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12/09/2007 - 09:10

Natal alavanca vendas de chocolate

Fabricantes devem comercializar 30 mil toneladas em dezembro

Os fabricantes de chocolate estão bastante otimistas com relação às festas de fim de ano. Para eles, o Natal é uma segunda Páscoa, porque cada vez mais o chocolate marca presença como opção de presentes, brindes de empresas, componentes de cestas e também no cardápio das refeições festivas. “O chocolate qualifica quem dá e agrada a quem recebe”, diz Getúlio Ursulino Netto, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados – ABICAB –. “É uma excelente opção para presentear no Natal, pois agrada aos mais diversos bolsos e gostos e continua derretendo corações”.

No final do ano as vendas de produtos de chocolate de uso continuado (barras, bombons e tabletes) crescem em torno de 20%. A previsão para este ano é que as vendas voltadas às Festas cheguem a 30,4 mil toneladas; a média mensal estimada até agora foi de 25,3 mil toneladas. Em dezembro de 2006, ano em que a média mensal foi de 18 mil toneladas/mês, foram comercializadas 22 mil toneladas. Em 2005 a média mensal foi de 17 mil toneladas/mês e as vendas em dezembro atingiram as 20,4 mil toneladas. Também vêm ganhando a preferência do consumidor os panetones recheados de chocolate, que hoje já representam 40% do total produzido.

Criatividade pela competitividade - Porém, ao contrário do que acontece na Páscoa, quando é o principal presente, no Natal o chocolate divide as atenções com praticamente tudo. Neste momento é fundamental a criatividade das empresas, que produzem figuras (Papai Noel, sinos, botinhas, bengalinhas), cartões com chocolate, caixas de bombons variados e sofisticados, arranjos compostos com chocolate, cestas de Natal, brindes. “Existem produtos para todas as pessoas e é um excelente presente para quem precisa oferecer uma lembrança para diversas pessoas”, diz o presidente da ABICAB.

“No final do ano é de praxe presentear pessoas do nosso relacionamento no trabalho, no banco, professores da escola dos filhos, vizinhos, funcionários, porteiro, zelador. Além disso, o chocolate pode ser comprado para compor a decoração das mesas, para fazer parte da ceia como sobremesa, enfim, como parte importante e gostosa das festividades”.

Existe uma grande variedade de ofertas, formatos e preços. Uma caixa de chocolates, por exemplo, pode ser refinada, luxuosa e diferenciada, ou apenas apetitosa e charmosa. Uma outra tendência é as empresas oferecerem chocolates como brindes e presentes corporativos, como parte das cestas de Natal ou até mesmo produzidos especialmente para seus clientes.

É muito fácil presentear o incorporar o chocolate às comemorações de final de ano, pois mesmo num país de dimensões continentais como o Brasil, os consumidores têm grande facilidade para adquirir produtos das grandes indústrias, que são distribuídos em mais de 300 mil pontos de vendas de Norte a Sul, ou mesmo nas lojas próprias das empresas de menor porte, chamadas “artesanais”.

Mercado crescente - Até o final deste ano as vendas de produtos de chocolate de consumo continuado (barras, bombons, tabletes) devem atingir as 304 mil toneladas, o que representará um crescimento de 22,5% em relação às 248 mil toneladas comercializadas em 2006. “Essa estimativa relativa ao mercado interno demonstra um excepcional desempenho da linha de chocolate em 2007, como já o foi em 2006 em relação a 2005. Esse crescimento foi proporcionado principalmente nas linhas de bombons e produtos sazonais (Páscoa)”, explica o presidente da ABICAB.

Em 2006 o Brasil deu um significativo salto no ranking mundial de produção de chocolates, galgando do posto de quinto para quarto maior fabricante e ficando atrás somente dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido e ultrapassando a França. O mercado interno movimentou um total de R$ 2,7 bilhões de vendas de produtos de uso continuado e sazonais, R$ 500 milhões a mais que em 2005.

Ano: Produtos de uso continuado | Média Mensal | Vendas dezembro

2005: 222 mil t | 18,5 mil t | 22,2 mil t

2006: 248 mil t | 20,67 mil t | 24,8 mil t

2007: 304 mil t (estimado) | 25,3 mil t (estimado) | 30,4 mil t (estimado)

Prazer único - Uma pesquisa exploratória realizada pela ABICAB sobre o comportamento do consumidor apresentou alguns conceitos bastante interessantes como conclusão. Seguem alguns:

“Nada se compara a um chocolate” – o chocolate dá um prazer sem comparação, que não é proporcionado por nenhum outro tipo de alimento. O efeito do chocolate é indescritível. É um prazer que não se tem de nenhuma outra forma, um prazer incomparável e sem troca, nem substituição. Nada substitui a sensação de um chocolate macio derretendo na boca.

“O chocolate te dá um prazer que só ele pode dar!” - nenhum outro doce combina todos os elementos de prazer como o chocolate (e isso é cientificamente aprovado).

“Eu mereço um chocolate!” – chocolate é a melhor recompensa de prazer que você pode se dar. Durante um dia estressante nada é igual a ter um minuto de prazer com chocolate!

“Eu como chocolate!” – todo mundo come chocolate. Mais novos, mais velhos, os que se cuidam que não se cuidam, celebridades, pessoas comuns, modelos, esportistas. Afinal, a vida é equilíbrio e não dá para deixar o prazer fora dela: 30 g de chocolate por dia só fazem bem.

“Chocolate é a melhor escolha para todas as horas!” – chocolate é a melhor opção para todos os momentos: alegra na hora da tristeza, é companheiro na hora do estudo, de assistir televisão, quando se quer ficar tranqüilo, na hora de namorar...

“Está faltando chocolate aí” – chocolate não é um vilão! Pelo contrário! Faz muito bem para a pessoa se deixar ter este momento de prazer e isso reflete por fora, no seu ânimo, na sua atitude e no seu humor.

“Chocolate: sua dose diária de felicidade!” – sim, podemos comer chocolate todos os dias. 30 gramas de chocolate por dia são totalmente permitidas para quem tem uma dieta equilibrada, com todas as refeições e frutas e verduras no cardápio. Ninguém precisa se privar dessa dose diária de prazer e felicidade.

“Seu coração pede chocolate” – o coração pede chocolate porque tem flavonóides, que ajudam na prevenção de doenças cardíacas. E o coração pede a sensação de bem-estar, prazer e relaxamento que só o chocolate proporciona e que faz muito bem!

“Chocolate. Você precisa deste aditivo no seu dia!” – chocolate é uma fonte de energia rapidamente processada, imediata, que dá uma sensação de alegria, alto-astral e bom humor, como se fosse uma injeção de ânimo no seu dia.

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