Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/02/2012 - 07:29

Cresce procura por educação executiva

Dicas para contratar adequadamente.

O quadro se repete nas mais variadas áreas profissionais do país: são muitas vagas para poucos profissionais qualificados, isso ocorre principalmente nas áreas executivas, e o reflexo deste fato é o custo cada vez maior de mão de obra e dificuldade de contratação. Uma alternativa que as grandes empresas estão encontrando é a busca de treinamento e desenvolvimento para os profissionais já contratados e políticas de retenção, fazendo com que este mercado de empresas especializadas em treinamentos corporativos esteja em forte crescimento.

É o caso da Innovia Training & Consulting. "Apenas em 2011 tivemos um crescimento de 225% em nosso faturamento, acompanhando o crescimento do número de empresas que nos procuram para treinar seus colaboradores. Outro dado interessante é que 95% dessa procura foi realizado por grandes empresas, que são as que criam as tendências de mercado, assim a expectativa é que para 2012 o crescimento seja ainda maior", explica o diretor executivo da Innovia, Ricardo Barbosa.

Grande parte das empresas que buscaram treinamentos querem complementar o conteúdos dos colaboradores em relação à liderança. "Os profissionais se formam no curso superior e obtêm conteúdo técnico, porém a 'bagagem básica' que as empresas estão buscando inclui também experiência do profissional, capacidade de decisão e utilização na prática do conteúdo técnico",explica Ricardo Barbosa.

Para que as empresas saibam como implantar um treinamento de maneira correta, veja algumas dicas elaboradas pelo diretor executivo da Innovia:

1. O primeiro passo para empresa é realizar uma avaliação interna sobre buais são as reais necessidades, evitando treinamentos que não reflitam em resultados;

2. Outro ponto fundamental é um levantamento dos perfis dos colaboradores para definir os quais devem ser direcionados para um treinamento;

3. Existem diversas ofertas de cursos e treinamentos no mercado, assim, antes de definir qual deseja, faça uma pesquisa de mercado para saber se a empresa que contratará está realmente capacitada;

4. Pontos que devem ser levados em conta são tempo de mercado, referências de clientes, experiência profissional dos instrutores e conteúdo programático;

5. Direcione os cursos que serão realizados às reais aptidões e ambições dos colaboradores;

6. Busque empresas bem localizadas e com fácil acesso à transporte, o deslocamento é um dos principais motivos para desistência e para fraco aproveitamento;

7. Regras claras são fundamentais, tenha tempo mínimo de participação e avaliação de desempenho, evite que seu colaborador não aproveite o curso adequadamente;

8. Uma ótima alternativa são treinamentos in Company, onde se capacita um número maior de colaboradores, com menor custo. Outra vantagem é que se foca nas necessidades organizacionais das empresas;

9. Treinamentos devem ser constantes. Com a velocidade das informações e mudanças rápidas, para ter um profissional realmente capacitado, é fundamental que esse passe por constantes reciclagens.

Perfil da Innovia Training & Consulting - Conhecimento e informações de qualidade são fundamentais no competitivo mundo dos negócios, e é isso que a Innovia Training & Consulting oferece. A empresa já atua há sete anos nas áreas de gerenciamento e integração de programas de educação executiva e consultoria empresarial, possibilitando uma gestão eficaz, justa e competitiva no mercado de trabalho.

A Innovia tem como produtos cursos abertos, cursos in-company, palestras e seminários, E-learning-EAD e consultoria para empresas. A principal preocupação é oferecer produtos e programas de educação executiva que gerem resultados, afinal, tão importante quanto aprender é colocar em prática.

Perfil de Ricardo M. Barbosa - Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting, além de Engenheiro de Produção formado pela Universidade Paulista - UNIP, pós-graduado em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini da Universidade de São Paulo – USP, especialista em Project Management pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP e possui o certificado pelo PMI (Project Management Institute) como PMP (Project Management Professional), Professor de programas de pós-graduação em conceituadas instituições de ensino, Consultor em Gestão de Projetos há 15 anos e já atuou como executivo em grandes empresas como Ernst & Young Consulting; Wurth do Brasil; Unibanco; Daimler Chrysler.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira