Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2012 - 10:02

Ferrovias estarão em pauta no InfraBrasil Expo&Summit2012

Evento será palco de debates sobre a infraestrutura do Brasil e reunirá as principais autoridades no tema em São Paulo

Um amplo debate sobre a infraestrutura brasileira promete esquentar o InfraBrasil Expo & Summit, que será realizado no WTC Convention Center, em São Paulo (SP), de 30 de janeiro a 1° de fevereiro (segunda quarta-feira). O evento reunirá as principais autoridades responsáveis pelo gerenciamento, planejamento e fiscalização da infraestrutura dos modais ferroviário, rodoviário, aeroviário e hidroviário no Brasil.

O presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, representante das concessionárias de ferrovias, estará presente no encontro e falará sobre a realidade do setor ferroviário e suas necessidades mais urgentes. O painel “investimentos e oportunidades para o setor ferroviário no Brasil sob a ótica das operadoras de cargas: planos, projetos, desafios e perspectivas” será apresentado nas sessões executivas, no dia 31 de janeiro, às 10 horas.

Hoje, pelas ferrovias circulam 25% de todas as mercadorias transportadas no País. Os números do setor nos 14 anos de concessão deixam evidente que a gestão conduzida pela iniciativa privada tem sido um sucesso. A movimentação de cargas aumentou 86%, passando de 253,3 milhões de toneladas para 471,1 milhões de toneladas por ano. A União arrecadou aos cofres públicos mais de R$ 5 bilhões somente com o pagamento das parcelas de concessão e arrendamento da malha. Se somados os valores pagos em impostos municipais, estaduais e federais, além da Cide, o montante arrecadado pela União chega a R$ 13,8 bilhões.

Mas, o desempenho das ferrovias ainda pode ser melhor. De acordo com Vilaça, há ainda muitos gargalos reminiscentes da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), que atrapalham as operações do transporte ferroviário e que precisam ser corrigidos. Dentre os gargalos físicos, existem moradias irregulares nas faixas de domínio das ferrovias, grande maioria consolidadas desde a época da RFFSA; 2.659 cruzament os críticos entre as linhas ferroviárias e rodovias e ruas – as chamadas passagens em nível (PN); e o adensamento populacional próximo das ferrovias pela falta de respeito ao Plano Diretor dos municipíos, que requer a construção de contornos ferroviários. Esses “obstáculos” obrigam os trens a circularem com velocidades muito baixas, variando entre 28 km/h a 5km/h. “Uma das obras mais urgentes no momento é a construção do Ferroanel em São Paulo (SP), uma espécie de contorno ferroviário que permitirá que os trens de carga não precisem mais atravessar pelo meio da cidade”, explica Vilaça.

Há ainda outros problemas sérios que afetam o crescimento do transporte de cargas, como o sistema tributário e a dificuldade de acesso e operação nos portos brasileiros, que acabam gerando atrasos nos carregamentos dos navios e consequente pagamento de multas (demurrage); e as questões burocráticas envolvendo a extinção da RFFSA que ainda não foram resolvidas.

InfraBrasil Expo&Summit 2012 -O InfraBrasil 2012, promovido pela Clarion Events Latin America, estará dividido em uma sessão plenária e congressos. A sessão será voltada para a discussão de temas relacionados à investimentos públicos e privados voltados para a infraestrutura.

Nos congressos, de acordo com a gerente geral da Clarion Events Latin America, Maria Zoraide Stark, serão abordados tanto temas voltados para questões estratégicas como políticas de desenvolvimento da infraestrutura, planos, regulação, investimentos e oportunidades, como também serão debatidos e expostos assuntos relacionados à inovações tecnológicas, soluções, melhores práticas construtivas, projetos e tecnologias. “Neste formato, o evento se configura como uma plataforma completa de assuntos extremamente relevantes para o futuro e da infraestrutura brasil eira. Principalmente neste momento em que, devido à proximidade dos grandes jogos esportivos que serão realizados no Brasil e pelo aceleramento da economia, as demandas estão aumentadas”, enfatiza Maria Zoraide. O encontro também “proporciona um ambiente de troca de experiências, networking e realização de negócios e parcerias”, complementa Maria Zoraide.

O InfraBrasil contará com mais de 160 palestrantes que foram criteriosamente selecionados e convidados pelos seus históricos de atuação e conhecimento. Dentre os participantes estarão ministros de estados, executivos do primeiro escalão do governo, presidentes e diretores de empresas. “Além de congregar um número expressivo de autoridades em um mesmo ambiente, outro destaque é a programação do evento - que foi desenvolvida ao longo de 7 meses de trabalho por meio de entrevistas com especialistas e uma extensa pesquisa de mercado”, explica Maria Zoraide.

.[InfraBrasil Expo&Summit 2012, de 30 de janeiro a 1º de fevereiro (segunda a quarta-feira), São Paulo (SP), no WTC Convention Center, São Paulo. [www.antf.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira