Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2012 - 09:24

Tecnologia que marca o ritmo do samba


Com nove relógios instalados ao longo da Sapucaí, a Madis será a responsável pela cronometragem dos desfiles das escolas do carnaval carioca.

Assim como as escolas de samba que estão em fase final de acerto de detalhes para o carnaval 2012, a Madis, uma das principais fabricantes de relógios de ponto e controle de acesso do país, aquece os tamborins para a edição deste ano da festa mais popular do planeta. A empresa será a responsável pela cronometragem dos desfiles das agremiações do Rio de Janeiro.

De olho na importância do tempo, como fator determinante na escolha da vencedora, a Madis ajusta os ponteiros para colocar nove relógios ao longo da Sapucaí, que integrados a softwares, desenvolvidos pela companhia especialmente para a ocasião, serão disparados assim que a escola pisar na Apoteose e desligados após a passagem do último integrante pela dispersão.

Por meio do sistema “RB Samba”, o cadastro de cada agremiação é realizado com informações de parametrização configuradas, como: nome da escola, nome do grupo pertencente, tempo de desfile e se haverá tempo de dispersão – que é o tempo que cada uma demora para desocupar a avenida.

Cada relógio presente na Sapucaí fica interligado a um segundo software chamado “RB Crono” (imagem ao lado), que é responsável por monitorar a comunicação de todos os outros equipamentos, inclusive os relógios que são instalados próximos às linhas de início e fim do desfile.

Além disso, para cada uma das escolas de samba são atribuídos dois cartões personalizados, que são entregues aos responsáveis pela cronometragem inicial e final do desfile. No momento em que é autorizada a entrada da escola na “Passarela do Samba“ é passado um cartão no relógio de início do desfile pelo cronometrista. Essa informação é enviada ao software “RB Crono”, que dispara a cronometragem aos demais relógios da avenida.

Assim que o último integrante da escola passa pela linha final da avenida, o outro cartão é passado no relógio final do desfile pelo segundo cronometrista. Neste momento a cronometragem é finalizada e o tempo de desfile é mostrado por dez vezes nos relógios espalhados pela passarela do samba. Em seguida, de maneira instantânea, os “relatórios de tempo de desfile” são impressos pela cabine de cronometragem da Madis e entregues para os responsáveis pela organização do evento, bem como para o presidente da escola de samba que acaba de desfilar.

Para Rodrigo Pimenta, vice-presidente da Madis, um dos principais pontos para os desfiles serem perfeitos é uma cronometragem precisa do tempo. “O fator tempo é ponto-chave no quesito Evolução, tornando o Carnaval mais competitivo, seguro e preciso para as escolas de samba participantes. Ele é fundamental na decisão do resultado que definirá a escola campeã e as rebaixadas para o ano seguinte. Por isso, a importância de não haver nenhum erro que comprometa um trabalho feito durante todo um ano”, aponta o executivo.

Madis Rodbel-Há 88 anos no mercado a Madis Rodbel é uma empresa especializada na fabricação de controles de ponto e acesso de pessoas e veículos. Empresa 100% brasileira com 340 funcionários, possui laboratório próprio que lhe permite desenvolver avançados sistemas de hardware e software. Está presente em todo território nacional com 09 filiais, 02 concessionárias e mais de 400 revendedores autorizadas, além de assistência técnica própria. A empresa fechou 2011 com faturamento de R$ 77 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira