Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/01/2012 - 09:59

Importação de aço fecha o ano de 2011 com queda de 47%

Apesar da redução da entrada do material estrangeiro no país, o aço indireto ainda preocupa os associados do Sindisider.

De acordo com dados divulgados pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos (Sindisider), as importações de aço em 2011 foram 47,5% menores do que no ano anterior. O recuo deve-se principalmente à queda do preço do produto nas siderúrgicas nacionais.

“As usinas brasileiras adotaram uma postura mais agressiva no ano passado, com margens de lucro mais apertadas. A diminuição do preço do aço comum contribuiu diretamente para a redução da entrada de material siderúrgico estrangeiro no país”, afirma Carlos Loureiro, presidente do Sindisider.

Mesmo com o resultado negativo na importação, o consumo aparente de aço no país permanece estável nos últimos quatro anos. “No ano passado o consumo foi menor, já que houve uma queda de 11% na utilização do aço pelo brasileiro. Esse resultado comprova que comércio de aço indireto é o principal entrave para o crescimento do setor”, explica Loureiro.

Os dados levantados pelo INDA apontam que as usinas nacionais deixaram de entregar, em 2011, cinco milhões de toneladas de aço, e entre 2007 e o ano passado, a importação indireta de aço cresceu 113,6%. De acordo com o presidente, os setores de máquinas e equipamentos e automotivo (autopeças/automobilístico) são os que mais utilizam o aço indireto.

Dezembro-Em dezembro, foram vendidas 324,8 mil toneladas de aço plano, montante 9,6% menor do que o registrado em novembro e 15,8% superior ao total de aço vendido em dezembro do ano passado. Em 2011, houve um aumento de 11,7% nas vendas quando comparado ao mesmo período do ano anterior. “O aumento nas vendas da rede distribuidora também é reflexo da queda da importação de aços planos”, comenta Loureiro.

As compras das usinas siderúrgicas registraram queda de 11,7% frente a novembro, totalizando 317,7 mil toneladas. Quando comparadas a dezembro do ano passado, as compras aumentaram 18,5%. No acumulado de 2011, houve baixa de 4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os estoques registraram queda de 0,7% em relação a novembro, totalizando 1.000,7 mil toneladas. Na comparação com dezembro do ano passado, houve retração de 16,8% no montante de aço armazenado nos distribuidores. Em dezembro, a retração da venda do material provocou o aumento no giro de estoques para 3,1 meses.

Projeções-De acordo com estimativas do Sindisider, no mês de janeiro as compras de aço nas siderúrgicas devem crescer 3% e as vendas da rede distribuidora 5%. Para 2012 a expectativa é que o setor cresça 6%.

Sindisider- Entidade legalmente constituída e sem fins lucrativos, o Sindisider tem o objetivo de defender os interesses das empresas distribuidoras e revendedoras de produtos siderúrgicos. Além de representar este segmento frente aos órgãos do governo, o sindicato atua, ao lado do INDA – Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço –, no desenvolvimento, fortalecimento e aumento da competitividade de pequenas, médias e grandes empresas distribuidoras e revendedoras de aço no Brasil. O Sindisider possui sede em São Paulo e regionais em Belo Horizonte e Porto Alegre.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira