Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2012 - 10:59

Ajorio lançará livro sobre as jóias do Rio na Livraria Cultura do Fashion Mall

A cidade maravilhosa, inspiração de muitos poetas, pairou na mente dos designers de jóias. As paisagens urbanas e naturais, como a orla de Copacabana, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o morro Dois Irmãos, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Baía de Guanabara, o Sambódromo e os arcos da Lapa foram fonte de inspiração de inúmeras peças que embelezam as mulheres de todo o país. E para celebrar a criatividade, a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio) convidou a arquiteta e doutora em Comunicação e Cultura, Maria Regina Machado Soares, e o fotógrafo especializado em jóias, Marcos Vianna, para produzirem o livro A Jóia do Rio: de ofício secreto a design contemporâneo.

A publicação, da Editora SENAC, será lançada no dia 24 de janeiro (terça-feira),das 19h às 21h30min, na Livraria Cultura, no Fashion Mall, em São Conrado, Rio de Janeiro.

Com 165 páginas, o livro inicia com uma pesquisa histórica, iniciada há 10 anos pela Ajorio e o subtítulo, como já sugere, desvenda a prática proibida pelo Império da ourivesaria. Na época, todo o material precioso deveria seguir para Portugal. “O livro é a consagração das ações que a Ajorio vem desenvolvendo nas últimas décadas e representa a identificação de uma vocação histórica na cidade, mas com a evolução do design. Ele expressa esse jeito carioca de estar no mundo e a criatividade dos criadores de jóias daqui”, ressalta Maria Regina.

“É um livro democrático, que reúne o trabalho de grandes e desconhecidos nomes do setor. Recebemos mais de 600 fotografias das criações de 77 designers e empresas cariocas e escolhemos as que focam o amor, a beleza e a relevância da homenagem ao Rio de Janeiro”, avalia a diretora executiva da Ajorio, Angela de Andrade.

A Ajorio também vai apresentar a obra durante a Feira Nacional da Indústria de Jóias, Relógios e Afins (Feninjer) - a maior feira de jóias da América Latina, em São Paulo, em fevereiro.

Ajorio -Por trás das atividades que vão até a transformação dos metais preciosos em objetos valiosos para comercialização e exportação está a Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio). Fundada em 1965, na cidade do Rio de Janeiro, a entidade representa os interesses de toda a cadeia produtiva do setor, dando-lhe suporte institucional e político.

Berço da indústria joalheira no país, o Estado do Rio de Janeiro ocupa atualmente o posto de terceiro maior produtor de jóias do Brasil, com 20% da produção industrial, movimentando cerca de R$ 1,4 bi por ano. Com cerca de 120 unidades produtivas, mil estabelecimentos comerciais e 25 mil pessoas atuando, o setor passa por um momento único de crescimento no Estado, alavancado, sobretudo, por um setor de varejo forte e dinâmico e uma indústria criativa baseada em design inovador.

Atualmente, a Ajorio conta com mais de 250 empresas associadas, com grande capacidade operacional e sintonizadas com as tendências do mercado nacional e até o internacional, além de pequenas e micro empresas que também atuam no segmento de jóias e bijuterias.

A Ajorio atua de forma contínua em união com sindicatos patronais do setor no estado como o Sincojoias SNCAPP e Sincajor, ligados à Fecomércio-RJe Sindijoias-RJ, ligado à Firjan. Juntas, as entidades formam o Sistema Ajorio, engajado em superar os obstáculos que prejudicam o crescimento do setor, como as altas cargas tributárias impostas pela legislação brasileira, a informalidade e a entrada de mercadorias contrabandeadas do exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira