Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2012 - 06:55

Cuidados com as próteses mamárias

Prisão do dono da empresa francesa levanta questão dos cuidados com as próteses.

A prisão do proprietário da empresa Poly Implant Prothese (PIP), Jean-Claude Mas, chama atenção dos consumidores para os cuidados que as próteses mamárias necessitam. Uma das abordagens pouco conhecidas é sobre a esterilização do produto, que como qualquer outro utensílio médico, precisa estar dentro dos padrões de qualidade determinados por órgãos nacionais e internacionais, e dentre os quesitos, a higiene é um dos mais importantes.

As infecções pós-operatórias em decorrência de próteses mamária indevidamente higienizadas são mais comuns do que se pensa. O cuidado com a higiene dos materiais que são usados durante a cirurgia, assim como a assepsia dos médicos e utensílios que colaboram para o procedimento são medidas fundamentais para garantir o êxito da operação. Na cirurgia para colocação de próteses de silicone, o zelo é o mesmo, ainda mais quando se tratam de produtos que estão sendo reaproveitados, ou seja, já foram utilizados e reesterilizados. Nesses casos a contaminação não se dá somente pelo instrumental ou pelos próprios implantes, mas sim pela limpeza incorreta dos medidores reutilizáveis. “O aspecto mais importante é a prevenção. Ter uma empresa séria que faça um serviço de esterilização dos utensílios médicos com excelência também colabora para evitar as infecções hospitalares. Se não estiverem devidamente esterilizadas, as próteses podem servir de disseminadoras da infecção.”, salienta Diego Pinto, gerente da empresa Bioxxi, especializada em reaproveitamento de produtos hospitalares.

Na empresa Silimed, maior fabricante de próteses de silicone da América Latina e a terceira maior do mundo, o zelo com a assepsia dos produtos é uma das prioridades da marca. “Qualquer material que seja implantado no ser humano precisa ser esterilizado com eficácia. As próteses da empresa são esterilizadas segundo as normas nacionais e internacionais vigentes. Através de um procedimento validado, o paciente pode esperar um implante seguro e que não haverá nenhum efeito adverso desconhecido. Será um implante biocompatível, que atenderá toda a segurança necessária para ter um dispositivo implantado”, - assegura Ana Cristina Soares Taveira, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Controle de Qualidade da Silimed.

Na empresa Bioxxi, os produtos passam por diversas etapas até ficarem completamente estéreis. Assim que chegam são identificados e logo seguem para os processos de lavagem, secagem e embalagem. Depois de embalados, eles passam por um processo de esterilização com óxido de etileno. A cada ciclo do processo é emitido um laudo de liberação pelo Controle de Qualidade, o que atesta a segurança e a esterilidade dos produtos. Todas essas fases duram em torno de quatro dias. | www.bioxxi.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira