Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2012 - 11:19

Comércio capixaba cresce acima da média nacional

Vitória (ES)- Das oito atividades comerciais analisadas no Espírito Santo, o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve a maior contribuição à taxa geral do comércio varejista capixaba, com 26,8%.

O volume de vendas no comércio varejista do Espírito Santo em novembro apresentou uma expansão de 7,8% ano de 2011 em relação ao acumulado de 2010, segundo números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE divulgados nesta semana. Crescimento maior do que o brasileiro, que apresentou taxa de 7% no volume de vendas.

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), José Lino Sepulcri, que avaliou os dados da pesquisa, os indicadores apontaram um ritmo mais moderado das vendas reais do comércio varejista capixaba no fim do ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

“Esse ritmo tende novamente a ganhar força a partir do segundo trimestre de 2012, onde os efeitos da queda dos juros e da retirada das medidas de restrição ao crédito devem impactar positivamente sobre o consumo das famílias”, comenta José Lino.

Segundo o IBGE, das oito atividades comerciais analisadas no Espírito Santo, o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria teve a maior contribuição à taxa geral do comércio varejista capixaba. Com expansão da ordem de 26,8% no acumulado de janeiro a novembro, sobre igual período de 2010, e de 26,5% no acumulado de 12 meses.

Para o presidente da Fecomércio, a atividade continua mantendo um ritmo de crescimento acima da média, o que pode ser justificado tanto pelo crescimento da massa real de salário como pelo caráter de uso essencial de seus produtos.

Com exceção a Combustíveis e lubrificantes (2,0%), todos os outros grupos que compõem o índice registraram variação acima da média nacional, mas todas as atividades pesquisadas pelo IBGE foram positivas em novembro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira