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02/02/2012 - 11:24

Factoring: fator de compra tem redução em janeiro

Seguindo a trajetória de queda da taxa básica de juros (Selic) e dos juros futuros da BM&F, o Fator de Compra do Mercado de Factoring" fechou em baixa em janeiro. O índice, divulgado no dia 1º dse fevereiro (quarta-feira),pela Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring (Anfac), ficou em 3,86% no último mês, contra 3,89% registrado em dezembro de 2011.

O Fator de Compra Anfac é um referencial de preço utilizado pelo setor na aquisição de direitos creditórios, originados de vendas mercantis.

Segundo o presidente da Anfac, Luiz Lemos Leite, os indicadores macroeconômicos divulgados recentemente vêm confirmando o acerto do Banco Central na condução da política monetária. “A última ata do Copom (Conselho de Política Monetária) evidenciou que o BC mantém a sua avaliação negativa sobre a situação externa, citando altos riscos para a estabilidade financeira internacional com maior deterioração do cenário”.

Por outro lado, destaca ele, a expectativa do mercado financeiro é de que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) seja da ordem de 5,28% para 2012. Esse indicador, assim como a redução do nível de desemprego, a alta do salário mínimo a partir de janeiro e o aumento do estoque de crédito do sistema financeiro, fortalecem a posição do BC.

Na próxima quarta-feira (08/02), cerca de 300 empresários do setor de factoring se reúnem em Araxá (MG) para o XI Congresso Brasileiro de Fomento Mercantil. Juntamente com especialistas de empresas como KPMG, Serasa Experian, Bradesco e Banco Petra, os executivos discutirão o panorama da economia brasileira, do crédito e as perspectivas para o mercado de fomento mercantil.

Factoring-Criado no Brasil no dia 11 de fevereiro de 1982 com a fundação da ANFAC, o Factoring, ou Fomento Mercantil, é uma atividade que consiste na prestação de serviços, os mais variados e abrangentes, de apoio às pequenas e médias empresas, conjugada com a compra de direitos creditórios originados de vendas mercantis realizadas por sua clientela.

Dentre suas características essenciais, contempladas pelo projeto de lei, estão a prestação de serviços a pessoas jurídicas bem como a compra de direitos creditórios resultantes das vendas mercantis realizadas por suas empresas clientes. Peculiaridade dessa atividade é a prestação de serviços de orientação aos negócios dos clientes, desde a contribuição à organização ao seu fluxo de caixa e pagamentos, até a melhor gestão.

A ANFAC - Associação Nacional das Sociedades de Fomento Mercantil – Factoring - é a principal entidade representativa do setor do fomento mercantil brasileiro. Foi fundada em 1982, na cidade do Rio de Janeiro, com o compromisso de fortalecer o sistema brasileiro de fomento mercantil e suas relações com a sociedade, como também, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e sustentável do País.

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