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31/01/2012 - 11:19

Setor nacional de serviços traz balanço de 2011 e expectativas para 2012

Cresce a falta de trabalhadores qualificados na atividade que tem na mão de obra seu maior insumo .

Pesquisa encomendada ao Grupo Ipema pela Central Brasileira do Setor de Serviços (Cebrasse) [www.cebrasse.org.br], mensurou o movimento nacional da atividade no ano passado e as expectativas de empresários para 2012. As respostas são de cerca de 11 mil empresas de 30 diferentes segmentos (*).

Apurou-se que 36% dos empreendedores esperam faturar entre 7% a 10% ou mais nesse ano, na comparação com 2011. Outros 22% apostam em crescer de 1 a 3%, e pouco mais de 20% deles estimam seus caixas aumentados em torno de 5% - dependendo do campo de atividade das empresas.

A geração de empregos em 2012 deve se expandir equitativamente ao faturamento: um quarto das empresas tem expectativa de aumento de 1% a 3% na contratação, e outras 25% devem ampliar seus quadros de funcionários em torno de 5%. Quase 20% dos empregadores projetam contratar entre 10% ou mais do que empregou em 2011; e cerca de 16% dizem esperar aumento de 8 % na contratação de pessoal.

Mas, falar em contratar pessoas, o maior insumo da atividade, preocupa demais os que empreendem na prestação de serviços, pois fica cada vez mais raro encontrar profissionais preparados. Quase metade das empresas informou que foi altíssimo o impacto desse problema em seus negócios no final de 2011. E 40% delas apontaram situação de alto impacto.

Para 92,% dos entrevistados, questão é a primeira entre os fatores externos que impediram o incremento dos negócios das empresas naquele período. Em segundo lugar, com 86,5% das respostas, ficou a carga tributária. No quesito fatores internos (de gestão), o maior entrave para 87% dos pesquisados é a atrair e reter profissionais qualificados.

De acordo com Paulo Lofreta, presidente da Cebrasse, a situação é tão grave que deixou em segundo plano a histórica questão da carga tributária. Ele recorda que o “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo fechou 2011 registrando o escorchante total de R$ 1,51 trilhão de impostos pagos pelos brasileiros desde abril.

“ O problema faz-se rotineiro em qualquer atividade do mercado. Desde pequenos serviços de reparos em residências ou escritórios, até empresários que precisam preencher vagas de vigilantes com segundo grau completo, e também na hora de se contratar profissionais especializados, como engenheiros das áreas civil ou ambiental”, declara Lofreta.

.[* Percentual de respostas de cada segmento de serviços: limpeza e conservação (35,5%), serviços gerais e também os especiais com predominância de mão de obra (com 26% cada), outros serviços e trabalho temporário (21%), serviços administrativos (20%); vigilância e manutenção predial (14,5% cada); logística e administração de RH (13,5% cada). Outras atividade, com percentuais de até entre 7,40%: informática, contabilidade, manutenções elétrica e mecânica, restaurantes, telemarketing, promoção, turismo, jardinagem e paisagismo, e engenharia e montagem.

Como os empresários lidam com a situação-Boa parte das empresas (86%) aponta como seu maior problema de gestão a questão de atrair e reter bons profissionais. Assim, empresários desenvolvem ações internas de treinamento e capacitação, buscam novas fontes de recrutamento ou fazem parcerias com sindicatos dos trabalhadores para solucionar o problema.

Do governo, esperam incentivos fiscais, ampliação de escolas técnicas, e liberação de verbas, inclusive do FA T (Fundo de Amparo ao Trabalhador), para empresários e trabalhadores atuarem conjuntamente.

Salários e escolaridade dos trabalhadores e os principais contratantes do setor de serviços.

A quantidade de citações é superior à de observações devido às respostas múltiplas (8 no máximo).

A quantidade de citações é superior à de observações devido às respostas múltiplas (7 no máximo).

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