicações táticas e emergenciais.

Altamente valioso em situações de seqüestros e operações especiais, o prism 200 é capaz de trabalhar à distância de até 20 metros. Dessa forma, usuários como polícias, bombeiros e forças militares podem ter informações para guiar a definição de estratégias, tais como: localizar pessoas trancadas em cômodos, no caso de seqüestros; descobrir as atividades dentro de um edifício, caso necessite invadir o local; encontrar sobreviventes de incêndios para capturá-las sem arriscar a equipe de salvamento; e vigiar a rotina de uma quadrilha para localizar alvos, entre inúmeras outras aplicações.

O prism 200 pode monitorar diversas pessoas em movimento, mesmo em ambientes complexos, como escritórios com superfícies angulares ou com barreiras de metal – que podem criar efeito espelho em um radar convencional. “O software utilizado no radar foi projetado para distinguir as pessoas dos reflexos e fornece informações vitais que ajudam a observar a situação real dentro de um edifício e a determinar o melhor momento para uma entrada tática, por exemplo”, explica Patrick Dauga, presidente da Altran no Brasil.

O produto surgiu a partir de um protótipo criado em 2005, já demonstrado em diversos países. A aprovação de órgãos polícias, forças especiais e serviços de emergência ajudou a companhia a desenvolver um modelo comercial e a receber diversas encomendas, antes mesmo do lançamento.

O equipamento conta com uma tela que indica claramente a posição de cada objeto, permitindo segui-los enquanto se movem e acompanhar o comportamento a partir das formas do ambiente. Os usuários podem escolher acompanhar as informações de forma plana, com elevação lateral, pela observação em 3D ou das três formas, simultaneamente. Ao usar o recurso 3D, o ponto de vista do usuário também pode ser girado, característica que usada para analisar onde um objeto poderia estar ou aparecer, por exemplo.

Com recursos para a otimização de esquemas de cores, o prism 200 pode ser utilizado com iluminação natural diurna ou noturna. Ao tocar apenas uma tecla, este radar pode ser colocado em uso imediato e registrar os resultados em cores, com resolução de 640 x 480 pixels, em apenas dois segundos.

A ergonomia foi um foco chave do processo do desenvolvimento do prism 200. O equipamento mede apenas 21 x 30 x 45 centímetros, pesa só 5.4 kg e inclui uma bateria do lítio-íon, com autonomia de até três horas em uso contínuo. Ou seja, o prism 200 pode ser carregado facilmente por qualquer pessoa e permite a fácil utilização por destros e canhotos.

Fundada em 1982 na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. A Altran emprega mais de 17 mil colaboradores e mantém operações em mais de 20 países: Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), China, Coréia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela. Ao todo, a companhia reúne 180 subsidiárias.

Em 2006, o grupo faturou cerca de US$ 2 bilhões. Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synetics, SEGIME.

A empresa está presente no Brasil desde 1999, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sob o comando de Patrick Dauga, executivo francês com mais de 20 anos de experiência na América Latina, Ásia, Europa e EUA. A Altran do Brasil atua em quatro áreas: consultoria em Inovação e Engenharia (Altran Technologies e Altran TCBR); Consultoria em TI (Altran CIS), Conselho Estratégico (Arthur D.Little) e Comunicação (TDA Comunicação).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira