Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2012 - 06:18

Lançamento NVIDIA CUDA torna mais rápido e fácil acelerar as pesquisas científicas com GPUs


O sistema de orientação especializada ajuda os desenvolvedores a aumentar a performance para aplicativos CUDA C/C++/Fortran.

A NVIDIA apresenta nova versão da sua plataforma de computação paralela CUDA , que torna mais fácil para biólogos, químicos, físicos, geofísicos, engenheiros e outros pesquisadores avançarem em suas simulações e em seus trabalhos computacionais utilizando GPUs (Unidades de Processamento Gráfico).

A nova plataforma de computação paralela NVIDIA® CUDA® possui três principais melhorias que tornam a programação paralela com GPUs ainda mais fácil, mais acessível e mais rápida. Essas melhorias incluem: .Analisador Visual reprojetado com análise de performance automatizada, oferecendo um caminho mais fácil para aceleração de aplicativos;

.Novo compilador, baseado na infraestrutura de compilador de código aberto LLVM amplamente utilizada, fornecendo até 10% de aumento de velocidade de aplicativo;

.Centenas de novas funções de processamento de sinal e imagem, dobrando o tamanho da biblioteca de Comandos Básicos NVIDIA (NPP).

“O compilador LLVM proporcionou quase 10% de aumento de velocidade, apenas recompilando o código de análise de risco financeiro em tempo real que eu já possuía”, disse Gilles Civario, arquiteto de software sênior do Irish Centre for High-End Computing. “Estou ansioso pelos ganhos adicionais de performance que eu posso obter fazendo maiores ajustes usando o novo lançamento da CUDA.”

Entre os novos recursos da plataforma de computação paralela CUDA – disponíveis gratuitamente no site do desenvolvedor NVIDIAem http://developer.nvidia.com/getcuda– estão: .Analisador Visual – O caminho mais fácil para a otimização de performance

O Analisador Visual facilita para os desenvolvedores de todos os níveis de experiência otimizarem seu código para o máximo em performance. Com análise automatizada de performance e um sistema de orientação especializada que fornece sugestões de otimização passo a passo, o Analisador Visual identifica os gargalos de performance de aplicativo e recomenda as medidas cabíveis, com links para os guias de otimização. Utilizando o novo Analisador Visual, os gargalos de performance são facilmente identificados e solucionados.

LLVM é uma infraestrutura de compilador de código aberto amplamente utilizada, com um design modular que facilita o acréscimo de suporte a novas linguagens de programação e arquiteturas de processador. Utilizando o novo compilador CUDA baseado em LLVM, os desenvolvedores podem obter ganhos de até 10% de performance nos aplicativos acelerados por GPU existentes com uma recompilação simples. Além disso, o design modular do LLVM permite que desenvolvedores de ferramentas de software de terceiros forneçam uma solução LLVM personalizada para arquiteturas de processador não-NVIDIA, permitindo a execução dos aplicativos CUDA em GPUs da NVIDIA e também de outros fornecedores.

Novas funções de biblioteca de processamento de sinal e imagem – Aceleração com “inclusão” de biblioteca NPP-A NVIDIA dobrou o tamanho de sua biblioteca NPP com a inclusão de centenas de novas funções de processamento de sinal e imagem. Isso permite que praticamente todos os desenvolvedores que utilizam algoritmos de processamento de sinal ou imagem aproveitem o benefício da aceleração por GPU, com a simples inclusão de chamadas de biblioteca em seu aplicativo. A biblioteca NPP atualizada pode ser utilizada para uma ampla variedade de algoritmos de processamento de sinal e imagem, desde filtragem básica a fluxos de trabalho avançados.

CUDA é uma plataforma de computação paralela e modelo de programação da NVIDIA, que permite aumentos consideráveis na performance de computação aproveitando a potência das GPUs. As GPUs NVIDIA CUDA suportam todos os modelos de programação de computação de GPU, APIs e linguagens, incluindo CUDA C/C++/Fortran, OpenCL e DirectCompute. Mais de 480 universidades e instituições do mundo todo possuem o ensino do modelo de programação CUDA em seu currículo. Além disso, a plataforma de programação paralela CUDA foi baixada mais de 1,2 milhão de vezes até hoje.[www.nvidia.com/cuda].

Perfil-A NVIDIA (NASDAQ: NVDA) despertou o mundo para o poder da computação visual quando, em 1999, criou uma unidade dedicada exclusivamente ao processamento gráfico, a GPU. Desde então, vem desenvolvendo soluções que visam a potencializar a experiência multimídia de usuários de dispositivos móveis, notebooks e PCs. Reconhecida no mercado pelo maciço investimento em inovação, que culminou no lançamento do primeiro kit 3D para PC, a NVIDIA possui soluções voltadas tanto para usuários domésticos, quanto para profissionais. Os processadores GeForce®, por exemplo, são amplamente difundidos no mundo dos games, enquanto os processadores Quadro® são adotados por empresas que demandam extrema precisão gráfica em seus projetos. Fundada em 1993 e com sede na Califórnia, a empresa detém mais de 2.100 patentes nos EUA. Com receita de US$ 3,54 bilhões no ano fiscal 2010/11, a NVIDIA conta com 6.800 profissionais e mantém operações em mais de 20 países, incluindo o Brasil. [www.nvidia.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira