Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2012 - 09:32

BID financia programa inovador de educação na primeira infância para a base da pirâmide no Brasil

Até 224.000 crianças de baixa renda em idade pré-escolar devem ser beneficiadas com materiais e acompanhamento educacional proporcionados pela PUPA.

A Pupa Empreendimentos Educacionais e Representação Ltda., um novo projeto social lançado pela Zoom Editora do Brasil, receberá um empréstimo de US$ 3 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para introduzir um programa inovador de educação na primeira infância que beneficiará até 224.000 crianças de baixa renda em idade pré-escolar no Brasil.

A empresa oferecerá a pais e educadores um programa que ensinará atividades lúdicas educacionais fáceis de seguir utilizando revistas coloridas, brinquedos LEGO e auxílios audiovisuais. O programa oferecerá também capacitação para até 56.000 cuidadores em técnicas de educação na primeira infância, nutrição básica, saúde e no uso de materiais lúdicos interativos. Representantes da PUPA realizarão visitas regulares às creches ou residências para esclarecer dúvidas e fornecer apoio, para assegurar que os materiais estão sendo usados da maneira adequada.

“O estímulo por meio de brinquedos, blocos, música e livros infantis com frequência não está presente na vida de um número estimado de 10 milhões de crianças de baixa renda em idade pré-escolar no Brasil. Este projeto tenta mudar essa realidade”, disse Elizabeth Boggs Davidsen, a líder de equipe de projeto para o Oportunidades para a Maioria, a unidade do BID responsável pelo financiamento de projetos que beneficiam a base da pirâmide.

“O programa da PUPA chegará a crianças que hoje não têm acesso a centros educacionais formais e aos pais, parentes e cuidadores que não dispõem do conhecimento ou das ferramentas para estimular o desenvolvimento cognitivo dessas crianças.”

A PUPA trabalhará com uma rede de organizações não-governamentais e microfranquias, e empregará mulheres autônomas para vender os kits educacionais a famílias e cuidadores informais. Espera-se que até 1.400 mulheres micro franqueadas se beneficiem da capacitação empresarial e oportunidades de emprego oferecidas pela PUPA.

Pesquisas mostram que o desenvolvimento na primeira infância estabelece as bases para a educação, emprego e redução da pobreza e que bons programas podem compensar as defasagens causadas pela pobreza. O investimento na prontidão para o aprendizado reduz desigualdades, com consequências positivas para o resto da vida.

Os produtos da PUPA, que serão oferecidos a preços acessíveis e significativamente abaixo do preço de varejo dos brinquedos LEGO, foram desenvolvidos em parceria com renomadas instituições de educação na primeira infância, como o Instituto Zero a Seis e a Universidade de São Paulo. A empresa pretende medir o impacto do programa no desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças através da coleta de dados que se mostraram bons previsores do sucesso escolar e indicadores da mitigação dos efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.

A PUPA é a primeira empresa privada no Brasil a se focar no mercado de baixa renda para produtos educacionais para a primeira infância. A empresa foi criada a partir do mesmo time bem-sucedido da Zoom Editora, que, nos últimos sete anos, forneceu materiais educacionais acompanhando brinquedos LEGO a mais de 1,5 milhão de estudantes com idades de 7 a 14 anos em escolas primárias de todo o Brasil.

O Oportunidades para a Maioria (OMJ) do BID apoia o desenvolvimento e expansão de modelos de negócios inovadores que possam melhorar as condições de vida e as oportunidades de ganhos de pessoas que vivem na base da pirâmide socioeconômica na América Latina e Caribe.|BID.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira