Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2012 - 06:29

Hérnia de disco provoca problemas sistêmicos

Câimbras e até disfunções intestinais estão entre os sintomas.

Com dor constante ou intermitente, a hérnia de disco atinge 5,4 milhões de brasileiros, segundo pesquisa do IBGE. Causada por um único traumatismo ou por lesões subsequentes, provoca uma dor incapacitante, confundida inúmeras vezes até por especialistas como sendo dores musculares. Além de prejudicar o funcionamento da coluna, a hérnia afeta o metabolismo, assim como as funções de diversos órgãos, o que acarreta em problemas sistêmicos para o paciente.

A hérnia de disco é a consequência de uma disfunção mecânica, provocada, na maioria dos casos por posturas inadequadas. “Ao curvar a coluna, o disco intervertebral é comprimido provisoriamente; quando a postura fica ereta novamente, esse disco é descomprimido. Conforme forem adotadas posturas inadequadas, principalmente as inclinadas à frente, os músculos enrijecem e a compressão provisória sobre a coluna começa a ser constante, já que os músculos não conseguem mais relaxar na postura ereta”, - explica o quiropraxista e diretor da Casa da Coluna, Lucas Rech. Como resultado, a coluna sofre um pinçamento em algum nervo, que não consegue se recuperar completamente, já que o cérebro não recebe a informação do dano e a parte da célula que foi lesionada não consegue receber a quantidade de hormônios e processos químicos necessários para o reparo completo, em virtude da interrupção da comunicação nervosa.

Um sintoma comum da hérnia são as câimbras, causadas pela compressão do nervo ciático. Com o nervo pinçado, o músculo não consegue se recuperar totalmente, o que justifica o cansaço, as câimbras e varizes nas pernas e pés. Nos casos de hérnia discal lombar a irradiação que é sentida nas pernas também vai para o intestino. Entretanto, nem sempre o problema fica evidente já que se trata de um nervo autônomo não sensitivo e não motor, ou seja, que dão movimento e sensibilidade as pernas. Os mesmos nervos que inervam as pernas também inervam o estômago, intestino e os órgãos sexuais, o que leva a disfunções também nesses órgãos. “Quando há pinçamento dos nervos que emergem da coluna lombar, também são comuns os sintomas nevrálgicos nas pernas”, - comenta o especialista.

O tratamento que atualmente tem trazido resultados imediatos e duradouros é a Quiropraxia, capaz de devolver a movimentação normal da coluna e articulações adjacentes para retirar a sobrecarga mecânica sobre os nervos e tratar a causa do problema. “A Quiropraxia é bem sucedida em 57% dos casos cirúrgicos (lombociatalgia) e em 100% dos casos não cirúrgicos (lombalgia e síndrome do piriforme). Nos casos de obesidade mórbida esse índice cai significativamente”, - explica Lucas Rech. | www.casadacoluna.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira