Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2012 - 10:28

Portal YouLaw chega para auxiliar judicialmente as relações de consumo

Primeira startup voltada para o Poder Judiciário chega ao mercado.

Portal atua como uma plataforma simplificada que auxilia o usuário a desenvolver petições judiciais. A proposta é instruir a população a relatar os problemas online, relacionados à má prestação de serviços e fornecimento de produtos defeituosos, e ensinar rapidamente a como exigir os seus direitos nos Juizados Especiais Cíveis, por uma via alternativa, prática e inovadora.

A partir de 1995, com a criação da Lei 9.099, que organiza os Juizados Especiais Cíveis, os consumidores conquistaram a liberdade de exigirem os seus direitos diretamente nas alçadas jurídicas especiais, sem necessariamente precisarem contratar um advogado, nos casos em que o valor da causa não ultrapasse o limite de até 20 salários mínimos. Apesar dessa importante inovação legislativa, já nem tão nova assim, poucas pessoas conhecem esta ótima oportunidade.

Então, com a missão de auxiliar os consumidores a se aprofundarem nos meios legais e aproximar o cunho judiciário das pessoas, chega ao mercado o YouLaw – www.youlaw.com.br -, portal que atua como uma plataforma onde os usuários podem, de forma simples, desenvolver petições sobre o respectivo problema para acessar os Juizados Especiais.

Criado pelos empreendedores Dhaniel Chveid e Peter Gaul, o portal nasceu com o objetivo de desmistificar o Poder Judiciário aos olhos do consumidor, e fazer com que as pessoas lutem pelos seus direitos. “Por conta das inúmeras deficiências que existem no mercado de consumo, as pessoas acabam naturalmente tendo problemas com produtos e serviços, e raros são os casos que acabam sendo realmente solucionados da forma correta. As relações de consumo estão muito próximas ao cotidiano e estão sendo intensamente debatidas no âmbito do Poder Judiciário, que vem inovando os seus serviços para melhor atender a população. Podemos acabar com aquele discurso já pronto, e equivocadamente transmitido de pai para filho, de que o sistema é lento. Não é mais. Somos um meio alternativo para solução de conflitos onde reunimos consumidores insatisfeitos decididos a buscar os seus direitos judicialmente, privilegiando a via conciliatória em total consonância com os objetivos da Justiça brasileira. O consumidor precisa saber que o direito dele deve ser exigido, e assim teremos um mercado mais justo”, afirma Chveid, que é advogado de formação.

O executivo ainda acredita que a missão do YouLaw vai além de auxiliar os consumidores. “A Lei 9.099/95 foi criada para fortalecer a democracia, porém acabou sendo deixada de lado pelo povo, já que o consumismo, naquela década, não era tão expressivo quanto hoje. Queremos resgatar os valores dessa Lei, queremos trazer à tona nossos valores democráticos e provocar uma melhora qualitativa no tratamento dispensado aos consumidores”, explica Chveid.

Somente nesse ano, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pouco mais de 5,5 milhões casos foram acionados nos Juizados Especiais de todo o país. E, a ideia é que a internet ajude a aumentar esses números. “Estamos trazendo uma plataforma amigável, onde as pessoas podem iniciar uma busca na solução de diversos problemas em relação ao consumo, recorrendo facilmente à Justiça, se for o caso. E, contando com as ferramentas sociais presentes na web, também queremos dar força coletiva, agrupando as pessoas e dando um caráter muito maior para as ações”, conta Peter Gaul.

Posicionado como a primeira startup voltada para o Poder Judiciário, o YouLaw traz a expectativa aos empreendedores de que sejam desenvolvidas ao menos 82 mil petições até o final de 2012. “Fizemos algumas análises para dar um norte, e pegamos apenas 1,5% do total de ações movidas nos Juizados Especiais até a criação do portal. Esse é um número mínimo que desejamos alcançar e, claro, podemos nos surpreender muito mais. Também queremos proteger os estrangeiros que visitam o Brasil”, almeja Gaul.

No YouLaw, além do usuário encontrar a plataforma para o simples desenvolvimento da petição, o consumidor pode optar pelo auxílio jurídico do site, que traz benefícios como: análise da viabilidade do caso; rápida criação da petição; orientação e esclarecimentos jurídicos; monitoramento online do processo judicial; entre outras ações. A intenção é aproximar a população da classe dos advogados e do Poder Judiciário brasileiro, que tem se destacado no cenário internacional por seus importantes avanços na área da tecnologia e do relacionamento com a sociedade.[www.youlaw.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira