Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2007 - 10:22

Ciclismo Paraolímpico


Rodrigo Feola, é ciclista paraolímpico desde 2006, sendo o primeiro deficiente visual a representar o seu país, e pioneiro da categoria tandem no Brasil, treinando de três a seis horas por dia na cidade de São Paulo. Rodrigo consagrou-se Campeão Brasileiro e Paulista de ciclismo Paraolímpico em 2006, alcançando o nível máximo desse esporte em seu país.

Esses resultados extraordinários, conduziram esse ciclista, portador de deficiência visual – baixa visão categoria B3 – ao nível das competições internacionais:- Campeonato Mundial de Ciclismo Handsport UCI – Bordeaux / França - agosto de 2007 | - American Regional Championships Open - UCI Paracycling |Santiago de Cali / Colômbia – novembro de 2007-09-12 | Paraolímpiada de Beijing / China – agosto de 2008.

Provas de TRIAL Time ( contra relógio ) e longa Distância – percursos externos – Suíça / 2006. A história de " superação "

Nascido em 13 de março de 1975, Rodrigo Feola já apresentou a deficiência visual conhecida clinicamente como " nervo óptico pálido" ou baixa visão ( B3 ), comprometendo o seu campo visual em 70 %, nos dois olhos.

Atravessou inúmeras dificuldades na infância, estudando em escolas convencionais e aprendeu a ler aos 13 anos com o auxílio de lupas que aumentam em mais de 8 vezes.O esporte foi seu instrumento de superação, como uma compensação e muito cedo trouxe os primeiros resultados surpreendentes.Dos 5 aos 18 anos dedicou-se à natação.A partir dos 19 anos conheceu e apaixonou-se pelo triathlon, competindo e conseguindo resultados extraordinários, considerando que competia com atletas de visão "normal", em provas convencionais.

Seus resultados positivos e sua grande determinação o levaram para os EUA em 1994, onde realizou uma clínica de natação em Fort Laderdale, no Jack Nelson Swin Camp, na Flórida.

Apesar das grandes conquistas no triathlon, Rodrigo Feola destacava-se visivelmente nas provas de ciclismo desse esporte, quando foi convidado por Rivaldo Martins ( Coordenador Técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro ) para a seletiva do Campeonato Mundial de Ciclismo Adaptado 2006, na categoria tandem.Em apenas 6 meses, Rodrigo conquistou a vaga para o Campeonato Mundial de Ciclismo Adaptado na Suíça 2006, após sagrar-se Campeão Paulista e Brasileiro, na mesma categoria.

Para o Campeonato de 2007 ( Bordeaux - França, de 19 a 27 de agosto ) Rodrigo Feola foi convocado automaticamente, sem seletiva, por serem considerados os seus resultados de 2006 imbatíveis e que já garantiram a sua participação no Panamericano de Ciclismo Adaptado

Apesar de sua deficiência visual não contar com a possibilidade de cirurgia corretiva ou equipamentos preparativos ( lentes ou óculos ), Rodrigo Feola superou todas as suas dificuldades físicas, emocionais e adaptativas através do esporte.Mas ele deseja muito mais ...| www.boglinho.blogspot.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira