Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2012 - 07:29

Confiança do empresário do comércio capixaba cai 1,7%, mas expectativas são otimistas

Apesar da retração em janeiro, as expectativas dos empresários estão favoráveis, sinalizando que o volume de vendas no comércio deverá ser favorável em 2012, aponta Fecomércio/ES.

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio da Grande Vitóra (ICEC) caiu 1,7% em janeiro, na comparação com dezembro de 2011, ficando em 123,9 pontos. O resultado, divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio/ES), indica que mesmo com a queda, as expectativas dos empresários estão favoráveis, sinalizando que o volume de vendas no comércio deverá ser favorável em 2012.

“A manutenção das condições favoráveis da economia doméstica, com a redução pontual da inflação, as medidas de incentivo ao consumo e a sustentação de uma taxa de câmbio apreciada proporcionaram a elevação do otimismo dos empresários com o cenário econômico atual”, relata o presidente da Fecomércio/ES, José Lino Sepulcri.

O índice que mede as condições atuais dentre os três que compõem o ICEC apresentou elevação em janeiro de 3,5%. O resultado, segundo a pesquisa, foi influenciado pela alta de 8,6% na percepção das condições atuais da economia, bem como a do próprio setor varejista, com alta de 2,5%.

Já o índice que avalia as expectativas dos comerciantes registrou acréscimo de 2,9% em janeiro, influenciado pelo aumento das expectativas em relação ao setor varejista 8,1%, e em relação à economia brasileira (3,5%).

Queda na intenção de contratar- O último índice do ICEC, que mede os investimentos do empresário do comércio, foi o único que apresentou recuo em janeiro (-12,3%). A expectativa de contratação recuou 15,8%, dado que em dezembro o empresário já havia realizado as contratações temporárias, das quais nem todas se transformaram em vagas efetivas em 2012. O nível de investimento da empresa também caiu 7,5%, com 121,8 pontos, acima dos 100 pontos, considerado nível satisfatório de investimento.

.[Fonte: Pesquisa do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) (CNC-Fecomércio/ES), apurada mensalmente junto à 175 empresas comerciais na Grande Vitória].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira