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31/01/2012 - 12:03

Indra desenvolve avião de vigilância marítima

A companhia colabora neste projeto com Tecnam, Selex Galileo, FLIR Systems e Airbone Tecnologies. O objetivo é oferecer uma solução com a melhor relação custo de operação/capacidade de vigilância.Ficará pronto para entrar em serviço em 2012 e poderá vigiar zonas marítimas situadas entre as 50 e 200 milhas da costa.

A Indra, uma das principais multinacionais da Europa e América Latina, trabalha no desenvolvimento de um novo avião rápido de vigilância marítima em colaboração com o fabricante de aeronaves italiano Tecnam e as empresas SELEX Galileo, FLIR System e o instalador Airborne Tecnologies.

Estes cinco sócios fixaram como objetivo de desenvolver um avião que oferece as capacidades de vigilância mais avançadas da costa de aquisição e operação mais competitiva. A aeronave estará preparada para desempenhar missões de salvamento, proteção da frota pesqueira, proteção do meioambiente e vigilância do tráfego ilegal de pessoas e drogas, entre outras. Ficará pronto para entrar em serviço no final de 2012.

Esta aeronave cubrirá a exploração de zonas marítimas que os serviços de guardacostas costumam vigiar com helicópteros médios e o fará a um custo muito mais reduzido e com uma eficácia muito superior já que terá um sistema completo de vigilância marítima (radar, sistema AIS de identificação de buscas e dispositivo eletro-óptico de ultima geração).

Para desenvolver uma solução com estas características tem selecionado uma plataforma P2006T de Tecnam. Este avião bimotor ligeiro é muito fácil de pilotar e emprega combustível convencional, o que reduz enormemente o custo da operação. Requer também uma manutenção mínima e pode decolar e aterrizar em pistas improvisadas.

O avião será capaz de vigiar a área situada entre as 50 e 200 milhas náuticas. Este espaço está além do alcance dos sistemas de vigilância costeira e dos helicópteros médios, que cobrem até 100 milhas. Para cobrir está zona com eficácia precisa-se habitualmente de aviões de patrulha marítima muito mais caros de adquirir e com um custo de manutenção e de operação muito mais elevado.

O competitivo custo desta nova plataforma permitirá as forças responsáveis pelas funções de guarda costeira e proteção da zona econômica de exclusão adquirir as unidades necessárias para exercer seu trabalho nestas águas. Ao mesmo tempo, ao reduzir o custo de operação, garante-se que podem realizar as saídas que julgam convenientes de forma rotineira.

Profundo conhecimento da vigilancia marítima-A participação da Indra, Selex Galileo, FLIR Sistemas e Airboerne Technologies trás para este projeto o conhecimento e experiência para fornecer as aeronaves de inteligência necessária para realizar missões de vigilância marítima. Os sistemas que implantarão irão permitir a plataforma explorar zonas de até 40.000 milhas náuticas quadradas em cada saída.

A Indra se responsabilizará pela implantação do sistema de missão, o elemento chave que se encarregará pelo controle dos sensores a bordo, mesclando os dados recolhidos e apresentá-los ao operador a bordo. O sistema de missão também permite controlar as comunicações de duas vias de banda larga com a estação terrestre, que recebe e envia informação em tempo real, dado que a informação gerada pode ser integrada e processada em qualquer sistema de vigilância costeira ou de controle de trafego marítimo existente.

Em relação aos sensores, o avião contará com o radar Seaspray 5000E de Selex Galileo, que oferece um grau de detalhe que permite distinguir a forma e tamanho dos objetos e pode detectar embarcações e objetos pequenos no mar. Também contará com uma câmara eletro-óptica de grande formato de última geração e alta definição de FLIR Systems. Terá por último de um sistema de identificação de navios, que capta o sinal que emitem automaticamente as embarcações no mar para identificar-se. Esta informação que enviam os navios cruza-se com a recolhida pelos sensores do avião, o que facilita a vigilância e ajuda a detectar movimentos suspeitos.

Líder europeu em segurança marítima-A tecnologia da Indra controla hoje em dia mais de 3.500 km de fronteiras em todo o mundo. A companhia é líder no desenvolvimento e colocou em andamento os sistemas de vigilância costeira na Europa e seus sistemas já cobrem grande parte da costa da Península Ibérica, toda a costa da Letônia e a do Mar Morto na Romênia. Lidera também o projeto Perseus, uma ambiciosa iniciativa impulsionada pela União Europeia para desenvolver e provar um sistema de vigilância marítima mediante a integração dos sistemas nacionais já existentes no continente. Fora da Europa, a Indra tem desenvolvido um sistema de vigilância que controla a costa da Ilha de Hong kong e o arquipélago de mais de 200 ilhas de sua região administrativa.

Na área das aeronaves não tripuláveis (UAVs), a companhia trabalha observando o momento em que a lei permite sua utilização no espaço aéreo civil.

A Indra é uma das principais multinacionais de Tecnologia da Informação da Europa e da América Latina. É a segunda companhia europeia de seu setor por investimentos em P&D, com mais de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos. As vendas em 2010 atingiram 2.557 milhões de euros e sua atividade internacional correspondeu a 44%. Conta com mais de 35.000 profissionais e com clientes em mais de 110 países.

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