Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/02/2012 - 09:27

Empreendimentos do Programa Usinas do Trabalho registram faturamento superior a R$ 3,2 milhões em 2011

Programa beneficiou 1859 mulheres em 19 estados do País. Na região Sul, 128 assessoradas geraram renda por meio do empreendedorismo.

.Criado pelo Instituto Consulado da Mulher em 2007, o Programa Usinas do Trabalho tem como objetivo principal fortalecer a atuação de instituições sociais que trabalham com o incentivo à geração de renda por meio de pequenos empreendimentos em todo o Brasil.

.Hoje, o Programa tem 60 parceiros institucionais, em 19 estados, que assessoram 109 empreendimentos, nas áreas de alimentação, artesanato, costura e imagem pessoal, e beneficiam diretamente 2140 mulheres, das quais 1859 já geram renda. O total é quase 55% maior do que a meta estipulada para o ano e 112% maior do que o de 2010.

.Considerando filhos e outros dependentes econômicos da renda gerada pela mulher empreendedora, são 5825 pessoas favorecidas em todo o país.

.Em 2011, 128 assessoradas da região Sul geraram renda por meio do Programa Usinas do Trabalho e outras 118 por meio do Programa Mulher Empreendedora, também do Consulado da Mulher.

.A assessoria que permite o desenvolvimento do empreendimento, e que muitas vezes o leva à formalização, é feita com base em metodologia desenvolvida pelo Consulado da Mulher e reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e KPMG, como tecnologia social efetiva, que tem resultados comprovados e é replicável.

.Por meio desta metodologia, participantes e parceiros conseguem acompanhar e avaliar o desenvolvimento do empreendimento a partir de quesitos como: gestão financeira, gestão ambiental, relações de trabalho, princípios de autogestão e responsabilidade ambiental.

. Em 2011, as condições de trabalho e responsabilidade ambiental destes empreendimentos populares contemplados pelo Programa Usinas tiveram uma melhora de 10% em relação a 2010.

.Além da assessoria, os projetos escolhidos para integrarem o Programa também recebem eletrodomésticos da marca Consul como ferramenta de trabalho, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva dos empreendimentos e, consequentemente, o potencial de geração de renda.

.A avaliação dos empreendimentos que são contemplados pelo Programa baseia-se em critérios como o grau de vulnerabilidade social dos empreendimentos, capacidade de assessoria da instituição proponente e orçamento disponível.

.A marca Consul investiu no Consulado da Mulher em 2011 R$ 3,6 milhões.

Funcionamento do programa: Os projetos inscritos por meio de editais são avaliados com base em critérios específicos como: número de mulheres beneficiadas pela iniciativa, utilização do eletrodoméstico pleiteado diretamente como meio de produção, idoneidade e confiabilidade da entidade proponente. Também são objetos de avaliação o perfil sócio econômico, a renda per capta familiar e a escolaridade dos integrantes do empreendimento.

.Para participar do Programa, os empreendimentos precisam contar com o suporte de uma instituição social sem fins lucrativos e que tenha foco em geração de renda, responsável pela assessoria presencial e pelo acompanhamento de seu desempenho de acordo com a metodologia desenvolvida pelo Consulado da Mulher. As entidades proponentes são avaliadas de acordo com seu histórico de atuação com a comunidade e potencial de geração de renda do projeto.

. Em 2012 não serão abertos editais já que o objetivo para esse ano é trabalhar na melhoria dos empreendimentos populares contemplados no Programa. [ www.consuladodamulher.org.br].

Consulado da Mulher-O Instituto Consulado da Mulher é uma ação social da marca Consul que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade. O objetivo é que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias.

O Consulado da Mulher conta com uma metodologia própria de assessoria a empreendimentos populares, reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, Unesco e KPMG como uma tecnologia social, replicável, eficaz e que entrega os resultados aos quais se propõe.

Presente em 20 Estados do País, o Consulado da Mulher assessora 169 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 2688 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 30 mil pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira