Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2012 - 10:26

Brasileiro deve gastar em média R$ 670 com vestuário em 2012

De acordo com o Pyxis Consumo, ferramenta de potencial de mercado do IBOPE Inteligência, o varejo de vestuário deve movimentar R$ 109 bilhões neste ano.

São Paulo – No dia em que tem início a mais importante semana de moda da América Latina, a São Paulo Fashion Week, estimativas do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência, apontam que cada brasileiro deve gastar neste ano, em média, R$ 670 com vestuário. O valor é superior ao estimado em 2011, quando a média nacional foi de R$ 583.

De acordo com o estudo, a região Sul é a que possui maior expectativa per capita, com R$ 791, seguida da região Centro-Oeste, com R$ 740, e da região Sudeste, com R$ 729.

Potencial de consumo por classe-Assim como em 2011, a classe B deverá ser responsável pela maior parcela deste consumo, com 42% do potencial, seguida pela classe C, com 38%. Em reais, essas duas classes somarão R$ 88 bilhões, de um total de R$ 109 bilhões estimados para o ano, 15,7% superior aos R$ 76 bilhões de 2011. A classe A deverá representar 12%, com potencial de consumo de R$ 13 bilhões, pouco acima dos R$ 12 bilhões do ano passado. As classes D e E compõem o menor grupo de consumo para varejo de moda. O volume deste grupo em 2012 deverá ficar em torno de 6%, atingindo R$ 7 bilhões, pequena variação sobre os R$ 6,6 bilhões do ano anterior.

Potencial de consumo por região/classe-Na análise de poder de consumo por região/classe social, o Sudeste deverá concentrar o maior potencial em todas as classes. Assim como na análise geral, o destaque fica para a classe B, com R$ 26 bilhões, seguida pela classe C, com R$ 19 bilhões. Os índices mais baixos serão notados na região Norte, onde a soma de todas as classes deverá atingir apenas R$ 7 bilhões.

Perfil-O Pyxis Consumo é uma base de dados que apresenta o potencial de consumo (demanda) por família ou grupo de produtos de todos os municípios brasileiros. Esta base permite ao usuário identificar diferenças entre os 21 setores disponibilizados, as quatro classes socioeconômicas (A, B, C, D/E) e os 50 grupos de produtos.

Perfil-O Ibope Inteligência é uma organização do Grupo IBOPE que contribui para seus clientes terem conhecimento e compreensão adequados da sociedade e dos mercados onde atuam, auxiliando na tomada de decisões táticas e na elaboração de estratégias no planejamento de negócios. Seu diferencial está baseado em uma equipe multidisciplinar integrada, profissionais altamente qualificados e especialistas no conhecimento do cidadão e do consumidor. [Twitter: @grupoibope].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira