Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2012 - 09:10

Berkley completa seis anos de operação no Brasil

A Berkley International Brasil - seguradora de nicho multilinha com foco em Riscos de Engenharia, Responsabilidade Civil, Seguro Garantia, RD Equipamentos, Transportes, Seguro de Eventos e Fiança Locatícia – completou seis anos de atuação no mercado de seguros nacional. A companhia faz parte do Grupo W.R.Berkley, um dos maiores e mais respeitados grupos seguradores dos EUA, que resolveu iniciar suas atividades no país por acreditar que a região concentra muitas oportunidades de negócio.

Tudo começou em janeiro de 2006, quando a companhia se instalou em São Paulo com o objetivo de se tornar uma seguradora especializada em Garantia. Com esse ciclo consolidado, a empresa resolveu entrar na área de Engenharia, oferecendo produtos como Riscos de Engenharia, RD Equipamentos e Responsabilidade Civil.

Depois, em 2010, foi a vez de Transportes e Eventos integrarem as linhas de negócio da seguradora. “Para 2012, outras novidades deverão surgir, já que essas ações fazem parte da estratégia de expansão comercial da seguradora”, garante José Marcelino Risden, o diretor-presidente da companhia.

Operando como uma seguradora de nicho multilinha, seu principal canal de distribuição é através do corretor de seguros. Para dar suporte na comercialização dos seus produtos, a Berkley investe na abertura de novas unidades pelo país e no desenvolvimento de serviços on-line diferenciados.

Somente no ano passado, a companhia inaugurou duas filiais, em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), além de ampliar seu escritório no Rio de Janeiro (RJ). Também abriu gerencias comerciais em Goiânia (GO), Fortaleza (CE) e no interior de São Paulo. Atualmente, a seguradora está presente em todas as regiões do país e conta com diretorias regionais distintas para cada uma delas.

Também com o objetivo de facilitar o trabalho dos corretores de seguros, a Berkley lançou, em 2011, seu Portal do Corretor na internet. O espaço oferece diversos serviços on-line, como o cálculo de Riscos de Engenharia, RD Equipamentos e o de Fiança Locatícia. Isso significa que o corretor cadastrado na companhia pode acessar o site e - através do seu login e senha – dispor das condições comerciais dos produtos no menor tempo possível.

No portal também existem serviços que agilizam o trabalho de cadastro de clientes de Seguro Garantia, pois dispõe de uma ferramenta que em poucos segundos dá a resposta sobre a aceitação com limite, taxa e geração da contra-garantia, nas empresas de pequeno e médio porte. O Sistema Integrado de Crédito (SIC) permite que o corretor, ao fazer uma consulta, receba uma resposta imediata. Já para empresas de grande porte, o sistema permite o envio das informações cadastrais mediante upload das mesmas e o corretor recebe sua resposta em até 72 horas.

Essa velocidade nas transações com a Berkley elimina a necessidade do recebimento e aprovação de uma série de documentos em papel – como fichas cadastrais, contratos social, balanços e balancetes de todas as partes envolvidas – por uma simples pesquisa eletrônica no mercado financeiro através do CNPJ.

“Apenas para se ter uma ideia da agilidade que proporcionamos ao negócio, o que normalmente levava entre dois e cinco dias, hoje fazemos em apenas alguns segundos”, garante o presidente da Berkley. Outras vantagens são a possibilidade de acessar o cadastro de seus clientes, verificar todas as informações relativas ao mesmo - como dados cadastrais, apólices emitidas, baixadas ou canceladas, limite e acúmulo de crédito, além de consultar extratos de comissão.

Outra ação na área de tecnologia foi o lançamento do novo site da Berkley, que passou por uma reformulação total de conteúdo e layout. Agora, o espaço conta com mais informações sobre a companhia, seus produtos e serviços. Todas essas iniciativas visam justamente dar mais tempo ao corretor de seguros para a conclusão de novos negócios, eliminando a burocracia e agilizando processos.

Com todos esses investimentos, a Berkley cresceu em torno de 20% e fechou 2011 com mais de R$ 88 milhões de prêmio emitido. Para 2012, a companhia estima um crescimento superior a 40%. “Estamos em um momento de franca expansão e neste ano não será diferente. Muitos investimentos serão feitos no país e a tendência é que o mercado, não só em Seguro Garantia, mas em Riscos de Engenharia, por exemplo, tenha um crescimento bastante expressivo”, finaliza o executivo.

O resultado poderia ter sido ainda melhor se alguns investimentos em obras de infraestrutura – como o trem-bala e o Programa “Minha Casa, Minha Vida 2”, do governo federal - tivessem começado em 2011, como programado. Apesar da Berkley não ter foco em grandes projetos, os seus desdobramentos geram diversas demandas para empresas de pequeno e médio porte, através de subcontratos. Esse cenário afetou diretamente o desempenho da área de Riscos Financeiros, considerada a principal carteira da seguradora, que apresentou redução de 13%, encerrando o ano com R$ 37,2 milhões de prêmio.

Entretanto, outras linhas de negócio da seguradora tiveram grande destaque, como a carteira de Ramos Diversos, que cresceu 39% e chegou a R$ 35 milhões. Já o seguro de Transportes teve uma expansão de 184% no volume de prêmio, saindo de R$ 5,7 milhões em 2010 – ano em que foi lançado na Berkley - para R$ 16,2 milhões no último ano.

A Berkley International Brasil é uma seguradora de nicho multilinha, com foco em Riscos de Engenharia, RD Equipamentos, Seguro Garantia, Responsabilidade Civil, Transportes, Seguro de Eventos e Fiança Locatícia. Possui escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e gerências comerciais em Fortaleza (CE), Goiânia (GO) e Interior de SP. Além dessas filiais, conta também com representantes em Brasília (DF), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

A companhia faz parte do Grupo W.R.Berkley, um dos maiores e mais respeitados grupos seguradores dos EUA. O conglomerado possui unidades também no Reino Unido, Argentina, Uruguai, Espanha, Hong Kong e Alemanha. Sua principal característica é o atendimento personalizado, que visa identificar e atender com agilidade e eficiência às necessidades específicas dos corretores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira