Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2012 - 08:37

Potencial de exploração mineral de rochas do Atlântico Sul podem tornar região próxima do Rio a Serra Pelada do mar

Rio de Janeiro – Para localizar recursos minerais e ambientais no mar, pela primeira vez, o Serviço Geológico Brasileiro está pesquisando rochas oceânicas em águas internacionais. Depois de passar 35 dias na 6ª Expedição à Elevação do Rio Grande, especialistas da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais avaliam que a área pode ser a "Serra Pelada do mar".

A informação é do chefe da Divisão de Geologia Marinha e coordenador técnico do projeto Elevação do Rio Grande, Kaiser Gonçalves Costa, que desembarcou no dia 18 de janeiro (quarta-feira),, no Rio. Segundo ele, estudos no local detectaram minerais como cobalto, cobre, níquel, além de nióbio e tantálio, usados na fabricação de aparelhos eletroeletrônicos como chips e condutores para telefones.

“Encontramos na Elevação do Rio Grande evidências de recursos minerais que podem ter valor econômico e estão em análise ainda. Mas essa área pode realmente vir a constituir, no futuro, até uma futura Serra Pelada no mar”, declarou Costa em entrevista à NBR, da EBC Serviços.

A Elevação do Rio Grande é uma grande montanha no fundo do Atlântico Sul, na altura do estado do Rio. A cerca de 1,5 mil quilômetros da costa brasileira, a elevação vem sendo estudada pelos geólogos do Serviço Geológico desde 2010. O orçamento para o projeto é de R$ 18 milhões até o final deste ano. O montante corresponde a 30% dos R$ 52 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para pesquisas geológicas marinhas.

Segundo o Serviço Geológico Brasileiro, desde a década de 60, vários países como a França, Alemanha e Coreia exploram áreas em águas internacionais. Elas são consideradas patrimônio da humanidade pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar..|.ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira