Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/09/2007 - 09:13

Nalco Brasil apresenta estudo de seis anos sobre indicadores de renovação do ar em ambientes climatizados durante o X Conbrava

A Nalco Brasil levará à Conbrava 2007 – X Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, a Engenheira Ana Carolina Pereira, que apresentará um estudo sobre os indicadores de renovação do ar em ambientes climatizados com foco na experiência brasileira, sendo a própria Ana Carolina uma das orientadoras da pesquisa. O Conbrava, que neste ano será realizado durante os dias 18 a 21 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, é um evento bienal que tem por objetivo atualizar e difundir os conhecimentos e experiências e, oferecer também, uma contribuição para o aprimoramento tecnológico e desenvolvimento profissional do setor.

O Trabalho a ser exposto no dia 19 de setembro, às 10h30, por Ana Carolina Pereira em representação à Nalco - líder mundial em aplicações para tratamento de águas, qualidade do ar de interiores e melhoria de processos -, foi também realizado por Gustavo Silveira Graudenz, Eduardo Dantas, Marcos D’Avila Bensoussan, Isabelle Ricard e Marcelo Gurgel da equipe de Environmental Hygene Services da Nalco Brasil e Arlindo Tribess do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. A pesquisa avalia os indicadores de renovação do ar nos ambientes interiores no Brasil, identificando fatores que contribuem com o painel atualizado da realidade brasileira de qualidade do ar de ambientes internos e aponta necessidades de melhora de indicadores de renovação do ar em situações reais em nosso país.

As taxas de renovação do ar dos ambientes interiores são motivo de interesse crescente devido a sua implicação no conforto, saúde e produtividade dos usuários, bem como devido a sua implicação na utilização energética. Diversas legislações dispõem de regras e determinações diferentes sobre o assunto, entretanto, são escassos os dados sobre a nossa realidade no Brasil. Sendo assim, a Nalco Brasil sentiu a necessidade de descrever e comparar indicadores de renovação do ar em diversos tipos de ambiente interno em todas as regiões do país. Para tanto, no estudo foram realizadas medições de dióxido de carbono (CO2) em 17885 ambientes interiores e 3654 amostras de ar externo em todas as regiões do Brasil no período de 2000 a 2006.

O CO2 é um gás produzido de várias formas nos ambientes interiores e é principalmente subproduto da respiração humana, mas as concentrações desse gás nos ambientes interiores não são distribuídas espacialmente de forma uniforme. As taxas de CO2 acima de 800 partes por milhão (ppm) estão associadas com aumento de 50 a 100% na ocorrência de problemas respiratórios e de 10 a 500% no aumento de sintomas relacionados à Síndrome dos Edifícios Doentes. Mesmo em indivíduos saudáveis e assintomáticos a baixa renovação do ar resultará em sonolência e queda da produtividade em toda a população exposta. Esse aspecto comum tem potencial impacto econômico significativo para toda a sociedade, estudos epidemiológicos de qualidade do ar brasileiros já consolidam a importância desse assunto como o novo problema de saúde pública.

Os achados mostram diferenças importantes entre os indicadores de renovação do ar de acordo com o tipo de ambiente, a estação do ano e a região do país. A região brasileira com piores índices de renovação do ar por medição de dióxido de carbono foi a região sudeste e a melhor foi a centro-oeste. Comparativamente os bancos mostraram valores mais elevados, seguidos de unidades de saúde e edifícios de escritórios. De forma interessante, as academias de ginástica tendem a mostrar os níveis de CO2 mais elevados, entretanto devido ao número reduzido de amostras não foram comparados aos outros grupos. Hotéis, supermercados e lojas são os ambientes que apresentaram os níveis mais baixos. As medições também apontaram o inverno, classicamente descrito como estação de risco, como a época em que as condições de CO2 estão mais elevadas.

X Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, dia 18 a 21 de setembro de 2007, no Centro de Exposições Imigrantes – São Paulo/SP. Palestra sobre Indicadores de renovação do ar em ambientes climatizados – a experiência brasileira: 19/09/07 às 10h30, Sala ª | Informações: http://www.abrava.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira