Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/02/2012 - 10:13

Elipse fecha negócio com a Samarco

Soluções Elipse E3 e Elipse Plant Manager serão utilizadas pela empresa produtora de minério de ferro.

No início do ano, a Elipse Software e a Samarco Mineração fecharam um negócio com o propósito de substituir o atual sistema supervisório da Planta 1, responsável por 63% da produção realizada na Mina do Germano, em Mariana, cidade mineira localizada a 115 quilômetros de Belo Horizonte. Para isso, a mineradora decidiu utilizar o supervisório Elipse E3 e o historiador Elipse Plant Manager, ambos desenvolvidos pela Elipse.

O investimento total neste projeto, incluindo o software supervisório, o hardware de última geração, a engenharia de integração e a infraestrutura de comunicação de dados, está orçado em R$ 2,5 milhões. Importante salientar a participação da IHM Engenharia e Automação, empresa que conduziu os testes que qualificaram, tecnicamente, o E3 a participar da concorrência para fornecimento do software do novo sistema de supervisão.

Antes de ser aceito pela Samarco, o software da Elipse teve de passar por uma bateria de 12 rigorosos testes realizados na matriz da Elipse, em Porto Alegre, nos dias 18 e 19 de maio deste ano. Três funcionários da IHM, quatro da Samarco e 11 da Elipse compareceram e testemunharam a grande performance apresentada pela solução da Elipse que, segundo seu diretor de desenvolvimento, Alexandre Balestrin Corrêa, superou todas as expectativas.

“O desempenho do E3 foi bastante satisfatório”, resumiu Corrêa.

Eduardo Montenegro, analista de sistema de controle da IHM, revelou ter ficado bastante surpreso com a performance apresentada pelo software da Elipse ao final de cada um dos testes. Um desempenho, segundo ele, acima do esperado e que favoreceu a pontuação do E3 na análise.

“O desempenho e a arquitetura flexível foram alguns dos quesitos avaliados ao longo dos testes e que determinaram a boa classificação técnica do E3”, disse o analista da IHM.

A análise conduzida pela IHM teve o objetivo exclusivo de selecionar a ferramenta que melhor pudesse atender aos exigentes requisitos da nova aplicação da Samarco. Neste estudo, foram analisados mais de 100 critérios relacionados à arquitetura do software, desempenho, manutenção, assistência técnica e segurança, nos quais o E3 foi muito bem avaliado.

Segundo o engenheiro especialista da Samarco, Vinícius Vilela Wiermann, o desempenho apresentado pelo E3, ao longo dos testes, atendeu satisfatoriamente aos requisitos de performance definidos pela Samarco.

“A velocidade com que o software consegue processar um grande volume de dados é surpreendente. Esperamos, agora, que o E3 apresente esta mesma performance, demonstrada nos testes, na aplicação que será desenvolvida para a mina”, disse Wiermann, fazendo uma alusão à Mina do Germano, local onde o E3 será instalado.

Controle remoto e em tempo real-Através das telas do E3, os operadores poderão monitorar, remotamente e em tempo real, as etapas correspondentes à lavra, britagem e concentração do minério de ferro realizadas na Planta 1 da Unidade de Germano, em Mariana. Já o Elipse Plant Manager terá a função de armazenar, de forma mais compacta e organizada, todos os dados referentes aos eventos, analógicas e alarmes coletados pelo sistema de automação. Confira abaixo uma síntese das etapas supervisionadas pelo E3.

A lavra é a extração do minério de ferro, que acontece em mina a céu aberto, no Complexo das Minas de Alegria, na Unidade de Germano. O beneficiamento é a área responsável pela adequação do minério de modo que possa ser conduzido às próximas etapas do processo produtivo. Em duas plantas industriais, o minério proveniente da mina é britado, moído e separado de suas impurezas via o processo de flotação reversa. Após essa etapa, o minério, agora transformado em polpa, estará dentro das especificações químicas e físicas necessárias para ser transportado por um mineroduto e encaminhado à pelotização, fase que antecede a comercialização.

Samarco-Fundada em 1977, a Samarco Mineração é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada, em partes iguais, por dois acionistas: Vale S.A. e BHP Billiton. O principal produto fabricado são as pelotas de minério de ferro. A empresa transforma os minerais de baixo teor em produtos nobres, de alto valor agregado, que são comercializados para a indústria siderúrgica mundial. Possui clientes em mais de 19 países, em todos os continentes, exceto na Oceania. Com capacidade produtiva atual igual a 22,250 milhões de toneladas ao ano, gerando cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos, a Samarco é a segunda maior exportadora no mercado transoceânico de pelotas de minério de ferro no mundo. [www.samarco.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira