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12/09/2007 - 08:53

Lá vem o trem seguro

Projetos multidisciplinares da POLI/USP na área de segurança metro-ferroviária investem em iniciativas que visam ações resseguras. Capacitação com ajuda da Realidade Virtual é uma delas.

A malha ferroviária brasileira – e a mundial–, possui, em geral, uma ou duas vias que apresentam intersecção em vários trechos que, por sua vez, são usados para mudanças de vias, manobras, harmonização com trens em sentidos opostos etc. São sistemas complexos que exigem um aparato de controles que vão da inspeção da via férrea ao treinamento de condutores e de controladores.

A gestão deste sistema é organizada e conferida a fim de garantir a total segurança do complexo. O Centro de Controle Operacional (CCO), utiliza-se de softwares que monitoram o movimento dos trens na via, liberando ou restringindo a passagem deles. "Esses programas são concebidos de forma a trabalhar com redundância nas informações coletadas, com o objetivo de revisar e assegurar o monitoramento de toda a via", esclarece o prof. Dr. Roberto Spinola Barbosa, do Departamento de Engenharia Mecânica da POLI/USP.

De acordo com o professor, todo o sistema é monitorado. Na quebra da roda de um vagão, o condutor recebe a informação pelos equipamentos e comunica ao CCO. Caso ocorra uma ruptura em algum ponto da via, essa informação também é transmitida ao CCO. "Além do monitoramento eletrônico, inspeções físicas também são realizadas na via férrea e no material rodante para checagem e troca de peças", comenta Spinola.

Realidade Virtual no treinamento - Semelhante aos simuladores de vôo utilizados por pilotos em treinamentos aéreo e espacial, o condutor de trem também já pode contar com um ambiente virtual em seu treinamento. Segundo Spinola, no Brasil a Companhia Vale do Rio Doce e a MRS Logística S.A já se utilizam desta tecnologia, porém, com softwares importados. "A POLI/USP tem capacitação no desenvolvimento de Realidade Virtual para Treinamento de Condutores e pode transferir esse conhecimento para as empresas nacionais".

Roberto Spinola esclarece que a tecnologia da Realidade Virtual é uma importante ferramenta para treinamento, assim como para avaliar novos trens e linhas, antes mesmo dessas composições serem adquiridas. "O conhecimento atual permite ensaiar exaustivamente o material rodante e a instalação fixa, os sistemas de controle, enfim. A capacitação brasileira na área ferroviária está no mesmo nível de países da Europa, Estados Unidos e Japão".

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