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Fórum divulga roteiros gastronômicos mundiais

De acordo com a italiana Magda Antonioli, da Universidade de Bocconi, em Milão, o turismo envolvendo vinhos e alimentos é o que mais cresce na Itália. Ela apresentou o processo de escolha e desenvolvimento de rotas enogastronômicas. "Já são mais de 300 rotas na Europa, principalmente na Espanha, França e Itália", contabilizou.

Segundo Magda, a gastronomia não é um nicho isolado, e sim uma linha fundamental de trabalho turístico. "Assim como ouvir uma sinfonia em casa ou em um grande teatro, é completamente diferente tomar uma taça de vinho em casa ou em uma vinícola", comparou. A italiana frisou, no entanto, que não é fácil criar entre os pequenos produtores rurais o hábito da hospitalidade que o turismo requer. "Abrir a casa durante dois meses aos turistas não é turismo rural. É importante ter continuidade", decretou.

Também presente no Painel, estava a grega Nikki Rose. Ela criou e desenvolveu o Santuário Gastronômico de Creta, um circuito que envolve pequenos produtores de mel, azeite, queijo e outros produtos artesanais. Nikki acredita que o maior desafio do turismo enogastronômico é tirar os visitantes do comodismo dos hotéis e resorts luxuosos e levá-los para o convívio dos habitantes locais. "Creta é vista como uma região de turismo barato. Os visitantes não conseguem entender a razão de ter que pagar para conhecer um produtor artesanal de queijo e a resposta é simples: porque ele faz um trabalho de qualidade", afirmou Rose. Segundo ela, entre os povos que mais visitam a região grega estão os alemães e ingleses. "É uma pena que eles, muitas vezes, estejam em busca, apenas, de uma praia e cerveja barata", conclui, diante do auditório lotado.

A uruguaia Alicia Agosto participou da mesa para apresentar o trabalho de marketing da marca Uruguai Natural, que tem como objetivo divulgar e promover os destinos turísticos uruguaios, bem como seus diferenciais: a carne e o vinho. "Criamos há quatro anos o projeto 'Passeio pelos sentidos' para agregar valor aos produtos uruguaios e estimular os visitantes a desfrutarem as delícias do país", resumiu. Alicia apresentou uma estratégia de marketing que contempla a comunicação direta com o público através de folhetos em vôos, restaurantes e demais pontas de divulgação.

O moderador da mesa, Rusty Marcellini, afirmou que o Ministério do Turismo do Brasil também está desenvolvendo diferentes rotas gastronômicas pelo interior do país. "Já mapeamos a Estrada Real e a Rota dos Tropeiros, que lançamos em livro. Agora estamos nos dedicando ao terceiro título. Todos esses roteiros virarão pacotes de viagens a partir do ano que vem", antecipou. Após o painel, Paula Sanches e Nikki Rose foram conhecer o Mercado Central de Porto Alegre, acompanhadas de Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). | Por: AE

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