Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2007 - 10:51

“Desenhos Inanimados”, de José de Quadros


Exposição Individual de José de Quadros, Desenhos Inanimados (Galeria Teatro), de 13 de setembro até 07 de outubro de 2007, terça a domingo das 9h às 19h, Espaço Cultural Contemporâneo – ECCO, SCN Quadra 3 Lote 5 (ao lado das concessionárias Jorlan e Citroën, entre o Liberty Mall e o Edifício VARIG).Site: www.eccobrasilia.com.br . Agendamento de visitas pelo telefone: (61) 3327-2027 ramais 28, 29 ou 31.

Exposição - Em 2005, o artista brasileiro, residente em Kassel há muitos anos, começou a criar esta série, a partir de jornais do período nazista da Alemanha (1933/45), acuradamente arquivados e catalogados, herdados do visinho que faleceu tragicamente em Luzón, Filipinas. Assim, juntou seu desejo de desenhar insetos e detalhes de flora e fauna e começou a criar seu trabalho.

Por muito tempo, esses jornais e os desenhos dominaram seus pensamentos, faziam-se presentes, para logo em seguida um fazer parte do outro. De certa forma, foi também influenciado pelo livro de Hannah Arendt: "Eichmann in Jerusalem. Bericht über die Banalität des Böses / Eichmann em Jerusalem. Relatos sobre a banalidade do mal" (1963). O livro trata da minimização de um passado medonho e monstruoso, negando a responsabilidade individual dentro de um crime organizado, mandado por um "sistema", do qual Eichmann tomou parte e que, durante todo o seu processo, dizia-se inocente, que somente cumprira com seu dever. A verdadeira banalização do mal.

Esses jornais são registros de fatos, mas agora eles passam para uma outra dimensão: são incorporados como objetos de arte. Talvez no atual contexto, aqueles acontecimentos passam a ser observados de forma profunda e crítica.

Ao voltar ao Brasil, trabalhou seis meses em um ateliê em São Paulo e teve seu espaço, em Kassel, na Alemanha, roubado e atearam fogo, nisso, a única coisa que salvou foram os jornais. ” Fiquei imaginando quantas bombas e quantos incêndios esses jornais já sobreviveram, e agora, mais uma vez... um sinal de que eu deveria dar continuidade ao trabalho imediatamente! Tudo parece anormal, mas são tais banalidades que mudam todo o percurso de nossas vidas”, desabafa.

A mostra foi apresentada antes no Museu de Arte Contemporânea – Dragão do Mar, em Fortaleza, Ceará e o artista estará presente na abertura em Brasília.

Perfil da Artista - José de Quadros vive e trabalha em São Paulo e Kassel, na Alemanha. É formado em artes na Faculdade de Artes Plásticas - Hochschule für bildende Kunst – com especialização em pintura com Kurt Haug. Além disso, tem título de Meisterschüler (aluno-mestre) do Prof. Kurt Haug. Fez sua primeira exposição em Kassel no ano de 1990, "Infinitum Malerei", Galeria Werkstatt. Depois disso, continuou por vários países da Europa, passou pelo Brasil e volta, dessa vez em Brasília, apresentando essa bela mostra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira