Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2012 - 11:38

Fluido para freios TRW recebe certificação do Inmetro


Líder global em sistemas integrados de segurança automotiva, a TRW é uma das primeiras empresas a receber a certificação do Inmetro para o fluido para freios; e apresenta os novos rótulos das embalagens do DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1 já com o selo impresso.

São Paulo – A TRW, líder global em sistemas integrados de segurança automotiva, acaba de receber a certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para o fluido para freios e apresenta os novos rótulos das embalagens do DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1 já com o selo impresso. A empresa é uma das primeiras a cumprir a portaria número 078 do Inmetro, de 3 de fevereiro do ano passado, que estabelece os requisitos de avaliação da conformidade para líquidos para freios hidráulicos para veículos automotores, e torna obrigatório, até o final de 2012, o selo do Inmetro nas embalagens. “Novamente, a TRW sai na frente. A aprovação do Inmetro só vem corroborar o compromisso da companhia de sempre oferecer ao mercado produtos com tecnologia e qualidade que garantam performance e segurança a motoristas e passageiros”, diz Alberto Rufini, diretor de Aftermarket e Marketing da TRW. O Fluido para Freios TRW Varga é líder de mercado há mais de 10 anos e é a marca mais lembrada pelo aplicador desde 2005, segundo a pesquisa Marcas Preferidas, realizada pela Central de Inteligência Automotiva (Cinau) e divulgada pelo jornal Oficina Brasil.

“Mostrar o selo na embalagem é um sinal de respeito ao consumidor e de uma ação que irá contribuir para a segurança no trânsito, já que freios não constituem uma única peça mas um sistema completo que é fundamental para a segurança do veículo”, comenta Fernanda Giacon, coordenadora de marketing da TRW. O selo foi desenvolvido pelo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro com atuação exclusiva no setor automotivo, certificando empresas e produtos para a cadeia produtiva e de reposição. Com o selo, o aplicador tem uma garantia a mais sobre a qualidade do produto que está usando.

A importância da troca do fluido para freios no momento certo -A TRW apoia oficialmente a campanha Manutenção Preventiva, para as iniciativas 100% Carro e 100% Caminhão do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, e incentiva que proprietários façam revisões em seus veículos regularmente. A recomendação é de que o fluido para freios seja trocado a cada 12 meses ou a cada serviço feito, numa rotina a ser adotada da mesma maneira que é feita a troca do óleo do motor. Não é indicado completar apenas o que falta. Saiba como funciona o sistema de freios e por que a troca do fluido é vital.

1. O fluido para freios é uma substância complexa, cujas propriedades têm de satisfazer muitas exigências. Ele deve variar de modo limitado numa vasta gama de condições de trabalho e durante um prolongado período de tempo. Quando novo, o fluido não contém água, tem ponto de ebulição elevado e é estável química e fisicamente.

2. O calor gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco de freio no momento da frenagem é transferido para o fluido, que se vai acumulando no decorrer das frenagens. Por suas propriedades higroscópicas, o fluido para freios, à base de glicol, absorve a umidade existente no ar, evitando a ação prejudicial da água. Ao longo do tempo, porém, a composição química do fluido pode se alterar e o ponto de ebulição pode se reduzir. Apenas 1% de água por volume pode reduzir o ponto de ebulição em 50o C. O excesso de água no sistema diminui o ponto de ebulição, fator que, associado à formação de gases no circuito provoca a perda de pressão hidráulica. Ou seja, nessa condição, a vaporização da água afeta a compressibilidade do freio. O resultado é que o pedal baixa e há risco de acidentes devido à ineficiência dos freios.

3. Segundo especificações técnicas, os vários tipos de fluido para freios têm graus determinados para o ponto de ebulição. São os seguintes: DOT 3, até 230o; DOT 4, até 245o; e DOT 5, acima de 240o. A principal diferença entre eles, além da coloração, é o ponto de ebulição. A linha de fluido para freios desenvolvida pela TRW excede a especificação DOT internacional.

4. Para a segurança automotiva, o fluido para freios deve satisfazer todos os requisitos das especificações técnicas nacionais e internacionais, que atestam a qualidade. “Pense Segurança. Pense TRW”

TRW Automotive-Com faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2010, a TRW Automotive é uma das empresas líderes do segmento de fornecedores do setor automotivo no Brasil. Está presente na maioria dos veículos brasileiros e participa do desenvolvimento de avançados projetos da indústria automobilística. Com matriz em Limeira (SP), a TRW emprega cerca de 4.200 pessoas em seis unidades industriais e duas joint ventures. A companhia fornece para os mercados das montadoras, de reposição e de exportação uma linha completa de produtos que inclui sistemas de freio, direção e suspensão, ABS, cintos de segurança, volantes de direção, airbags, válvulas de motores, componentes eletrônicos, sistemas de fixação, módulos de suspensão dianteira e traseira, e serviços e peças de reposição. Telefone 0800-111100. [www.trw.com.br].

TRW Inc.-Com vendas de US$ 14,4 bilhões e crescimento de 24% em 2010, a TRW Automotive Holdings Corp. está entre os principais fornecedores mundiais da indústria automobilística. A companhia tem sede em Livonia, Michigan (EUA) e, por meio de suas subsidiárias, emprega mais de 60 mil pessoas em 26 países. [www.trw.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira