Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2012 - 08:37

Manchas na pele: como evitar e tratar

Médica Dermatologista atenta para a prevenção e explica quais são os tratamentos mais seguros.

Nesta época do ano, a pele fica mais exposta devido ao calor e ao aumento dos raios ultra violeta, situação que pode complicar para o aparecimento de manchas. Elas podem aparecer em qualquer idade e apresentar diferentes tonalidades e apesar de não necessariamente representarem problemas, devem ser sempre checadas por um dermatologista.

Valéria Campos, médica especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Americana de Laser em Medicina e Cirurgia, explica que as causas do surgimento de manchas são variadas, como alterações na produção de melanina (pigmento da pele), infecções (micoses, vírus), distúrbios hormonais (melasmas), alterações vasculares, tumores, exposição ao sol ou marcas secundárias a inflamação local (acne). “A mais comum é a melanose solar, também chamada de sardas nos adolescentes ou mancha senil e está relacionado a exposição solar”, esclarece.

Para evitar o problema, o ideal é a prevenção com o uso de proteção solar nas áreas continuamente expostas. “Não se trata apenas de se cuidar contra o sol da praia ou piscina, mas também do sol do dia a dia, inclusive o sol que passa pela janela do carro e de casa e vai gradativamente danificando as células que, no futuro, vão sofrer alterações e dar origem às manchas”, reitera.

Quando uma mancha de pele é perigosa? É preciso prestar atenção quando uma mancha, principalmente as chamadas pintas, começam a apresentar variações de coloração, tamanho, bordas ou assimetria. “Essas mudanças apontam sinais de perigo, por isso procure um médico se surgir várias cores em uma pinta, ou se ela mudar a forma, começar a crescer ou diminuir”, pondera a doutora.

Como se livrar delas? Segundo Valéria Campos, a Hidroquinona ainda é o produto mais prescrito por ser o mais eficiente e barato. Ele inibe a ação da Tirosinase, uma enzima relacionada à produção de melanina. “Mas deve ser utilizada com cautela porque em altas concentrações pode piorar a mancha, irritar a pele e até causar manchinhas brancas dentro da mancha.” Quem não quiser se arriscar, pode optar pela Idebenona, que tem efeito clareador menos potente, mas é mais segura, embora também possa causar irritação.

Há outras alternativas, entre elas se destacam o Complexo Lumiwhite, Ácido Kójico, Diacetil Boldina e Lipoaminoácidos, que agem bloqueando a Tirosinase, enzima que estimula a produção de melanina . “Esse complexo é bom, seguro e é liberado para o uso em gestantes, vantagem raríssima no mundo dos cremes clareadores, uma excelente opção para ser introduzida dentro do filtro solar”, destaca a dermatologista.

Entre os tipos de tratamentos estão a cauterização química, a criocirurgia, a dermoabrasão, os peelings químicos, a luz intensa pulsada e laser. “Os resultados costumam ser bons, desde que a técnica seja empregada de forma adequada; no entanto, o exagero na aplicação pode deixar manchas claras ou até mesmo cicatrizes residuais”, explica Valéria. Por isso o profissional indicado para estes tratamentos deve ser o médico dermatologista.

Clareadores podem ajudar? Valéria conta que os clareadores podem auxiliar a diminuir as manchas. apenas O produto apenas deve ser prescrito por um dermatologista e pode ser usado antes do filtro solar, ou mesmo dentro do filtro. “ A vitamina C, por exemplo, é excelente, pois ajuda indiretamente na foto proteção, para facilitar, alguns filtros já apresentam na sua composição produtos clareadores, como é o caso do Complexo Lumiwhite”.

Perfil da doutora Valéria Campos-Valéria Campos finalizou sua Residência em Dermatologia na UNESP de Botucatu em 1995 e anos mais tarde concluiu Mestrado na Faculdade de Medicina da USP. Depois de uma extensa experiência no exterior como Médica Estagiária do Departamento de Dermatologia da Boston University e Research Fellow em Dermatologia e Laser pela Harvard Medical School voltou para se dedicar a Clínica Valéria Campos, localizada em Jundiaí, interior de São Paulo. Atualmente a doutora é referência no Brasil em tratamentos a laser. | Blog: www.clinicavaleriacampos.wordpress.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira