Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2012 - 11:19

Caravana Cultural invade Guapimirim

Projeto para produzir o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e com patrocínio da Petrobras, reinicia passagem pela Baixada Fluminense, região serrana e sul do estado do Rio. Quando estiver concluído, o mapa será disponibilizado em várias mídias da internet, com roteiros e informações sobre as características culturais de todos os municípios do Estado.

As diversas e ricas manifestações culturais da Baixada Fluminense vão compor o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’, que estará sendo produzido durante os próximos meses e será disponibilizado na web em meados de 2012. A partir deste domingo, 22 de janeiro, a caravana com equipe que reúne repórter, fotógrafo e cinegrafista percorrerá o municípios de Guapimirim. Em seguida, passará pela região serrana e sul do estado do Rio para traçar um levantamento dos espaços culturais, calendário fixo da cultura local e principais destaques dos patrimônios material, imaterial e natural de cada um dos municípios da região. Realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio, com o patrocínio da Petrobras, o ‘Mapa de Cultura do Rio de Janeiro’ reunirá as características culturais de todos os municípios do Estado, desde a Festa do Divino em Paraty e tradição finlandesa de Itatiaia às serestas de Conservatória e ao Boi Pintadinho, de Campos.

O Mapa, que terá recursos de georreferenciamento, vai oferecer um mergulho na cultura do Rio. “Traçar o Mapa de Cultura do Rio de Janeiro é uma prioridade, um dos nossos projetos mais importantes e necessários”, diz a Secretária de Estado de Cultura, Adriana Rattes. “Ele nos ajudará a conhecer mais a fundo o tecido que forma a cultura do nosso estado, fará uma radiografia do que realmente são nossos 92 municípios”.

"Mapear a Cultura fluminense - e construir uma ampla base de dados sobre as suas manifestações, espaços e potenciais - é uma ação de extrema importância para se conhecer em detalhes o tamanho e a diversidade do patrimônio do estado. Ajudará, também, na tarefa de pensar as políticas públicas para o setor. Para a Petrobras, patrocinar esse projeto representa não somente reconhecer o seu mérito, mas dar um importante retorno ao estado que, há tantos anos, sedia e acolhe a empresa", diz Eliane Costa, gerente de patrocínios da Petrobras.

O Mapa de Cultura será como uma bússola para estudantes, turistas, produtores culturais e interessados em cultura em geral, que poderá conduzi-los aos Quilombos do Vale do Paraíba ou à Festa do Cascudo em Itaperuna. Um guia para dançar o Mineiro Pau ou jongar em Pinheiral. Trará ainda um registro de manifestações ligadas à cultura digital e indicará os principais festivais de cultura do Estado, como o Festival de Jazz de Rio das Ostras ou o festival de música do Vale do Café, entre tantos outros.

O projeto vai mostrar, através do portal Cultura.rj [www.cultura.rj.gov.br], da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, uma ampla pesquisa sobre o que os 92 municípios fluminenses produzem em áreas como música, teatro, artes visuais, arquitetura, gastronomia, dança, entre outras. Pé na estrada

O mapeamento cultural do Estado vai percorrer todo o território para retratar e divulgar as riquezas e diversidades da cultura produzida no interior do estado do Rio. O projeto, realizado com patrocínio da Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Lei do ICMS), será produzido pela Diadorim Ideias & Comunicação e disponibilizará textos, fotos e vídeos para o grande público, num esforço de catalogação inédito. Email: [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira