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26/01/2012 - 07:12

Publicidade em expansão

Com mercado de mais de R$4 bilhões, publicidade mineira precisa investir em estratégia e criatividade para se destacar.

O investimento em publicidade no Brasil cresceu 16% em 2011, em comparação a 2010, movimentando R$ 88,3 bilhões, de acordo com dados divulgados em janeiro pelo Ibope Monitor. Minas Gerais fica atrás de estados como São Paulo, Fortaleza e Brasília, com um investimento de aproximadamente R$4 bilhões. Já para 2012, a Associação Brasileira das Agências de Publicidade - Abap espera um crescimento entre 7% e 9%. Nesse cenário qual o perfil do profissional de publicidade e propaganda e quais as tendências para a publicidade no Estado?

Para o gestor de marcas e sócio diretor da Carvalho Martins Comunicação, Sérgio Martins, o profissional que consegue pensar e agir de forma global se sobressai atualmente. “Saber criar, escrever, diagramar e produzir é básico. O bom profissional tem que ir além e ter uma visão do negócio da marca”, conta. Tais características, garante Martins, fizerem a Carvalho Martins ser pioneira. “Fomos os primeiros a oferecer um serviço de comunicação integrada. Fazemos o briefing do cliente e detectamos todas as necessidades. Produzimos o planejamento, elaboramos estratégias e as colocamos em prática para que a marca possa se comunicar de forma eficiente e eficaz com todos os seus públicos”, informa.

Bira Miranda, diretor de planejamento da B1 Comunicação e Marketing, avalia que a diversidade do mundo atual exige constante atualização profissional. “As transformações acontecem em um nível muito rápido. Esta é uma profissão muito promissora para aqueles que conseguem entender os requisitos exigidos pelo mercado atual e do futuro: capacidade de se reinventar, investimento em estudos formais ou informais, um inconformismo permanente, mesmo com o sucesso. Outro ponto fundamental é a capacidade de antever cenários, transformando percepções com um olhar voltado para a busca de respostas de pessoas em constante mutação e cada vez mais exigentes”, diz.

O formato encontrado pela Carvalho Martins pode ser a solução para o mercado mineiro se igualar aos estados que se sobressaem e se mostram como tendência. “A publicidade mineira precisa evoluir na comunicação integrada, na estratégia, depender menos de verba e apostar mais em ideias”, ressalta. A nova geração já parece estar nesse perfil. “Eles já têm a visão de que o mundo não tem fronteiras. Está nas mãos dessa nova geração que já começa a assumir gerencias e diretorias”, acredita Martins.

À frente de uma agência que trabalha com comunicação e marketing com forte atuação no varejo, Miranda fala sobre o mercado mineiro: “Minas Gerais tem ótimos profissionais que tem feito um belíssimo trabalho no estado e em outros estados e países. O publicitário mineiro, por trabalhar sempre com orçamentos mais reduzidos, é versátil, ágil e sabe se virar. Trabalhar com prazo e verba é fácil, o difícil é viver a maior parte do tempo em um cenário adverso”, comenta.

De acordo com Sérgio Martins, Minas Gerais atualmente é predominantemente um mercado local, o que limita o crescimento. O motivo para isso, diz, é tanto cultural quanto de localização das grandes marcas. “Historicamente o mineiro é discreto e desconfiado, tem mania de não se vender e isso reflete no comportamento dos empresários e na atuação das agências. O fato de as grandes marcas estarem em São Paulo e no Rio também contribui”, observa. A opinião é compartilhada por Miranda que acredita em melhorias para o mercado publicitário mineiro e na correção de erros tradicionais. “Os empresários e diretores do setor de marketing precisam ser mais ousados e menos mineiros, no sentido de ter orgulho de ficar quieto e acreditar que anunciar suas qualidades é sinônimo de arrogância. A renovação dos profissionais tem contribuído muito para melhoramento de postura”, avalia.

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