Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2007 - 10:36

SIL utiliza novos selos de identificação de conformidade do Inmetro


Com o objetivo de fornecer informações mais precisas aos consumidores, o Inmetro emitiu a portaria que define as condições de uso das marcas, símbolos e selos de identificação. A SIL adotou as especificações rapidamente nas embalagens e catálogos

Com o objetivo de preservar sua identidade, bem como fornecer informações mais precisas e claras aos consumidores e usuários de seus serviços, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) emitiu a Portaria 073/2006, que define as condições de uso das marcas, símbolos e selos de identificação da conformidade. Segundo o órgão, o entendimento do significado de seus selos permitirá que, para o caso dos produtos com conformidade avaliada - como é o caso de fios e cabos elétricos -, os consumidores executem melhores decisões de compra e uso dos produtos.

A decisão do Inmetro visa, sobretudo, coibir o uso indevido ou abusivo das marcas, símbolos e selos de identificação em produtos e serviços, processos, sistemas de gestão. A SIL, fabricante nacional de fios e cabos elétricos para serem utilizados em tensões de até 1 kV (baixa tensão), atendeu rapidamente a portaria do Inmetro e já adota nas embalagens de seus produtos e nos catálogos fornecidos a lojistas e especificadores o novo selo de identificação da conformidade “Segurança”, com versões colorida (tom alaranjado), em tons de cinza ou preto e branco – próprio para fios e cabos elétricos com certificação compulsória (obrigatória). No selo, a marca do Inmetro fica posicionada do lado direito e é maior do que a marca do organismo de acreditação dos produtos – conforme regra estabelecida na portaria.

SIL apóia mudança -Na avaliação do engenheiro Nelson Volyk, gerente de engenharia e qualidade da SIL, com a medida, o consumidor passará a entender facilmente se a certificação obtida pela empresa tem por objetivo a segurança ou saúde do usuário e da sociedade, ou se é em relação ao desempenho do produto ou meio ambiente. “São mudanças fáceis de serem implantadas, por isso, atendemos com agilidade. Essa portaria é uma boa iniciativa, principalmente no caso de condutores elétricos em que o foco da certificação compulsória é segurança”, declara. “Para um cliente que não compra rotineiramente fios e cabos elétricos, a palavra segurança junto ao símbolo do Inmetro vai chamar mais a atenção e será uma garantia de que o item é certificado e passou por ensaios físicos e elétricos junto a uma certificadora credenciada pelo Inmetro. Portanto, atende aos requisitos das normas técnicas e as portarias do próprio Instituto, facilitando a conscientização do consumidor e até mesmo do eletricista”, completa Volyk.

Ele também informa que, quando a mudança da portaria foi publicada, não estava adequada ao setor de fios e cabos. Por isso, o Sindicel (Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não-Ferrosos do Estado de São Paulo), fez uma proposta ao Inmetro que foi aceita. Em breve, essas mudanças já constarão das portarias de certificações compulsórias de cada produto.

Como fica na hora da compra - A presença dos selos de certificação deve afetar os critérios de escolha dos consumidores e pode resultar em melhores decisões de compra. “O consumidor deve ficar atento e sempre adquirir fios e cabos que atendam a certificação compulsória, ou seja, obrigatória, pois caso contrário estará adquirindo um produto ilegal”, esclarece Volyk.

Com a portaria, além de mudar a apresentação do símbolo dos Certificados da Marca de Conformidade do Inmetro para fios e cabos (que no caso da SIL é emitido pela União Certificadora - UC), foi modificado também o selo de identificação da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. “Ele não pode conter o símbolo do Inmetro. Essa medida tem o objetivo de impedir que o consumidor leigo seja induzido a pensar que o produto é certificado pelo órgão”, conclui Volyk.

Perfil SIL-A SIL Fios e Cabos Elétricos, empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado brasileiro, conta hoje com 220 funcionários e 60 representantes em todo o País. Está instalada num terreno de 27.000 m2, com área construída equivalente a 13.000 m2, localizado em Guarulhos (SP). Seu parque fabril possui equipamentos de última geração e capacidade instalada para processar 13.000 toneladas/ano de cobre. Em 2006, produziu cerca de 8 mil toneladas/ano de fios e cabos para fins elétricos. A SIL prioriza o desenvolvimento sustentável e a expectativa para 2007 é de que a empresa registre um crescimento 15% superior ao atingido em 2006. Seriedade na política de atuação e na relação com seus parceiros e fornecedores, com metas e diretrizes honestas, somadas às iniciativas como avanços tecnológicos, rigoroso controle de qualidade, valorização profissional e respeito ao consumidor, fazem com que a SIL seja reconhecida como uma das principais empresas brasileiras na área de fios e cabos para fins elétricos. | Telefone: (11) 6488-2000 – SAC 0800 55 0008 | www.sil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira