Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/02/2012 - 09:49

Prefeitura apresenta operação para os blocos de rua pré-carnaval


De 02 a 16 de fevereiro, 151 blocos desfilarão pelas ruas da cidade, que deve receber quase 800 mil foliões.

A Prefeitura do Rio divulgou na manhã do dia 31 de janeiro (segunda-feira), o esquema operacional para os desfiles de blocos de rua que acontecem no período pré-carnaval, de 02 a 16 de fevereiro. A operação foi planejada por órgãos públicos municipais e estaduais. Cerca de 790 mil foliões são esperados nos 151 blocos que desfilarão em todas as regiões da cidade no pré-carnaval. Neste período serão utilizados 2.150 banheiros químicos, além de outros 50 contêineres.

Durante a coletiva realizada no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, o secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello, anunciou a grande novidade do carnaval deste ano, que é o patrulhamento aéreo dos blocos feito por um dirigível:

- Esse dirigível vai funcionar durante o carnaval pegando imagens de cima, que serão utilizadas para organizar um carnaval melhor. Poderemos ver quais são os problemas com trânsito, ambulantes e os mijões, – disse Antonio Pedro.

A Comlurb preparou uma megaoperação para a limpeza dos percursos com 2.170 funcionários e o apoio de contêineres, caminhões compactadores, pulverizadores, pipas d’água, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes. A Companhia utilizará uma nova varredeira que levará mais agilidade ao serviço. Outra inovação da Comlurb para este ano é a colocação de contêineres não só na concentração, mas também no trajeto e dispersão do desfile. A medida é para estimular os foliões a jogarem o lixo no local adequado. Os efetivos e equipamentos de limpeza serão definidos conforme o número de foliões presentes em cada bloco. Um técnico acompanhará cada desfile e avaliará se é necessário ampliar o efetivo e uso de equipamentos.

As equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos realizarão ações preventivas nos sistemas de drenagem nas principais vias que darão acesso e receberão os blocos carnavalescos, além de serviços de vistoria e regularização da pavimentação asfáltica, limpeza de ralos e canaletas e nivelamento de meios-fios.

A Rioluz fará serviços de manutenção na iluminação pública, com troca de lâmpadas apagadas e acesas durante o dia, revisão de circuitos e vistoria de cabos aéreos. Além disso, serão instalados projetores para reforçar a iluminação em locais onde haverá desfile de blocos ou baile popular.

De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, uma das novidades da prefeitura para o carnaval de rua deste ano foi a vistoria do percurso de todos os blocos da cidade:

- Pela primeira vez, com a chegada do Centro de Operações, nós fizemos um planejamento prévio completo do carnaval de rua. Todos os roteiros do carnaval de rua foram vistoriados antecipadamente para que a gente não encontre nenhuma surpresa. Para que a operação seja mais eficiente e segura, nós precisamos conhecer previamente o terreno. Tudo isso visando à segurança do folião e à facilidade da operação da cidade ,– explicou Osorio, anunciando também a paralisação de obras nas vias públicas e a proteção aos monumentos e jardins da orla da cidade.

A prefeitura suspenderá obras e reparos nas vias públicas do Rio de Janeiro durante o período do carnaval. Os canteiros de obras serão desmobilizados. Os que não puderem ser desmobilizados devem estar com tapumes para não oferecer qualquer risco ao folião. Outra novidade importante esse ano foi o cercamento de sete monumentos para protegê-los de danos.

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) contará com o efetivo de 2.097 pessoas, divididas em turnos, entre guardas municipais e agentes da Seop, que atuarão para coibir a presença de ambulantes não autorizados e reprimir os foliões que teimam em fazer xixi em vias públicas. A Seop terá oito reboques para coibir o estacionamento irregular.

Para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular e orientar pedestres, a Cet-Rio atuará com 820 homens posicionados em pontos estratégicos. O esquema especial contará ainda com 55 motocicletas, 45 viaturas, além de 15 reboques, posicionados nos arredores dos desfiles. Serão utilizados ainda 19 painéis móveis de mensagens variáveis e 20 painéis fixos, que informarão as condições de tráfego nos percursos dos blocos. O tempo semafórico dos equipamentos próximos ao ponto de desfile poderá ser alterado, caso os operadores presentes no Centro de Operações Rio percebam tal necessidade.

A Prefeitura do Rio pede que os foliões respeitem algumas recomendações de transito: utilizar preferencialmente transporte público nos deslocamentos até os desfiles, respeitar os locais de estacionamento e horários, evitar circular pelas rotas dos principais blocos, respeitar todas as orientações dos agentes de trânsito e sempre atravessar as ruas nos semáforos.

Carnaval carioca terá 425 blocos-Até o final do carnaval deste ano, que tem como tema “Viva um Carnaval de Harmonia”, 425 blocos de rua irão desfilar pelas ruas da cidade, sendo 145 na Zona Sul, 32 na Zona Oeste, 63 na Zona Norte; 43 na região da Tijuca, 76 no Centro, 22 na Ilha do Governador e 44 na Barra da Tijuca/Jacarepaguá. Para atender a esta demanda, o planejamento da Prefeitura do Rio contará com 15 mil posições de banheiros, 80 UTIs móveis, 1.000 orientadores de trânsito, além de produzir 500 mil panfletos informativos.

.[No site http://www.rioguiaoficial.com.br serão divulgadas todas as informações do Carnaval de Rua, para que o morador também possa se programar sobre o dia e o horário que haverá desfile no seu bairro]. Ou banner ao lado neste Canal do Carnaval.

O patrulhamento aéreo dos blocos será feito por um veículo não tripulado. O dirigível terá 10mX2,6m de altura com capacidade para sobrevoar as rotas da folia por até três horas numa altura de 30 metros do solo. Um gás não inflamável, inodoro e não tóxico modela o formato do “zepelim”, dotado de um motor elétrico silencioso e guiado por controle remoto.

O novo equipamento auxiliará ainda mais no monitoramento da cidade, que já conta com 560 câmeras instaladas nos principais pontos do município. Os trajetos dos blocos também foram georreferenciados pelo Centro de Operações Rio. Alguns aspectos foram cuidadosamente observados, como a posição da rede aérea elétrica, altura dos sinais de trânsito, estabilidade do piso, árvores, caçambas, entre outros. Com a elaboração de um fluxograma, foi possível definir com mais exatidão os melhores pontos de distribuição das equipes operacionais, além da melhor angulação das câmeras para o monitoramento em tempo real. Na semana anterior ao Carnaval, técnicos do Centro de Operações farão novas vistorias nos trajetos dos blocos de rua. Com isso, a prefeitura é capaz de mensurar qualquer tipo de impacto provocado ao trânsito nos pontos de desfile.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira