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02/02/2012 - 11:37

Roche: lucro líquido cresceu 26% em 2011


Grupo teve crescimento de 2% em moedas locais, excluindo-se o Tamiflu® (fosfato de oseltamivir). Vendas totais do Grupo alcançam 42,5 bilhões de francos suíços.

A Roche anunciou no dia 1º de fevereiro (quarta-feira), os seus resultados financeiros de 2011. Em uma demonstração de solidez, o grupo registrou crescimento de 2% nas vendas em moedas locais (francos suíços) -sem contabilizar as vendas do medicamento Tamiflu® (fosfato de oseltamivir) – em linha com o crescimento do mercado. Incluindo-se o medicamento comprado em larga escala em 2009 para o combate à epidemia da gripe A H1N1, as vendas mantiveram-se estáveis, em torno de 42,5 bilhões de francos suíços.

De acordo com nota da Companhia, houve progresso com o pipeline avançado, já que 17 de 20 estudos em andamento deram resultados positivos em 2011. Alguns exemplos são o medicamento Zelboraf (vemurafenibe), específico para melanoma, e seu teste diagnóstico acoplado, que foram lançados com sucesso nos Estados Unidos; e os registros para comercialização de novos medicamentos para câncer –vismodegibe, aprovado nos EUA em janeiro de 2012, e pertuzumabe.

O nível de investimento manteve-se na casa dos 19% do faturamento global, índice que contribui para o desenvolvimento de novas pesquisas médicas com bons resultados em estudos clínicos, como a droga experimental RG7204, que mostrou benefício significativo em sobrevida para pacientes com melanoma avançado.

Em sua divisão farmacêutica, a Roche teve 1% de crescimento em vendas, excluindo-se Tamiflu® (fosfato de oseltamivir). Os principais fatores de crescimento foram os medicamentos de oncologia, inclusive produtos lançados recentemente, como o Zelboraf (vemurafenibe).

Na Roche Diagnóstica, com 20% de participação de mercado, o crescimento de 6% em moedas locais garantiu a liderança da divisão no mercado global de IVD, resultado puxado principalmente pela área de Professional Diagnostics, segmento com forte desempenho em imunoensaios e colocação de equipamentos.

Bons resultados e perspectivas positivas: vendas em moeda local, excluindo Tamiflu® (fosfato de oseltamivir), crescem 2%17 novas pesquisas obtêm resultados positivos. O grupo planeja aquisição da Illumina para liderança no mercado de sequenciamento genético.

Grupo Roche: .As vendas do Grupo Roche crescem 2%, excluindo Tamiflu® (fosfato de oseltamivir).

.Houve impacto significativo da variação cambial (-12 pontos percentuais) devido à valorização do franco suíço; vendas totais do Grupo alcançam 42,5 bilhões de francos suíços.

.Vendas de produtos farmacêuticos, excluindo Tamiflu® (fosfato de oseltamivir), crescem 1%, em linha com o mercado; vendas da Diagnóstica aumentam 6%, significativamente acima do mercado.

.O lucro por ação subiu 11%, graças ao sólido desempenho operacional, menor custo financeiro e menos encargos tributários.

.O lucro operacional aumentou 6%, impulsionado, sobretudo, pela economia gerada no programa Excelência Operacional e pelas contínuas melhorias de produtividade.

.Forte fluxo livre de caixa operacional, de 13,7 bilhões de francos suíços, ou seja, 14% maior.

. O lucro líquido cresceu 26%, chegando a 9,5 bilhões de francos suíços (+7% em francos suíços).

.Houve excelente progresso com o pipeline avançado: 17 de 20 estudos deram resultados positivos em 2011; o medicamento Zelboraf (vemurafenibe), específico para melanoma, e seu teste diagnóstico acoplado foram lançados com sucesso nos EUA; solicitados, nos EUA e na UE, os registros para comercialização de novos medicamentos para câncer –vismodegibe, aprovado nos EUA em janeiro de 2012, e pertuzumabe.

.O Grupo planeja a aquisição da Illumina para fortalecer a gama de produtos de sequenciamento de DNA da Roche Diagnóstica.

.O Conselho propõe aumento de 3% nos dividendos, para 6,80 francos suíços, representando o 25º ano consecutivo de crescimento dos dividendos.

.Perspectivas para 2012: crescimento das vendas do Grupo e da Farma na faixa de 1 a 5%; crescimento da Diagnóstica acima do mercado; meta de crescimento do lucro por ação na faixa superior de um dígito; Roche continuará mantendo sua política atrativa de dividendos.

Divisão Farmacêutica: .As vendas da Divisão Farmacêutica, excluindo Tamiflu® (fosfato de oseltamivir), cresceram 1% em 2011.

.Incluindo Tamiflu® (fosfato de oseltamivir), as vendas em moeda constante permaneceram estáveis. As vendas refletiram o sólido crescimento da maioria dos medicamentos chave, inclusive produtos lançados recentemente.

.A demanda por medicamentos chave para tratamento de câncer, como Herceptin® (trastuzumabe), MabThera® (rituximabe), Xeloda® (capecitabina) e Tarceva® (cloridrato de erlotinibe), continuou a crescer e as vendas iniciais do novo medicamento para câncer de pele, Zelboraf (vemurafenibe), lançado nos EUA em agosto, foram muito promissoras. Outros importantes fatores de crescimento foram o medicamento ocular ranibizumabe, Actemra® (tocilizumabe) para artrite reumatoide e Mircera® (betaepoetina-metoxipolietilenoglicol) para anemia de origem renal. Os impactos negativos foram o declínio esperado das vendas de Tamiflu® (fosfato de oseltamivir), Avastin® (bevacizumabe), Recormon® (betaepoetina), Bonviva® (ibandronato de sódio) e CellCept® (micofelonato de mofetila).

.As reformas da saúde nos EUA, as medidas de austeridade da Europa e o efeito base dos cortes bianuais de preço implementados no Japão em abril de 2010 tiveram um impacto negativo combinado sobre o crescimento de 295 milhões de francos suíços, equivalente a um ponto percentual, nas vendas da divisão.

Divisão Diagnóstica: .Com 20% de participação de mercado e crescendo 6%, a Roche Diagnóstica continuou liderando o mercado global de IVD. As vendas da área Professional Diagnostics, segmento muito maior que os demais, foram impulsionadas pelo forte desempenho em imunoensaios e colocação de equipamentos.

.No início de 2011, a Roche Professional Diagnostics assumiu a liderança do mercado, que inclui soluções de diagnóstico in vitro para laboratórios clínicos e testes feitos de urgência, à beira do leito, em hospitais e ambulatórios.

. Na área Tissue Diagnostics, a demanda por corantes avançados, usados para detecção de proteínas e genes em amostras de tecido, continuou alimentando um crescimento que é praticamente o dobro do mercado

.Nas áreas Diabetes Care e Molecular Diagnostics, a nova geração de monitores de glicemia Accu-Chek e testes de carga viral para várias doenças infecciosas, respectivamente, continuaram sendo os grandes fatores de crescimento.

. As vendas da Applied Science sofreram o impacto do declínio dos testes de influenza H1N1 ano após ano, da maior competição pelo mercado de sequenciamento e pela diminuição dos investimentos em pesquisa.

Perspectivas para 2012-A Roche prevê, em 2012, um crescimento de vendas na faixa de 1 a 5%, a taxas de câmbio constantes, para o Grupo e para a Divisão Farmacêutica. O crescimento das vendas da Farma deverá se acelerar, impulsionado pela força dos produtos estabelecidos e pelos novos lançamentos. As vendas da Divisão Diagnóstica deverão crescer mais que o mercado.

Apesar do ambiente de mercado desafiador, com base nas expectativas de crescimento das vendas e nas melhorias continuadas de eficiência, a Roche pretende alcançar um aumento de 5 a 9% no lucro por ação a taxas de câmbio constantes. O Grupo manterá sua atrativa política de distribuição de dividendos.

Severin Schwan, CEO da Roche, comenta os resultados do Grupo em 2011: “Alcançamos nossas metas de vendas e lucratividade para o ano e também fizemos progressos significativos com nosso pipeline. Com 17 estudos clínicos de fase avançada tendo apresentado resultados positivos em 2011, continuamos construindo o futuro do nosso negócio com produtos inovadores. Além disso, a planejada aquisição da Illumina deverá fortalecer nossa presença no dinâmico mercado do sequenciamento, permitindo a descoberta de biomarcadores complexos para uso em pesquisa e prática clínica. Para 2012, esperamos que as vendas do Grupo cresçam na faixa inferior a média de um dígito. A meta é aumentar o lucro por ação entre 5 e 9%”, diz o CEO.

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