Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2012 - 09:40

Azeite Andorinha encerra 2011 com sucesso de vendas e reconhecimento da marca

O ano de 2011 foi bastante significativo para o azeite Andorinha, que investiu de forma recorde em marketing e criou a personagem Andorinha Dorinha, que caiu nas graças do público e ficou bastante conhecida, por meio do programa matinal da Rede Globo, Mais Você, e por meio das redes sociais como Orkut, Twitter e principalmente o Facebook.

Com a nova estratégia de marketing, a Sovena (produtora do azeite) estreitou sua relação com os consumidores brasileiros e evoluiu significativamente seus números de vendas. A estratégia não resultou somente neste aumento, mas também no reconhecimento dos consumidores brasileiros em relação à marca do azeite e sua qualidade.

O impacto da estratégia resultou no crescimento significativo das vendas, atingindo 23% de ascensão, comparado ao ano anterior, enquanto o mercado cresceu apenas 10,5%. Segundo Nuno Miranda, gestor de mercado da marca para a América Latina, o azeite Andorinha atingiu seu objetivo. “Comemoramos o resultado positivo por termos alcançado um resultado muito superior ao mercado e crescido mais que o dobro. Para 2012 esperamos manter este ritmo e continuar crescendo pelo menos o dobro do mercado”, revela.

A evolução nas vendas aconteceu nacionalmente, com algumas regiões em destaque. Os resultados foram positivos no Rio Grande do Sul e Pará com alta de 41% e 64%, respectivamente. Houve ainda uma alta surpreendente nas vendas de azeites no Distrito Federal, com 70% de crescimento, e nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde o consumo é o maior do país, o azeite Andorinha atingiu 17% e 21% de crescimento.

Dentro da performance de vendas dos azeites Andorinha, o gestor ainda destaca que em 2011 a marca obteve um resultado muito positivo com o portfólio Premium. A linha formada pelos azeites Seleção (com grau de acidez máxima de 0,4%), Vintage (produzido com as melhores azeitonas colhidas no período exato de maturação) e Orgânico (proveniente de olivais cultivados de acordo com a regulamentação europeia de produtos organicos), atingiram um resultado 119% superior nas vendas, comparado a 2010. O resultado mostra que os brasileiros estão conhecendo cada vez mais os diversos tipos de sabores de azeite e optando por diversificar a sua utilização.

O mercado nacional reconhece que os azeites Andorinha possuem produtos de qualidade e que a marca apresenta um portfólio diversificado que atende a todos os consumidores. Por isso, a Sovena continua investindo na qualidade dos seus produtos e em sua linha Premium, reconhecida internacionalmente por meio de prêmios conquistados em diversos órgãos especializados. “É muito gratificante notarmos que o aumento nas vendas de azeites Andorinha é mais significativo em nossa linha Premium”, afirma Nuno Miranda.

Visibilidade da marca-O azeite Andorinha comemora ainda sua representatividade junto aos brasileiros. A empresa Synovate realizou em 2011 uma pesquisa a pedido da Bunge, empresa que realiza a distribuição dos azeites em todo o Brasil, para compreender qual o posicionamento da marca na memória dos brasileiros. A pesquisa apresentou os seguintes resultados:

Na pesquisa de 2011, 46% passaram a consumir o azeite Andorinha depois de passar pela experiência de conhecer a marca. Esse resultado se mostra bastante positivo, já que em 2008 apenas 9% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram ter optado pela marca.

A pesquisa também registrou que 70% dos entrevistados afirmaram conhecer os azeites Andorinha. Uma evolução nos números, já que em 2008 esse resultado era de 36%.

Sovena-Atualmente posicionada como o 2a maior player de azeite em todo mundo, a Sovena está presente em três continentes e comercializa sua produção para mais de 70 países.

Com cerca de 1.100 colaboradores e oito fábricas em todo o mundo, fatura mais de 1 bilhão de euros, movimenta mais de 160 mil toneladas de azeite e mais de 500 mil toneladas de óleo. Como resultado da sua ambiciosa estratégia, 2/3 das vendas já são feitas fora de Portugal. Em apenas 10 anos o Grupo tornou-se uma das principais empresas em nível mundial com representações na Espanha, EUA, Brasil, Angola, Tunísia e Marrocos.

Chegou ao Brasil em 2004, quando adquiriu a marca de azeite Andorinha. A distribuição em todo o território nacional é realizada pela Bunge Alimentos, parceira da Sovena no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira