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31/01/2012 - 10:02

Reformas e Democratização da Educação Superior no Brasil e na América Latina


O livro traz um panorama da educação superior no Brasil e na América Latina na atualidade, através de renomados autores e especialistas. Aborda as recentes reformas da educação superior na América Latina, em especial, no Brasil e na Argentina, e aponta as tendências e os desafios do ensino superior na contemporaneidade.

“O livro reúne textos sobre políticas de inclusão, democratização do acesso e expansão da educação superior, trazendo abordagens teóricas sobre o assunto, estudos comparados de casos nacionais e experiências institucionais inovadoras sobre a inclusão na educação superior. A discussão sobre essas inovações indubitavelmente contribuirá para a construção de estratégias e políticas inclusivas no âmbito da educação superior”, afirma a autora Maria de Fátima.

Fruto de pesquisa de pós-doutorado realizado na Argentina, em parceria com o Professor Norberto Fernández Lamarra, especialista em política de educação superior na América Latina, o livro reúne textos sobre políticas de inclusão, democratização do acesso e expansão da educação superior, trazendo abordagens teóricas sobre o assunto, estudos comparados de casos nacionais e experiências institucionais inovadoras sobre a inclusão na educação superior. A discussão sobre essas inovações indubitavelmente contribuirá para a construção de estratégias e políticas inclusivas no âmbito da educação superior, já que cada país tem sua peculiaridade:

“Cada país da América Latina possui características singulares em relação ao ensino superior. O Brasil é um dos países mais privatizados e elitizados com relação ao acesso à educação superior, quando comparado com outros países do mundo e da América Latina, em particular. Por exemplo, em números aproximados, apenas 15% dos jovens entre 18 e 24 anos estão matriculados na educação superior brasileira, 90% das nossas instituições de educação superior são privadas e 75% das matrículas estão no setor privado. A Argentina possui um equilíbrio entre instituições públicas e privadas de educação superior, com pequeno predomínio das últimas, 75% das matrículas estão no setor público; o acesso ao ensino superior é irrestrito, pois não há um funil seletivo para o ingresso na educação superior, como no caso brasileiro, e cerca de 20% dos jovens entre 18 e 24 anos encontram-se matriculados no ensino superior. No que se refere à taxa bruta de matrícula na educação superior (total da população matriculada, independentemente da faixa etária), no Brasil é de 25% e na Argentina é de aproximadamente 50%, ou seja, o dobro do Brasil, o que caracteriza um sistema massificado. Em países como Cuba e Venezuela, a taxa de matrícula líquida na educação superior (jovens entre 18 e 24 anos) é superior a 50%, sistemas considerados universalizados no que se refere ao acesso à educação superior, segundo a classificação de Trow. No caso da Argentina, embora o acesso à educação superior seja massificado, encontramos problemas consideráveis no que se refere à permanência na universidade, com taxas muito elevadas de evasão ao longo do processo”.

Os textos selecionados problematizam aspectos relacionados ao processo de massificação da educação superior, segundo a autora, que tem reproduzido as desigualdades sociais e, em alguns casos, como no Brasil, tem havido uma hipertrofia dessas desigualdades, sobretudo nos cursos superiores de maior prestígio social, ainda muito elitizados. Há também textos que discutem as recentes propostas de reformas para a educação superior na América Latina e as políticas que têm sido formuladas para a democratização da mesma. Há, ainda, textos que abordam experiências institucionais inovadoras sobre a inclusão na educação superior.

Os organizadores-Maria de Fátima Costa de Paula é Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1991), Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998) e pela École des Hautes Études em Sciences Sociales, Centre de Sociologie de I´Éducation et de la Culture, Paris (1996), e Pós-Doutora em Políticas Públicas de Educação Superior pela Universidad Nacional de Tres de Febrero, Buenos Aires, Argentina (2010). É Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), desde 2000, sendo professora desta faculdade (desde 1990) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF (desde 2003). É pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2003, com bolsa de produtividade em pesquisa. Há mais de 15 anos vem se dedicando a pesquisar a temática da educação superior brasileira, tendo publicado inúmeros artigos, capítulos de livros e livros sobre o assunto.

Norberto Fernández Lamarra é professor universitário, pesquisador e consultor nacional e internacional na área de Políticas, Planificação e Gestão da Educação, com ênfase nos últimos anos na educação superior. É Diretor de Pós-Graduação na Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF), onde, também, dirige o Núcleo Interdisciplinar de Formação e Estudos para o Desenvolvimento da Educação e o Programa de Pós-Graduação em diversas universidades argentinas e de outros países da América Latina. Preside a Sociedade Argentina de Estudos Comparados em Educação e atua como Vice-presidente do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada (WCCES). É autor de mais de 150 publicações, estudos, trabalhos, livros e artigos sobre a educação argentina e latino-americana.

.[Editora: Idéias & Letras |398 Páginas | 1ª Edição |Ano: 2011 |ISBN: 978-85-7698-117-6 |Formato: 16 x 23 ].

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