Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/09/2007 - 10:51

Zemog – Ambienteacúmuloposiçãografocormóvel


Inauguração de nova galeria incrementa o circuito de arte contemporânea da praça General Osório em Ipanema.

Amarelonegro Arte Contemporânea (assim mesmo, tudo junto) é o nome da nova galeria que foi inaugurada dia 12 de setembro com a exposição dos trabalhos recentes do artista Zemog. A galeria será a quinta (de arte contemporânea) instalada no início de Ipanema onde já estão a Laura Marsiaj Arte Contemporânea, Anexo, Silvia Cintra Galeria de Arte e Box 4.

As proprietárias da nova galeria são as amigas de longa data Áurea Katsuren e Nara Reis. Depois da formatura na escola de Belas Artes da UFRJ, na década de 1980, ambas iniciaram caminhos profissionais no circuito carioca de arte, porém tomaram rumos diferentes. Áurea optou apenas pela pintura e depois incluiu a restauração em seu perfil profissional. Morou cinco anos em Dusseldorf, na Alemanha, quando trabalhou no restauro de obras desde o século 16 até o contemporâneo. Atualmente o ateliê de Áurea Katsuren é referência brasileira em restauração de obras antigas, modernas e contemporâneas.

“Abrir uma galeria era um sonho que eu acalentava. Já tinha propostas para negociar obras de arte em meu ateliê, mas me sentia impedida pela ética, uma vez que as galerias também são minhas clientes, mas agora é diferente, estamos oficialmente no mercado”, declara Áurea Katsuren.

Nara Reis atua no mercado de arte há quase 30 anos. Trabalhou nas galerias Invest Arte, Montesanti, Silvia Cintra Galeria de Arte e Galeria de Arte Ipanema. É conhecida pelas simpáticas visitas guiadas que realiza pelos acervos e exposições das galerias onde trabalha e pelo excelente relacionamento que mantém com artistas e colecionadores.

“Além de realizar o sonho de trabalharmos juntas, nossa parceria também vai inaugurar uma forma diferenciada de lidar com os artistas. Queremos investir em gente jovem e na inserção de novos nomes no circuito, que não aparecem porque nem sempre tem onde mostrar seu trabalho. Para o artista, expor é fundamental, afinal arte é para ser vista. Como também somos artistas sabemos das inquietações que os afligem”, diz a marchande Nara Reis.

Zemog – Ambienteacúmuloposiçãografocormóvel, com trabalhos recentes – 2000 a 2007: Zemog é um artista que, segundo suas próprias palavras, faz “uma pintura sem pincel ou tinta”. Usa a cor original dos objetos que recolhe: um pedaço de papel, uma fita, tampinhas de refrigerante, pregos, retratos, aros de bicicleta, bacias, espelhos ou qualquer outro objeto que se encontre com seu olhar.

O trabalho de Zemog, mineiro de São Domingos da Prata, com passagens em Belo Horizonte e Nova York, guarda um caráter experimental e multidisciplinar, desenvolve uma linguagem própria na utilização diversificada de métodos e materiais, permitindo novas experiências criativas. Darling de designers, artistas e estilistas de moda, sua casa/ateliê em Santa Teresa já foi palco também de sua arte culinária. Chef de mão cheia, abriu, no final dos anos 1990, o badalado Café 2D3D, que funcionava somente as sextas feiras, sempre lotado. Foi apenas uma das fases do multifacetado Zemog, hoje, quando sobra um tempinho, cozinha para grupos de amigos mais chegados. Além da exposição no Rio de Janeiro, a carreira do artista tem alçado vôos internacionais, talvez colhendo frutos da edição de maio e junho deste ano da revista Elle Decoration alemã, que além da capa, dedicou 10 páginas ao trabalho de Zemog.

Na exposição da galeria Amarelonegro o artista vai expor suas “Fieiras”, acumulação de cor através de tampinhas de garrafa; “Novos portraits velhos”, intervenção sobre velhos retratos anônimos pintados em óleo s/tela; “Para combinar com o sofá”, série de múltiplos construídos com a desconstrução da fita do Senhor do Bonfim; “Camisetas – T”, camisetas usadas esticadas em chassis e mumificadas com cera de abelha e própolis; “Kamasutra on”, pares de figuras costuradas com panos surrados; “Objetos do gabinete”, fotos impressas sobre tela de objetos do Gabinete de José.

Amarelonegro Arte Contemporânea, exposição de 13 de setembro a 20 de outubro, de segunda a sexta das 11h às 20h – sábado 10h às 14h. Entrada Franca. Rua Visconde de Pirajá 111 loja 6 – Ipanema – Rio de Janeiro (RJ). Zemog – Trabalhos recentes 2000-2007. Telefone: [21] 2247-3086

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira