Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/01/2012 - 11:39

Construções sustentáveis: ecotelhado e jardim vertical para amenizar problemas ambientais


Melhorar a qualidade de vida por meio de isolamento térmico e acústico e, ainda, aproximar a natureza dos centros urbanos. Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela instalação da ecoparede – ou jardim vertical – e ecotelhado em residências horizontais e verticais, indústrias e empresas.

De acordo com Hélio Carlos Bonito Junior, economista por formação e proprietário da Ecoservice, um dos braços da LifeHouse, as vantagens são inúmeras, a começar pela retenção pluvial e no sequestro de CO2, amenizando as ilhas de calor no meio urbano.

“Existem também duas possibilidades, no caso da ecoparede, que auxiliam o meio ambiente. Com o jardim vertical canguru não há sujeira e nem água escorrendo para fora. Por isso, é o mais indicado para ambientes internos, pois se trata de um sistema que não utiliza terra e que possui “minirreservatórios” acoplados, possibilitando a reutilização da água para a sua manutenção. Já a ecoparede apresenta uma maior gama de possibilidades estéticas e de formatos, mas, por utilizar substrato e pela característica de seu sistema de irrigação (gotejamento), acaba sendo mais indicada para ambientes externos. Ambas apresentam um sistema de irrigação automatizado”, define Hélio.

A ideia de uma horta orgânica dentro de casa também pode ser aplicada no jardim vertical canguru, como alternativa para produção de alimentos dentro de um apartamento, por exemplo. O ecotelhado, por sua vez, auxilia na redução da quantidade e da velocidade de água liberada nas calçadas por seu sistema de absorção, além de contribuir para a maior durabilidade de sistemas de impermeabilização em prédios e aumento de seu conforto térmico.

Como exemplo dos benefícios que o ecotelhado oferece, a cidade de Beirute, no Líbano, decretou uma lei municipal que pode transformá-la na primeira metrópole do mundo a ter, obrigatoriamente, ecotelhados instalados em seus prédios. A motivação para o decreto surgiu da quantidade de prédios na cidade e pela baixa concentração de áreas verdes – apenas 0,8 metros quadrados de espaço verde por pessoa.

Grandes instalações-A LifeHouse, especializada em construções sustentáveis, já instalou a ecoparede em grandes construções. A instalação mais recente foi no Shopping Parque Barueri, na região de São Paulo, com 734 metros quadrados e 15.400 módulos de jardineira canguru, que formaram a parede externa do shopping – projeto que, pelo que se sabe, entra para o hall dos maiores do mundo.

Em relação ao ecotelhado, está em fase de conclusão de instalação um dos maiores do Brasil: o Shopping Iguatemi, na Juscelino Kubitschek, também na capital, que deverá ser inaugurado em março deste ano.

Outras instalações de ecotelhado importantes da LifeHouse foram o laboratório de análises clínicas Fleury, em Alphaville; um centro comercial na Lapa e o Hospital Israelita Albert Einstein, no Morumbi – todos em São Paulo. Uma das lojas da rede C&A, em Porto Alegre; a primeira concessionária verde da Iveco no país, em Jundiaí (a execução de uma ecoparede e do sistema de aproveitamento de água da chuva), e prefeituras no Estado de São Paulo também fazem parte do portfólio da empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira