Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2012 - 11:07

Ultradesafio em 2012


Ultramaratonista Rafael Zobaran participa de 20 a 22 de janeiro da prova mais difícil do Brasil, a BR-135, na Serra da Mantiqueira.

O ultramaratonista Rafael Zobaran participa de 20 a 22 de janeiro da prova de longa duração considerada a mais difícil do gênero no país, a Brazil 135, na Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. Inspirada na Badwater, realizada no Vale da Morte, na Califórnia, esta ultramaratona é um legítimo Everest das corridas, já que conta com 9.400 metros de desnível acumulado ao longo de seus 217 quilômetros. Não é à toa que a BR-135 tem status de prova internacional, com inúmeros pré-requisitos impostos aos atletas, provenientes de todo o mundo.

Para Rafael, que tem até 60 horas para completar o percurso, os aclives e declives só aumentam a motivação em torno da corrida. “Acho que meu maior desafio será evitar a desorientação mental, que chega a ser comum em provas assim, em especial porque só vou contar com uma equipe de apoio a cada 30 km”, avalia o atleta, que é treinado por Vanderlei Carlos Severiano, mais conhecido como "Branca" e respeitado por títulos como o recorde da Volta à Ilha em 2001 e a vítória no X-Terra, em 2009.

"A assessoria do Branca já melhorou o meu desempenho, e isso me deixa ainda mais confiante. Sei que vários fatores interferem na performance em uma corrida de longa distância, como as condições climáticas, o terreno irregular e até mesmo o risco de se perder no caminho, principalmente à noite, mas farei o possível para impôr meu ritmo”, anuncia Rafael, ciente do desgaste e das intempéries envolvidos em uma prova como esta, tanto que a organização exige que os atletas utilizem lanterna na cabeça e carreguem um apito, como equipamentos obrigatórios de segurança.

Além da BR-135, o ano promete grandes desafios para o superatleta, que incluiu em seu calendário de 2012 o UltraDesafio 50 Milhas, em Campinas, a Travessia Bertioga Maresias, no litoral paulista, a Ultramaratona dos Anjos, em Minas Gerais, e a concorrida Spartathlon, uma prova na Grécia com 248 km de percurso. Nada mal para quem começou a correr há oito anos em condições completamente desfavoráveis a qualquer vitória.

Naquela época, o gerente de Marketing e TI pouco sabia de sprints e limiar aeróbio. Mas ainda assim vislumbrou a corrida como um antídoto para os danos físicos e mentais acumulados pelo diagnóstico de um câncer na juventude. Começou então a caminhar, a correr devagar, e quando viu já estava participando de provas de rua. As mudanças bruscas e a revolução que o esporte impôs a seu corpo, mente e espírito passaram a render ao atleta mais do que medalhas e troféus. Ao “organizar” sua experiência, Rafael conseguiu transformar a própria trajetória em tema de palestra.

A grande repercussão entre o público levou o atleta a apresentar a palestra “Ultramaratona: Uma Lição de Vida” em várias capitais, como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A corrida e os treinamentos, no entanto, são meros coadjuvantes nesta abordagem, onde Rafael prioriza lições de motivação e superação que vêm comovendo vestibulandos, executivos e, claro, corredores. “As pessoas, de modo geral, fazem de tudo para evitar a dor e o sofrimento, seja ele físico ou mental. Para mim, não é assim. Meu prazer é justamente enfrentá-los, concentrado na minha capacidade de vencê-los”, ensina o atleta que acaba de renovar seu contrato de patrocínio com a empresa de promoção da saúde TopMed.

“A TopMed assumiu uma enorme responsabilidade quando entrou no mercado da saúde disposta a quebrar paradigmas e desenvolver um trabalho inovador, com foco na prevenção de doenças. Por isso, mais do que me sentir orgulhoso por ter o suporte de uma empresa que acredita na qualidade de vida como mola propulsora para uma longevidade saudável, me sinto responsável em propagar os valores e conceitos do meu patrocinador, para que mais e mais pessoas passem a adquirir bons hábitos de vida”, conclui Rafael, que treina seis dias por semana e complementa a corrida com sessões de spinning e musculação. [www.ultrazobaran.com ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira