Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2007 - 09:04

Apsen Farmacêutica investe na linha Fitomedicina e lança medicamento à base de isoflavona aglicona

Com o objetivo de valorizar e incentivar projetos ligados à biodiversidade, a Apsen Farmacêutica introduz no mercado a sua Linha Fitomedicina, com um produto de patente nacional, à base de isoflavona de soja, fitoestrógeno de grande potencial no tratamento dos sintomas do climatério. O medicamento é resultado da parceria entre Unicamp, responsável pela pesquisa e pelo depósito da patente nacional e internacional; Steviafarma, por licenciar a patente e produzir a matéria-prima (isoflavona aglicona) e o produto acabado; e a Apsen pela comercialização e promoção junto à Classe Médica.

Para Vera Maria Duch Crósta, responsável pelo desenvolvimento de parcerias da Inova - Agência de Inovação da Unicamp, esta parceria representa a possibilidade de 'tirar'"transferir" a tecnologia da prateleira da universidade e disponibilizá-la para o mercado. "Todos saem ganhando com este tipo de parceria, uma vez que contribui para o desenvolvimento do País".

O desenvolvimento da pesquisa sobre este medicamento levou aproximadamente quatro anos. O Prof. Dr. Yong K. Park, médico, bioquímico e pesquisador da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, foi o responsável por conseguir transformar a parte inativa da isoflavona em parte ativa, na forma de aglicona. "Nosso produto é revolucionário, pois tem em sua composição aproximadamente 100% de isoflavona em forma de aglicona", diz.

"A expectativa é fazer sucesso com este medicamento nos mercados interno e externo", segundo o diretor presidente da Steviafarma, Fernando Meneguetti, por ser um medicamento diferenciado.

Para o Dr. Luis Carlos Marques, diretor de Assuntos Fitoterápicos da Apsen Farmacêutica, "iniciar a Linha Apsen Fitomedicina com um produto oriundo de pesquisa nacional, submetido a pedido de patente e diferenciado em termos tecnológicos e terapêuticos é uma grande satisfação, por sinalizar claramente o caminho que a empresa deseja seguir nesse segmento tão importante para o desenvolvimento das empresas farmacêuticas nacionais".

Isoflavona e climatério - O produto traz em sua composição aproximadamente 100% de isoflavonas de soja, disponíveis na forma de aglicona, isto é, a molécula efetivamente envolvida nos efeitos terapêuticos, garantindo dessa forma a absorção pelo organismo e a obtenção dos efeitos com segurança e rapidez. Hoje, no mercado, são encontradas apenas isoflavonas na forma combinada com açúcares-glicosiladas.

O medicamento apresenta como vantagem sua maior seletividade de ação (atua mais em ossos, sistema nervoso central e sistema cardiovascular e menos na mama e útero), promovendo efeitos terapêuticos esperados no climatério, além de constituir-se num fator positivo de proteção contra casos de câncer por seus efeitos antioxidantes.

"Nesse sentido, a utilização da isoflavona de soja destaca-se por sua eficácia e segurança", finaliza o Dr. Luís Carlos Marques. | Sites: www.apsen.com.br | www.fibromialgia.com.br | www.fimose.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira