Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2012 - 10:05

Nutrição e Estética: os alimentos fotoprotetores que proporcionam a saúde da pele


A Nutricionista Clínica Funcional Dra. Natália Colombo - Diretora da Clínica NCNUTRE.A exposição excessiva a radiação ultravioleta do sol, promove graves alterações cutâneas, como o envelhecimento precoce, atrofia da epiderme ou hiperqueratose e doenças da pele, como o câncer. Além do uso de fotoprotetores externos (protetores solares), o uso dos fotoprotetores internos (nutrientes) é de extrema importância, já que estamos expostos ao sol diariamente. Pesquisas recentes têm mostrado que nutrientes com ação fotoprotetora são uma excelente opção para combater e minimizar os efeitos nocivos da exposição solar.

A radiação ultravioleta emitida pelo sol se baseia praticamente em três tipos:Radiação UVC: é filtrada e bloqueada pela camada de ozônio, dificilmente chegando até a superfície da Terra.

.Radiação UVB: possui energia muito alta e é a grande responsável pelas queimaduras solares, inflamação da pele, vermelhidão e descamação posterior. Causa grande destruição celular quando atinge a pele, causando grave destruição das células. Está envolvida com o envelhecimento precoce da pele e câncer;

.Radiação UVA: é a mais perigosa. É a que penetra mais profundamente na pele, gerando uma enorme quantidade de radicais livres e provocando profundos danos às células. É uma das maiores responsáveis pelo envelhecimento e pelo câncer da pele.

Quando usamos filtros solares, estamos bloqueando parte da radiação que atinge a pele. Quando temos uma alimentação balanceada, rica em nutrientes com ação fotoprotetora e antioxidantes estamos fortalecendo os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol e a inflamação.

Alimentos com ação fotoprotetora: AlmondsAmêndoas -Hey, guess what?Ricas em vitamina E, um bloqueador potente da luz solar! Ele é Volunteers who consumed 14 milligrams of the vitamin per day (about 20 almonds) and then were exposed to UV light sunburned less than those who took none. um antioxidante que ajuda a proteger as células da pele contra a luz ultravioleta e outros fatores ambientais que geram radicais livres, que quando presentes em quantidades aumentadas causam o envelhecimento da pele.

CarrotsCenouras e Goiabas-Fontes de betacaroteno, um potente antioxidante que é precursor da vitamina A. O betacaroteno impede os danos dos radicais livres gerados pela exposição solar. A vitamina A melhora a saúde dos Think of them as orange wonder wands--good for eyeballs, good for clearing up breakouts.globos oculares, ajuda a clarear a pele, e previne o aparecimento de acne.

Cacau-Possui flavonóides em sua composição, que são um grupo de antioxidantes capazes de It's medicine — so of course you need it! melhorar a aparência das peles ásperas e de proteger contra os danos do sol. Estudos recentes mostraram que o consumo diário de cacau melhora a saúde da pele e causa maior resistência aos efeitos dos raios UV.

Semente de linhaça-Possui ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão. Estudos mostram que o consumo desses ácidos graxos melhoram a hidratação da pele e previnem o aparecimento de rugas.

Green teaChá verde-What can't green tea do?Anyway, when it's hot, the bionic brew releases catechins, a type of antioxidant with proven anti-inflammatory and anti-cancer properties.Quando quente, libera catequinas, um tipo de antioxidante com propriedades anti-inflamatórias e anti-câncer comprovadas! Além disso, ainda da uma forcinha pra saúde da pele, neutralizando as alterações causadas pela exposição à luz solar!

Suitable Switch: Cooking oils like borage, soybean, or corn oilSpinachEspinafre-Rico em ácido fólico. Estudos mostram que o folato reforça a capacidade da pele de se renovar, o que previne o envelhecimento.

Tomate-Sure, they're swell on salads, but cook them down and these plump little beauties can help save your skin.Quando aquecido, libera o Lycopene, the phytochemical that makes tomatoes red, helps eliminate skin-aging free radicals caused by ultraviolet rays, according to Murad. Licopeno que é um antioxidante. Ajuda na eliminação dos radicais livres, e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.

Castanha do Pará-Rica em selênio!!! Esse Your favorite sandwich melt has a little secret: selenium. nutriente ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. The antioxidant is also believed to buffer against the sun (it stops free radicals created by UV exposure from damaging cells). Estudos mostram que ele é um excelente protetor contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres decorrentes da exposição solar, previne o envelhecimento da pele.

A exposição constante e excessiva a luz solar é um dos principais responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele. Uma alimentação rica em alimentos que contenham vitaminas, minerais, antioxidantes e uma ingestão hídrica adequada, aliada a boas horas de sono e prática de atividade física podem reverter os danos causados pelo tempo e melhorar a qualidade da pele.

Sabendo disso, as pesquisas direcionadas ao estudo dos nutrientes que interferem na fotoproteção, com consequente amenização dos efeitos desse envelhecimento, têm aumentado no mundo todo.

A aplicação e utilização correta dos nutrientes seja em forma de alimentação equilibrada ou de suplementação pode trazer diversos benefícios a saúde, inclusive na área estética.

Levando-se em consideração que vivemos em um país tropical, onde o sol brilha na maior parte do tempo, é muito importante modular a alimentação para brecar os danos nocivos causados por ele.

Referências Bibliográficas: Costa J., Lacaz E. Sunscreens. Med. Cuban. Iber. Lat. America 2001; 29(3) 145-152.Strutzel E., Cabello H., Queiroz L., Falcão M. Analysis of the risk factors for skin aging: general and nutritional aspects. Rev Bras Nutr Clin 2007; 22(2): 139-45.

A Dra. Natália Colombo é Nutricionista pela UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba, Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional Pela VP Consultoria Nutricional Divisão Ensino e Pesquisa em parceria com a UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul), Pós-graduada em Nutrição Clínica pelo GANEP, Mestranda em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da USP e Diplomada pelo Institute for Functional Medicine (IFM) em “Aplying Functional Medicine in Clinical Practice”, Baltimore - EUA, MBA em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas. [Telefone (11) 3083-4559 |Site: www.ncnutre.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira