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01/02/2012 - 09:10

Pesquisa revela que o jovem da nova classe média carioca é formador de opinião e tem papel decisivo no núcleo familiar

Estudo feito no Rio de Janeiro mostra o perfil econômico, social e cultural da Geração C .

Ele dita tendências, se importa com a família, quebra regras e inventa outras, gosta de moda e consumo e, principalmente, é formador de opinião. A pesquisa Geração C: o Retrato dos Jovens Cariocas*, realizada pelo instituto Data Popular e encomendada pela rádio BEAT98, traz uma análise completa econômica e comportamental sobre a juventude da Classe C do Rio de Janeiro. Ao todo, a pesquisa ouviu dois mil jovens cariocas entre 15 e 25 anos de idade, em mais de 80 horas de convivência direta.

O jovem da Geração C carioca movimenta somente com o próprio salário mais de R$ 5 bilhões por ano. Ele tem cartões (70% de débito; 69% de crédito; 54% de loja) e começa a ajudar financeiramente em casa: 23% fazem as compras de mês; 22% pagam contas; 64% são os responsáveis pelas compras de itens de tecnologia.

A representatividade da Classe C, tanto no Brasil quanto no Rio de Janeiro, é incontestável: atualmente ela representa 53% e 58% respectivamente. Só no Rio, são 3,5 milhões de jovens desta nova classe média. Assim, cada vez mais, eles ganham relevância econômica no núcleo familiar.

Perfil do jovem Geração C.:1) Protagonistas: Suas condições de vida e perspectivas são melhores que as de seus pais. Esse jovem é protagonista, conquistou respeito em casa e aparece como o novo formador de opinião da classe média carioca.

Eles são mais escolarizados (dos jovens de 15 até 17 anos o percentual de pessoas com ensino médio concluído é maior do que entre pessoas de 45 a 55 anos, por exemplo) e, portanto, conseguem melhores empregos do que seus pais. Eles trabalham em lojas, são auxiliares administrativos, caixas etc. Para eles, o estudo é uma conquista e uma maneira de obter boas condições de vida.

Na comparação da média salarial, para cada R$100,00 que um pai da classe C ou da elite ganha, os filhos recebem respectivamente R$ 72,30 e R$28,50. E a Geração C carioca tem o hábito de guardar dinheiro - 44% possuem poupança.

Este poder aquisitivo os torna mais independentes e maduros: 24% dos jovens da nova classe média já não vivem mais na casa dos pais contra 7% da elite. Eles próprios se enxergam como agentes que contribuem diretamente para a melhora da família e isso se reflete em suas atitudes. Eles colaboram em casa, cuidam dos irmãos e, principalmente, trabalham e estudam. São respeitados por seus pais a ponto de influenciarem diretamente na tomada de decisões.

Quando questionados sobre seus sonhos, o principal apontado foi educação, seguido de trabalho, moradia, família, dinheiro e ser feliz. De cada dez jovens universitários, cinco são da nova classe média.

2) Plurais-A Geração C carioca não aceita rótulos, ela é versátil, adota diversos papéis, transita em mundos diferentes. Tem características variadas, não faz parte de nenhuma tribo específica, eles circulam em diversas. O jovem da Classe C gosta de diversão, mas também é responsável: sai à noite para ouvir pagode e funk e acorda cedo para estudar e trabalhar.

3)Sintonizados-Rádio e internet são as principais fontes de informação deste jovem. Lá eles conhecem e baixam músicas, buscam dicas de festas e eventos gratuitos, procuram empregos e planejam o final de semana.

Para a Geração C não há diferença entre o real e o virtual, os dois universos se misturam e se complementam: .79% acessam a Internet |.50% têm a Internet como principal fonte de informação |.61% acessam as redes sociais |.55% têm o hábito de ler jornal semanalmente.

4) Intensos

Eles querem curtir a noite e o espírito agregador do carioca torna a diversão eclética, já que ritmos como samba, funk e sertanejo, entre outros, convivem de forma amigável. Mas os preferidos da Geração C carioca são o funk e o pagode. Para eles cada estilo tem a sua própria “cara”: Pagode: homem gente fina e alto astral |Funk: mulher sensual|Samba: homem adulto e malandro |Hip Hop: gringo estiloso| Reggae e Samba: mais aceitos pelos mais velhos.

O funk é, por excelência, o ritmo do jovem da nova classe média carioca. Quando é tocado somente no final dos eventos, gera decepção. As músicas são determinantes na avaliação positiva ou negativa da noite.

5)Cariocas-Aproximadamente 170 mil jovens cariocas vivem em comunidades somente na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ao todo, seis em cada dez moradores de comunidades são da nova classe média. Destes, 34% têm até 25 anos.

A Geração C carioca também tem uma forte relação com o lar (45% se consideram mais caseiros), que é o seu núcleo mais forte. É o local de interação com a família, sua principal referência de valores, de lazer – de onde acessa a internet, ouve música e recebe os amigos. A família é seu principal ponto de apoio, ele jamais estará sozinho. E vai além: a família eleita (amigos e vizinhos) é tão importante quanto seus parentes.

Ele valoriza a sua origem e sua autoestima está mais elevada. A Geração C carioca não quer ser parecida com o jovem da elite, ele se orgulha de sua identidade, só quer ter melhores condições de vida. E são otimistas: seis em cada dez consideram bom humor a qualidade mais importante em um parceiro 76% não se preocupam com o que os outros pensam 70% gostam de se sentir “diferentes”

Geração C – desejos e hábitos de consumo:o bairro onde mora é onde ele concentra a maioria de suas atividades. Grande parte do consumo costuma ocorrer no próprio bairro ou em vizinhos. A Geração C carioca faz suas compras em lojas de rua (62%) e em shoppings (56%).

A responsabilidade inerente desta geração também aparece nos hábitos de consumo. 80% valorizam ofertas e produtos com desconto na hora da compra e 275 mil jovens cariocas da nova classe média fazem as compras de supermercados. Além disso, 67% não gostam de acumular dívidas.

Eles gastam seu dinheiro com roupas, calçados, acessórios, comidas, lanches rápidos e variedades como DVD´s.

A faixa etária entre 15 e 25 anos almeja:28% querem comprar um carro: .27% têm intenção de comprar um imóvel 58% querem viajar a lazer

A longo prazo, eles querem cursar uma faculdade, construir uma família e conseguir um bom emprego. Os sonhos a curto prazo são fazer uma viagem, conhecer alguma celebridade, comprar um bem e ir a algum show.

A pesquisa Geração C: o Retrato dos Jovens Cariocas foi realizada no primeiro semestre de 2011.

BEAT98-Lançada em maio de 2008, a BEAT98 chegou ao mercado para atender o público jovem da classe C, de 10 a 34 anos. Atualmente, é a segunda mais ouvida das FM´s musicais, de acordo com o Ibope, e alcança 2,4 milhões pessoas diferentes por mês. Diariamente, entre 6h e 19h, são, em média, 172 mil ouvintes ligados na rádio a cada minuto. Seu pilar de programação é a música, que atende plenamente à demanda do target. Quinzenalmente a rádio realiza uma pesquisa específica sobre sua grade musical. E foi este comprometimento com a qualidade da programação, aliado à identificação com os locutores, que fez da BEAT98 referência entre a juventude da nova classe média carioca: a rádio é líder geral de audiência entre os jovens da classe C (de 15 a 24 anos), no horário entre 7h e 10h, com o “Show do Tino Jr”.

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