Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2012 - 06:41

Dia Nacional da Mamografia terá campanha especial da Femama

A ação visa chamar a atenção das mulheres de todo o país sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama pretende marcar o Dia Nacional da Mamografia, que acontece em 5 de fevereiro, com o lançamento de uma nova campanha, criada novamente em parceria com a G2 Brasil. A ação, que pretende dar continuidade à campanha “Faça por Mim”, criada no Outubro Rosa 2011, visa chamar a atenção das mulheres de todo o país, ressaltando a importância do diagnóstico precoce da doença.

Campanha – A campanha será divulgada junto a todas as associadas da FEMAMA via e-mail marketing, tendo ainda divulgação de conteúdo e anúncios através das redes sociais, como Facebook (por meio de imagem que pode ser utilizada na capa da Linha do tempo) e via hotsite (www.mamografiapormim.com.br). Também serão disponibilizados banners para os portais de Comunicação. Os interessados podem entrar em contato com a equipe FEMAMA ([email protected]).

Mamografia - A mamografia deve ser realizada anualmente por mulheres acima dos 40 anos de idade ou segundo recomendação médica, de acordo com o risco da paciente. O exame é importante por mostrar lesões em fase inicial, medindo poucos milímetros. Vale lembrar que o acesso à mamografia é gratuito pelo SUS, sendo um direito de toda mulher brasileira acima dos 40 anos, assegurado pela Lei Federal 11.664, desde 2009. E, como curiosidade, vale dizer que o Dia Nacional da Mamografia foi criado em 2009 e a data foi escolhida por ser o dia de Santa Ágata, protetora das mamas e padroeira dos mastologistas.

Por que tantas mulheres nunca fizeram a mamografia? Conforme esclarece a presidente da FEMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi, mesmo tendo a indicação, muitas mulheres não realizam o exame anual, por enfrentarem barreiras psicológicas. Uma deles, e que muito aflige as mulheres, independente da faixa etária, é o medo. “A mulher tem medo de fazer o exame e encontrar um nódulo, e isso pode significar descobrir a doença, lidar com o medo de perder o cabelo, a mama, a vaidade e a feminilidade. E as casadas temem até perder o marido, pois acham que vão ficar feias e acabar sozinhas. Fora isso, tem a preocupação com a morte. Como ficarão seus filhos e parentes caso isso ocorra?”, argumenta. “Sendo que o exame de mamografia é indolor e, se a doença for descoberta no início, as chances de preservar a mama são grandes, assim como a possibilidade de cura, que aumenta para até 95%”, esclarece.

Pesquisa - Uma pesquisa encomendada pela FEMAMA para o Instituto Datafolha comprova essa alegação. Entre as razões para não realizar a mamografia estava a falta de indicação do médico, o fato de assumir um descuido com a própria saúde e a dificuldade em marcar consultas. “Mas entre o rol de pretextos estava também a falta de tempo ou de sintomas. E, claro, o medo de descobrir a doença ou de fazer o exame”, enfatiza Maria Caleffi. “Sendo que é esse medo que faz com que a mulher esqueça de si mesma”, ressalta.

Números da doença - É importante ressaltar que 45,3% dos casos de câncer de mama são descobertos quando a doença já está muito avançada. Em contrapartida, a doença tem até 95% de cura se descoberta em estágios inicias. No Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que sejam diagnosticados 52 mil novos casos somente de câncer de mama no decorrer deste ano.

Perfil da FEMAMA – É uma associação civil, sem fins lucrativos, que busca reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama no Brasil. Está presente em 16 estados brasileiros e no Distrito Federal, por meio de 53 entidades associadas, atuando na articulação de uma agenda nacional única para influenciar a formulação de políticas públicas de atenção à saúde da mama.

Portanto, participe desta ação, enviando uma mensagem para as mulheres que você ama pelo hotsite ou ajudando a divulgar a campanha pelas redes sociais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira