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02/02/2012 - 10:13

Vale: sobre atracamento de navios nos portos da China, esclarece

“A respeito das notícias divulgadas na imprensa sobre ajustes nas regras de atracação de navios do tipo Very Large Ore Carrier (VLOC) nos portos chineses, a Vale esclarece que seus navios com capacidade de transporte de 400 mil toneladas, próprios ou contratados, somente atracarão nos portos chineses em total conformidade com a legislação daquele país.

A adaptação dos portos para receber esses supercargueiros é uma questão eminentemente técnica, tratada em conformidade com a legislação marítima local e internacional, que requer estudos de engenharia detalhados e muitas vezes investimentos adicionais em treinamento dos operadores, reforço dos berços de atracação e dragagem. Atualmente, os supercargueiros da Vale podem aportar na sua capacidade máxima nos portos de Ponta da Madeira, em São Luís; Sohar, em Omã; Taranto, na Itália; e Roterdã, na Holanda.

A Vale reitera que seu objetivo com os navios com capacidade de transporte de 400 mil toneladas é oferecer uma solução logística eficiente e segura para ligar os terminais marítimos da empresa no Brasil a seus clientes asiáticos e europeus, reduzir o custo de transporte transoceânico de minério de ferro e também a volatilidade do frete e do preço do minério, assim como contribuir para a redução das emissões de carbono por tonelada de minério transportada.

Seis navios deste tipo já estão em operação e já realizaram 15 manobras de atracação para carregamento e descarregamento em seis diferentes portos no mundo, com elevada produtividade e segurança operacional.

A Vale continua desenvolvendo novas alternativas para atracação de seus navios em novos portos, seguindo a legislação de cada país, e de forma cooperativa com seus clientes e autoridades locais. Ontem, 31 de janeiro, o Porto de Tubarão recebeu pela primeira vez um supercargueiro, o Vale Rio de Janeiro, após estudos técnicos terem sido realizados para permitir a atracação no porto. O cronograma de entrega dos 29 navios ainda em construção encomendados direta ou indiretamente pela Vale, dos quais 17 em estaleiros chineses, segue inalterado”, conclui o comunicado.

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