Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/01/2012 - 09:23

Ministro britânico promete compromisso de longo prazo do Reino Unido com o Brasil


Em sua primeira visita para à América Latina como Ministro de Relações Exteriores, William Hague destaca amizade entre os países.

O Governo do Reino Unido valoriza sua amizade com o Brasil e está determinado a desenvolvê-la ainda mais. Esta foi a mensagem do Ministro de Relações Exteriores britânico William Hague logo no início de sua primeira visita oficial à América Latina hoje.

Como importante atores no cenário internacional em questões tais como crime organizado e combate ao terrorismo, o Reino Unido e o Brasil frequentemente trabalham juntos nos desafios enfrentados por ambos.

É neste espírito e por esta razão que o Reino Unido apoia a aspiração brasileira por um assento permanente em um Conselho de Segurança reformado, como um forte parceiro global na manutenção da paz e segurança internacional.

William Hague disse: “A parceria entre o Reino Unido e o Brasil é fundamentada em uma excelente cooperação na educação, negócios, mudanças climáticas, cultura e muito mais. Nós prometemos, no ano passado, ampliar nosso relacionamento com o Brasil e colocamos em prática, com mais visitas de alto nível, um novo Consulado Geral em Recife e novas parcerias sendo forjadas.

Em 2012 nós iremos compartilhar o cenário internacional, com a conferência de mudança climática Rio +20, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres e a passagem da tocha para o Brasil em setembro. Estou feliz que minha primeira visita oficial aconteça em um momento como esse.

O fato de que estamos aumentando os nossos recursos aqui no momento em que o gasto como um todo é reduzido demonstra o valor que atribuímos ao nosso relacionamento com o Brasil e, também, com a região como um todo. Estamos determinados a ver esse comprometimento continuar nos meses e anos por vir.”

Em Brasília, Hague irá se encontrar com o ministro de Relações Exteriores brasileiro Antonio Patriota e com o ministro da Defesa Celso Amorim para discutir a cooperação com o Brasil em uma variedade de áreas, da preparação Olímpica ao desenvolvimento de projetos da África. O Reino Unido e o Brasil já trabalham de forma bem próxima, como pode ser exemplificado na busca por um acordo ambicioso na conferência climática de Durban, no âmbito do G20 no combate à crise econômica global, e nos últimos dois anos no que se refere à Primavera Árabe e outros desafios no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Em maio de 2011, o Governo Britânico se comprometeu com um maior número de pessoal atuando na linha de frente no Brasil, para cobrir áreas tão diversas quanto comércio, ciência e laços culturais. Em novembro o ministro adjunto de Relações Exteriores Jeremy Browne abriu um novo Consulado Geral em Recife, na região Nordeste, uma das que mais cresce no país.

Em sua visita ao país, o ministro britânico se encontrará também com representantes de empresas britânicas e ouvirá mais sobre as oportunidades de investimento. O Brasil é um enorme e dinâmico mercado que já busca pela experiência britânica para ajudar em seu próximo estágio de desenvolvimento. No momento, o Reino Unido tem como objetivo dobrar suas exportações até 2015 e, apesar de ambicioso, já está bem encaminhado para ser atingido.

Estreitar relações com os poderes emergentes, particularmente o Brasil, é uma prioridade política para o Governo do Reino Unido. Isso é essencial para a prosperidade e segurança britânica quando o equilíbrio de poderes no mundo muda.

Enquanto o Brasil se desenvolve, as oportunidade para cooperação crescem, e muitas das qualidades do Reino Unido atendem as demandas do Brasil, por exemplo em educação, ciência e inovação, indústrias criativas e serviços financeiros. Durante o ano de 2012, o Reino Unido buscará trabalhar nesses pontos em benefício de ambos os países. [http://ukinbrazil.fco.gov.uk].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira