Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/01/2012 - 11:10

Rocinha de Braços Abertos recebe mais de dois mil participantes em corrida histórica


Participantes de 17 estados desbravam ruas, becos e vielas da maior comunidade da América Latina, com calorosa recepção dos moradores. Evento aconteceu no dia 22 de janeiro (manhã de domingo), no Rio de Janeiro.

Foi em clima de festa que a Rocinha recebeu, na manhã deste domingo, 22, mais de duas mil e quinhentas pessoas no Projeto Embratel Rocinha de Braços Abertos. A corrida, com percursos de 5km e 10km e uma prova infantil, deixa um marco na história da maior comunidade da America Latina, com a união de moradores, sociedade carioca e a polícia militar do Rio de Janeiro.

“O Projeto Embratel Rocinha de Braços Abertos superou todas as expectativas, pois foi uma marco no cenário esportivo e no processo de pacificação das comunidades do Rio de Janeiro. Conseguimos integrar a sociedade carioca com a Rocinha de uma forma simpática, alegre e inovadora”, comemora Bernardo Fonseca, diretor geral da X3M e idealizador do evento.

Os participantes que não conheciam a Rocinha ficaram impressionados com a hospitalidade dos moradores. O mineiro Alipio Nicolau, morador de Juiz de Fora, definiu bem o espírito da prova com o sotaque marcado: “Chique demais, tínhamos torcida... Passamos nas casas e as pessoas aplaudiram e gritaram das janelas. Foi uma grande festa. Saímos as três da manhã de casa e valeu muito a pena. Ano que vem a gente volta”.

Pelo jeito os participantes aprovaram a evento e agora esperam que ele siga no calendário de corridas do Rio de Janeiro. O campeão da prova de 5km, Cosme Souza, falou sobre a importância dessa corrida.

“Parabéns à organização pela prova. A comunidade merece. Viemos dar uma força para os moradores. Estou feliz com essa vitória, foi muito especial. Essa prova vai abrir portas para a Rocinha e para o formato de corridas” explica.

Iris Nascimento, vencedora dos 5km no feminino, teve um motivo a mais para comemorar. A carioca completou 27 anos neste domingo.

“A ideia dessa corrida é incrível. Arrastou bastante gente mesmo sendo um percurso difícil. Fiquei exausta em alguns momentos, mas ver a paisagem me motivou a correr mais. Nunca vi tanta escada na minha vida. Estou muito feliz por poder comemorar essa vitória ao lado da minha equipe e da minha família, anima-se a atleta da equipe Comlurb.

A campeã geral dos 10km foi a soldado Gisele Barros de Jesus. No masculino, quem completou o percurso mais rápido foi Clodoaldo Azevedo.

“A prova foi sofrida, mas vale à pena. É diferente do que estamos acostumados. É mais que uma corrida, um evento que comemora a pacificação. Acho que um policial no pódio reforça todas as coisas boas que temos a passar”, avalia Gisela.

Mais de 250 policiais do Batalhão de Choque, do Bope, das UPPs e de outros batalhões também marcaram presença. Renee Alonso, comandante do Bope e um dos idealizadores da prova, falou sobre o desafio do percurso e elogiou a participação do público.

“Nossos homens estão acostumados a subir a Rocinha. Já chegamos a subir com 35 kg de material e armamento. Essa prova hoje foi mais do que sonhávamos, extremamente gratificante. Não chega a ser surpresa esse carinho ao longo do percurso. Já esperávamos esse envolvimento. Foi muito bacana “.

Um dos participantes que prestigiou o evento com sua família e comemorou o processo de pacificação da região foi o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Jose Mariano Beltrame.

“É um marco para a Rocinha. É muito bom ver os moradores interagindo com as pessoas de fora. Foi uma oportunidade fantástica também para quem não conhecia a comunidade. O percurso era difícil, não só pelas ladeiras, mas pelas trilhas, becos e vielas”.

Os moradores da Rocinha mostraram que o nível dos corredores locais é alto. Andressa de Mesquita Nascimento, de 22 anos, terminou a prova de 5km em sétimo lugar geral e em primeiro entre os representantes da comunidade. No masculino, o campeão foi Rojany Amarildo de Souza, que ficou em quarto na colocação geral.

Já os campeões da Rocinha de Braços Abertos nos 10 km foram Alba Valéria de Menezes e Amauri José dos Santos, que serão premiados pelo programa Adote um atleta. Eles receberão um ano de auxílio esportivo, com investimento estimado em 15 mil reais por atleta. O programa inclui Nutrição, Fisioterapia, Treinamento, Material Esportivo e inscrição em corridas do Rio. A corredora Alba , que divide o tempo com o trabalho de empregada doméstica, ficou empolgada com a novidade.

“Pra mim é um grande orgulho. A vitória vinha na minha cabeça durante todo o percurso, mas não sabia que tinha vencido. Sem dúvida esse projeto me permitirá conquistar novas medalhas. Estou muito feliz”, comemora.

Com a ideia de ser um grande projeto, o evento Rocinha de Braços Abertos também abraçou uma série de ações culturais e sociais como "Fotografe esta idéia", "Grafite seu Esporte" e "Adote um Atleta".

Um pouco mais o que aconteceu: Grafite seu esporte – artista de renome e da comunidade levaram arte e esporte para as paredes, portões e chão para o percurso das provas. Eles também confeccionaram os troféus do evento.

Capacitação da Comunidade - Com o objetivo de criar oportunidades de trabalho para moradores, a organização capacitou 250 staffs, da comunidade, que participaram da organização da prova. Os alunos do workshop ganharam certificado e 16 horas de aulas em produção esportiva.

Adote um atleta – A partir de agora, novos talentos serão valorizados com a ação Adote um atleta. O primeiro colocado na categoria comunidade, masculino e feminino, na prova de 10k, ganharão um ano de auxilio esportivo. O programa inclui Nutrição, Fisioterapia, Treinamento, Material Esportivo e inscrição em corridas do Rio.

Fotografe essa idéia - O evento também premiará as melhores fotos do evento, na categoria amador e profissional. A votação vai acontecer no site do Globoesporte.com

Eu corro na Rocinha - Uma iniciativa que promete agradar aos amantes de corrida. A ação "Eu Corro na Rocinha" vai mapear e demarcar as rotas de treinamento dentro da comunidade, como forma a oferecer segurança e informações corretas para os treinos de atletas amadores e profissionais.

A corrida Embratel Rocinha de Braços Abertos é patrocinada pela Embratel, Secretaria Estadual de E sporte e Lazer via Lei de Incentivo ao Esporte, e co-patrocinada pela Light. O evento é organizado pela X3M em parceria com o Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar, o Bope. Conta com apoio esportivo da Nike, promoção da Globo Rio, Jornal O Globo, rádio Globo, Beat 98 e Globoesporte.com. [rocinhadebracosabertos.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira