Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2012 - 08:37

Primeira Caminhada 'Pare a Dor' de 2012

A primeira 'Caminhada Pare a Dor" de 2012 acontece no dia 19 de janeiro (quinta-feira), às 8h30, no Parque do Ibirapuera. A ação que em 2011, atingiu diretamente mais de 400 pessoas, esse ano apresenta uma novidade: as Caminhadas serão realizadas todas as quintas-feiras e também aos sábados.

O projeto, encabeçado pela SBED - Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor, com apoio da Zodiac, tem como objetivo fazer com que as pessoas que sofrem com a dor crônica pratiquem atividades físicas, proporcionando a melhora da respiração, força, flexibilidade, conscientização da postura adequada, além de auxiliar na reintegração profissional e social dos pacientes.

Em 2011 foi detectado, entre os participantes da Caminhada Pare a Dor, que 69% é do sexo feminino, com idade entre 44 a 64 anos. A dor de maior incidência nessa população é a lombar, com durabilidade de mais de seis anos e de intensidade moderada.

'Esse resultado preliminar demonstra que a dor é um problema de saúde pública no Brasil. E que muitas vezes faz com que as pessoas se isolem e fiquem imóveis com receio de aumentar mais esse sofrimento, no entanto, estudos mostram o benefício da prática de atividade física no organismo das pessoas, com resultados muito positivos', declara Dra. Fabiola Minson, diretora da SBED e membro do Grupo de Dor e Cuidados Paliativos do HIAE, do Hospital Israelita Albert Einstein/SP.

Dessa forma, as Caminhadas semanais sensibilizam as pessoas que sentem dor, as encorajando a praticar alguma atividade física, estimulando assim a liberação de substâncias no organismos que podem proporcionar prazer e satisfação, minimizando a sua dor e sofrimento. "A realização de uma atividade física regular libera beta endorfinas, promove bem estar e melhora as dores crônicas", completa Dra Fabiola.

A 'Caminhada Pare a Dor' conta com a supervisão, apoio e acompanhamento de um personal trainer e fisioterapeuta. O evento é aberto ao público em geral. Para participar, basta chegar ao local, no Portão 7 do Parque Ibirapuera e se juntar aos participantes. A caminhada tem aproximadamente quatro quilômetros, seguida de alongamento.

O que é a dor -Segundo a Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), a dor se caracteriza como "experiência sensorial e emocional desagradável associada a um dano real ou potencial dos tecidos, ou descrita em termos de tal dano. A dor sempre é subjetiva e cada indivíduo aprende a utilizar este termo por meio de suas experiências".

A dor é um sintoma e uma das causas mais frequentes da procura por auxílio médico. Para conhecer o impacto da dor no estado do paciente, criaram-se formas de mensurá-la, com medidas das mais simples às mais complexas. As mais simples consistem em fazer a avaliação por meio de uma escala numérica de 0 a 10 o grau da dor.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 30% da população mundial sofre com dor crônica. No Brasil, esse número chega a quase 60 milhões de pessoas. Desse total, cerca de 50% já apresentam algum tipo de comprometimento de suas atividades rotineiras, o que afeta consideravelmente a qualidade de vida desses indivíduos.

.[Caminhada Pare a Dor - SBED e Zodiac, dia 19 de Janeiro (quinta-feira), às 8h30,Parque Ibirapuera - São Paulo - Portão 7, acesso pela Avenida República do Libano. |www.pareador.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira