Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2007 - 09:35

Embratur promove ações para atrair mais turistas de negócios para o Brasil


Participação em eventos como Salon du Brésil a Paris e Mercedez-Benz Fashion Week tem como público-alvo empresários e formadores de opinião de diversas áreas. Turista de negócios tem maior gasto médio e a maioria pretende voltar ao país

Divulgar o Brasil no exterior visando atrair o turista qualificado, ou seja, o visitante com gasto médio elevado. Esse é um dos objetivos do Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), ao marcar presença em feiras e eventos internacionais, como o Mercedez-Benz Fashion Week, que acontece em Nova York (Estados Unidos) até hoje (12), e do Salon du Brésil a Paris, encerrado na última semana na França. São eventos que contam com um público altamente qualificado, formadores de opinião e com a presença da imprensa internacional.

O turista de negócios é considerado um turista qualificado. Seu gasto médio per capita/dia no Brasil é de US$ 112,90 e utilizam serviços como hotéis, restaurantes e transportes, o que gera renda e empregos, beneficiando a cadeia produtiva do turismo. Além disso, cerca de 97,9% dos turistas de negócios pretendem voltar ao país. Por estes motivos, é um público que se pretende atingir de acordo com a orientação do Plano Aquarela - Marketing Turístico Internacional do Brasil, que, entre outras metas, visa aumentar a entrada de divisas, estimada em US$ 5,1 bilhões em 2007.

Durante o Mercedes-Benz Fashion Week, uma das ações estratégicas da Embratur, em parceria com a ABEST (Associação Brasileira de Estilistas), para divulgar os destinos brasileiros, foi a criação de brindes exclusivos. Foram confeccionadas 2.250 almofadas com fotos de três destinos escolhidos por estilistas e dispostas nas cadeiras para o público presente nos desfiles.

Alexandre Herchcovitch escolheu Brasília (DF) em homenagem aos 100 anos de Oscar Niemeyer, Carlos Miele, Foz de Iguaçu (PR), afirmando sua preocupação com o meio-ambiente e Amir Slama escolheu a Chapada Diamantina (MG), que também é o cenário do catálogo da grife Rosa Chá, pela unicidade das belezas naturais preservadas.

Para o executivo do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) para Costa Leste dos Estados Unidos, Miguel Jerônimo, o Mercedez-Benz Fashion Week atraiu um público altamente qualificado. "Os desfiles foram muito 'brasileiros'. Atingimos designers, estilistas, celebridades, enfim, formadores de opinião e pessoas de áreas da economia do país", disse.

Brasil na França - Durante o Salon du Brésil a Paris, realizado entre 05 e 07 de setembro, as ações da Embratur, voltadas para a divulgação dos eventos e feiras nacionais, também contou com a promoção dos destinos. “A idéia é fazer esta divulgação ‘casada’ entre o evento e o destino onde será realizado, para um público altamente qualificado, que, no caso do Salon, são empresários franceses, potenciais compradores dos produtos brasileiros e formadores de opinião no âmbito das relações comerciais França/Brasil. Para a Embratur, trata-se do público final, ou seja, o turista qualificado”, afirma Flávia Matos, gerente de Turismo de Negócios da Embratur.

Durante o evento em Paris, foram feitos contatos com executivos de empresas como a Galeries Lafayette, Lacoste e da L'Occitane, o que demonstra a atratividade pelo produto brasileiro para as grandes atores do comércio internacional e, conseqüentemente, fortalece as feiras de negócios brasileiras. No total, foram atendidas aproximadamente 220 pessoas no estande da Embratur, entre público visitante e imprensa.

Segundo o executivo do EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) na França, Paulo Moraes, a experiência da participação no evento foi positiva: “Identificamos que há interesse do público-alvo pelo Brasil tanto para negócios quanto para lazer”, afirmou. | Foto: Almofada Alexandre Herchcovitch: Estilista escolheu Brasília (DF) em homenagem aos 100 anos de Oscar Niemeyer

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira