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21/01/2012 - 09:22

Celtins investiu mais de 155 milhões no Tocantins em 2011

A Cia. de Energia Elétrica do Estado do Tocantins – Celtins – investiu somente em 2011 mais de 155 milhões em obras de melhoria do sistema elétrico e sustentabilidade no Estado do Tocantins. Como reflexo, os indicadores da qualidade do fornecimento e serviço prestado apresentaram melhorias beneficiando diretamente os mais de 470 mil consumidores da empresa. Além disso, os investimentos em ações socioambientais contemplaram diversos projetos relacionados ao desenvolvimento regional (geração de renda), educação, esporte e meio ambiente.

Foram 8.307 quilômetros de linhas e 85 quilômetros de redes construídas; 8.516 transformadores instalados; duas subestações construídas e 15 ampliadas; abertura de 128 agências/postos de atendimento contemplando os 139 municípios da área de concessão; entrada em operação do serviço SMS Celtins, mais um canal para agilizar o atendimento aos consumidores; ligação de 14.235 clientes pelo Programa Luz Para Todos, instalação de equipamentos para a melhoria do desempenho do sistema elétrico, entre outros investimentos no sistema. Já em sustentabilidade, a empresa investiu mais de 443 mil em projetos. Destes, R$ 289.900,00 foram destinados a projetos que favorecem o Desenvolvimento Regional, R$ 71.800,00 em Esporte e R$ 82.080,00 em Educação. O foco em 2011 foi o Desenvolvimento Regional com geração de emprego, renda e negócios e que consequentemente atende o objetivo da Política de Sustentabilidade da Rede Energia, que é contribuir para o desenvolvimento da área de concessão.

Novas tecnologias (Implantação do SMS Celtins e Leitura e Impressão imediata) -A Celtins investiu também em novas tecnologias para melhorar o atendimento e a comunicação do consumidor com a empresa, são os serviços de Leitura e Impressão Imediata de Faturas e o SMS Celtins.

Desde julho as contas de energia da Celtins são entregues aos consumidores imediatamente após a leitura do consumo. Os leituristas trabalham com dois equipamentos: um que faz a leitura e outro que imprime a fatura. Com este novo serviço a empresa proporcionou mais qualidade no atendimento e mais prazo para o cliente programar o pagamento de sua conta de luz, uma vez que ela é entregue mais cedo

Outra inovação, o SMS Celtins, é um serviço via mensagem de celular. Enviando mensagem para o número 27382 os clientes podem tirar dúvida e/ou fazer reclamações, a resposta da Celtins é imediata. A mensagem é gratuita, atende todas as operadoras de telefonia móvel do Tocantins e o serviço pode ser utilizado 24 horas por dia.

Para saber mais sobre a conta de luz, pedir religação ou religação de urgência: .Luz/espaço/número da unidade consumidora para falta de energia |.conta/espaço/número da unidade consumidora para saber se há débitos e obter código de barras |.Religa/espaço/UC para religação |.Religaurgente/espaço/UC para religação de urgência.

Melhoria dos indicadores-Com as melhorias feitas no sistema elétrico em 2011, os indicadores de continuidade (índices que medem o tempo e quantidade de vezes que uma unidade consumidora ficou sem energia) apresentaram quedas representativas em relação a 2010. O DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Conjunto de Consumidores) reduziu 9,20% e FEC (Freqüência Equivalente de Interrupções por Conjunto de Consumidores) reduziu 22,56%.

Região Sul-Na região sul do Estado importantes obras para a melhoria do fornecimento foram concluídas. Entre elas estão automação da subestação de Gurupi – que permite a supervisão e comando de forma remota, reforma da linha de distribuição de 34,5kV Taguatingua/Arraias, instalação de chaves, limpeza de faixas e manutenções preventivas o que possibilitou o cumprimento de metas de fornecimento estabelecidas.

No âmbito social, a Celtins – em parceria com o SESI, implantou em Gurupi, o Projeto Atletas do Futuro. O projeto atende 100 crianças e adolescentes de 8 a 14 anos de duas escolas públicas da cidade com aulas gratuitas de natação, futebol society e dança proporcionando uma oportunidade de interação, desenvolvimento físico, psicológico e social.

Região Central-Na região central do Estado, o aumento de 50% da potência da subestação Palmas IV com a instalação de mais um transformador melhorou a disponibilidade e a confiabilidade do sistema na região. Houve ainda a conclusão das linhas de distribuição de 34,5kV Palmas/Divinópolis/Marianópolis e Palmas/Aparecida do Rio Negro atendendo a área urbana e algumas rurais. Na subestação de Porto Nacional foram instalados equipamentos que melhoraram a qualidade do nível de tensão do fornecimento de energia. Em Taquaralto foram instalados mais 3 alimentadores melhorando o atendimento para mais de 26 mil consumidores da região e em Barrolândia e Paraíso mais 1 alimentador cada.

Região Norte-Em Araguaína, a principal obra foi a conclusão da linha de distribuição de alta tensão (138kV) que aumentou a potência de energia elétrica da cidade em 66,7% e criou a possibilidade de transferência de carga entre as fontes, isto significa que foi possível reduzir a quantidade de consumidores por alimentadores minimizando diretamente o impacto das interrupções de fornecimento por quantidade de consumidores. A energização permitiu ainda uma melhoria no nível de tensão de atendimento aos consumidores, o resultado foi a melhoria no fornecimento de energia da região e impacto diretamente nos indicadores de DEC/FEC que apresentaram redução.

Além de melhorar o fornecimento de energia em Araguaína, as melhorias no fornecimento de energia também estão sendo percebidas em Filadélfia, Palmeirante, Goiatins, Babaçulândia e Campos Lindos. Sem a construção desta linha a cidade poderia vir a sofrer constantes interrupções no fornecimento, corte de carga e oscilações de tensão pois o transformador que atendia a cidade já estava sobrecarregado. Para a construção da linha de distribuição foram utilizados 99 postes e 9.970 metros de cabos.

Na cidade houve ainda a instalação de 3 novos alimentadores para atendimento da área urbana, a conclusão das linhas de distribuição de 34,5kV Colinas/Palmeirante, Araguaína/Santa Fé e Colméia/Goianorte/Araguacema e a conclusão da construção da subestação de Bielândia,que beneficiou os municípios de Filadélfia, Campos Lindos, Goiatins, Palmeirante, Babaçulândia e Barra do Ouro. A nova subestação melhorou a disponibilidade e qualidade do atendimento e da energia fornecida

E com objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para a população deixando a cidade mais bonita, valorizar os artistas locais e descobrir novos talentos, a Celtins promoveu em Araguaína, a recuperação dos canteiros e um concurso de pintura de bancos nos jardins da avenida em que a linha 138kV foi construída. No total foram 31 mil metros quadrados de canteiros que receberam mais de 300 mudas de espécies como Palmeira de Locuba, Hibisco, Fênix, Agave, entre outras compradas no município, como forma de fomentar a economia local e 20 desenhos pintados pelos artistas locais nos bancos destes jardins que hoje embelezam a cidade. Agora a cidade conta com um espaço para lazer da população ideal para a prática de esporte. A arborização dos canteiros também reduz a poluição sonora e poeira, além de garantir mais segurança à comunidade, uma vez que, antes do projeto, os locais eram tomados por mato alto.

DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Conjunto de Consumidores: mede o tempo médio que um determinado grupo de consumidores (bairro, região, cidade, etc) |.FEC – Freqüência Equivalente de Interrupções por Conjunto de Consumidores: mede o número de vezes em que é interrompido o fornecimento de energia em determinado grupo de consumidores. [ www.celtins.com.br].

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